- Por Tatiane Vidal / Redação da Central do Timão
O Super Zé, lateral-direito do Corinthians e da Seleção Brasileira, balançava as redes no dia 10 de junho de 1982, contra o Suzano em amistoso que terminou em 1×0, fora de casa. Era seu último gol com a camisa do Timão.
Nascido em 18 de maio de 1949, José Maria Rodrigues Alves, mais conhecido como Zé Maria, chegou ao Clube do Parque São Jorge em 1970. Pelo clube, tornou-se ídolo pela sua raça e vigor físico. Disputou a Copa do Mundo de 1974 e, por lesão, foi cortado do Mundial de 1978.
Conhecido também como Super Zé, apelido dado pela torcida corinthiana, atuou com a camisa alvinegra por 13 anos, sendo um dos jogadores com mais jogos pelo Alvinegro. Ao todo o ídolo participou de 598 jogos e marcou 17 gols.
Foi do pés do Super Zé que saiu um dos gols mais memoráveis da história alvinegra, marcado por Basílio, na quebra do jejum de 23 anos sem o título Paulista. Após cobrança de falta, o cruzamento do camisa 2, Basílio desvia a bola para área, Vaguinho ficou livre, ao acertar o travessão a bola sobra para Wladimir que cabeceou em cima do defensor da Ponte Preta, que por fim cai nos pés de Basílio para estufar as redes.
Zé Maria foi tetracampeão Paulista, tendo conquistado o título nos anos de 1977, 1979, 1982 e 1983.
Leia mais:
Araos x Vital – Sylvinho explica escolha por chileno contra o Atlético-GO
Atualizado – Confira as movimentações do Corinthians no mercado da bola
Corinthians fará apenas 36 jogos em 178 dias até o fim da temporada; confira