Guarani tinha Neto e Evair; mas Corinthians de Viola, Ronaldo e Wilson Mano levou a melhor na decisão do Campeonato Paulista
No dia 31 de julho de 1988, o Corinthians visitou o Guarani no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, para o segundo confronto da final do Campeonato Paulista. A primeira partida, em São Paulo, havia terminado em 1×1. Logo, o Timão precisava de uma vitória simples para levar o título.
Porém, não foi nada fácil para marcar o ‘gol salvador’ do jogo. Mesmo com um a mais para o Timão desde o 1º minuto de jogo, os 90 minutos regulamentares terminaram com o empate por 0x0, levando a partida para a programação. Já no início do primeiro tempo extra, Wilson Mano chutou torto, a bola correu a área e o jovem Viola deu um carrinho para anotar o seu primeiro gol com a camisa alvinegra.
Vale ressaltar que Viola tinha apenas 19 anos e estreou profissionalmente dois jogos antes dessa segunda final, contra o Palmeiras. O atacante construiu uma brilhante trajetória no Timão, com 283 jogos e 105 gols, de 1988 a 1995.
Após o gol, o Guarani não conseguiu reagir. Paulinho Carioca até foi expulso, igualando em dez a dez. No fim, o Corinthians ficou com o título do Paulista.
Ficha técnica do jogo:
Guarani 0x1 Corinthians
31 de julho de 1998
Brinco de Ouro – Campinas/SP
Campeonato Paulista – Final Volta
Árbitro: Arnaldo César Coelho
Público: 49.604 pagantes
Guarani: Sérgio Néri, Marquinhos, Vágner Bacharel, Ricardo Rocha, Albéris, Paulo Isidoro, Barbiéri (Mário), Marco Antônio Boiadeiro, Neto (Careca), Evair e João Paulo. Técnico: José Luís Carbone.
Corinthians: Ronaldo, Édson, Marcelo, Denílson, Dida, Biro-Biro, João Paulo, Márcio (Paulinho Gaúcho), Viola, Éverton (Wilson Mano) e Paulinho Carioca. Técnico: Jair Pereira.
Gols: Viola (95′).
Expulsões: Paulo Isidoro (1′) e Paulinho Carioca (111′).
Leia mais:
+ Horário e local: Corinthians já pensa no confronto contra o Mirassol
+ Análise e melhores momentos – veja tudo o que o Corinthians fez contra o RB Bragantino
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão