- Por Nágela Gaia/Redação da Central do Timão
Goleiro das invasões e de 77 e ídolo da Fiel Torcida, Tobias teve suas mãos eternizadas na Calçada da Fama do Parque São Jorge
Revelado pelo Noroeste, José Benedito Tobias, o Tobias, chegou ao Corinthians em 1975, após se destacar no Guarani, de Campinas. Sua estreia ocorreu na vitória por 3×0 contra o Moto Club, do Maranhão, em 5 de outubro de 1975, pelo Campeonato Brasileiro.
Iniciando o jogo no banco de reservas, Tobias entrou no decorrer daquela partida no lugar de Sérgio, na equipe que contava com nomes como Zé Maria, Wladimir e Geraldão, autor de dois gols naquele dia – Tião marcou o outro tento alvinegro.
Foi consagrado como herói no famoso duelo entre Fluminense e Corinthians, válido pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976. No jogo da chamada “Invasão Corinthiana” ao Maracanã, Tobias pegou dois pênaltis, após empate no tempo regulamentar e o Corinthians se classificou para a final daquele nacional.
Menos de um ano depois, em 13 de outubro de 1977, Tobias era um dos jogadores que venceu a Ponte Preta na final do Campeonato Paulista, conquista que pôs fim ao jejum de títulos corinthianos nesta competição.
Corinthiano assumido e querido pela Fiel, as mãos de Tobias estão eternizadas na “Calçada da Fama” no Memorial do Corinthians no Parque São Jorge. Também faz parte dos 111 jogadores mais importantes da história do Corinthians, sendo representado por uma estrela na “Calçada da Fiel”, inaugurada no dia 1º de setembro de 2021, na Neo Química Arena, por ocasião dos 111 anos do Clube.
Ao todo, o goleiro atuou pelo Timão em 125 partidas, com 68 vitórias, 28 empates e 29 derrotas e sofreu 95 gols.