Ponta-direita extremamente habilidoso e veloz, Filó brilhou no futebol do Brasil e da Itália e foi o primeiro brasileiro a conquistar uma Copa do Mundo
Amphilóquio Guarisi Marques, mais conhecido como Filó, nascia em 26 de dezembro de 1905, em São Paulo, cidade onde morreu em 1974 após marcar a história do Corinthians e do futebol mundial.
O fato mais notável, ainda que pouco lembrado na história do futebol pela imprensa brasileira com memória seletiva, é o de que o ponta-direita Filó – ou Guarisi, como ficou conhecido na Itália – , ídolo corinthiano, foi o primeiro futebolista brasileiro a se tornar campeão do mundo. Isso aconteceu em 1934, na Itália, com Filó vestindo a camisa da Azzurra após se destacar na Lazio.
Antes de chegar ao time romano em 1931 para formar a inesquecível “Brasilazio” comandada por outro ídolo corinthiano, Amílcar Barbuy, e que contava ainda com os alvinegros De Maria, Del Debbio e Rato – só lendas! – Guarisi, ou Filó, marcou época no Timão vencendo dois dos três títulos paulistas de 29-30.
Com tal desempenho, era esperado que Filó fosse convocado já para a primeira Copa do Mundo, em 1930, para vestir a camisa da Seleção Brasileira que já havia colocado em partidas amistosas. Infelizmente, disputas políticas entre São Paulo e Rio de Janeiro – que ainda durariam décadas… – fez com que só jogadores do Rio fossem à Copa. Craques como Friedenreich e Feitiço foram deixados de fora como ocorreu com o nosso craque.
Depois de seis anos na Itália, Filó voltou ao Corinthians e completou a trinca de títulos com a conquista do Campeonato Paulista de 1937. Ainda passou por Palestra Itália antes de se aposentar em 1940.
Com um tricampeonato paulista vestindo a camisa do Timão, é de Filó a honra de ser o primeiro brasileiro campeão do mundo. Pelo Corinthians fez 41 gols em 72 jogos.
Por Anthonio Delbon