O departamento de análise de mercado foi criado no Corinthians há cerca de um ano, e é gerenciado por Renan Bloise. Essa vem sendo a aposta do Timão nesta janela de transferências, onde o orçamento é impactado pela crise financeira.
São quatro funcionários que integram o “scout”: Renan Bloise, Lucas Parreto, Thiago Santos e Felipe Acosta. Como citado, o primeiro é o gerente do departamento, ou seja, os outros três respondem a Bloise. O quarteto é responsável por analisar todos os jogadores que chegam no Parque São Jorge, seja fisicamente, tecnicamente e até de maneira comportamental.
“É importantíssimo ver a parte social também, não só o desempenho dentro do campo, essa parte da análise extracampo também é fundamental. Buscamos entender como é o dia a dia do atleta, a postura nos treinamentos, não apenas como ele é no jogo“, explicou Renan Bloise, em entrevista ao GE.
“Como é a base familiar e o entorno dele? Como é a relação dele com os agentes? Isso tudo é importante para o nosso trabalho, que é tentar diminuir a porcentagem de erro ao máximo. Não existe o erro zero. A gente sempre vai estar correndo risco. Mas o trabalho do departamento é esse, mapear todos os aspectos: técnicos, táticos, físicos, psicológicos e sociais“, complementou.
Como citado, o departamento existe há aproximadamente um ano e, agora, possui um seção própria no CT Dr. Joaquim Grava. “Nós fizemos melhorias. Na parte da estrutura, hoje a gente tem uma sala exclusiva e em breve queremos criar uma outra sala para ter uma privacidade maior para receber pessoas, fazer reuniões… Em termos de pessoas, inicialmente éramos apenas dois, e agora já somos em quatro profissionais.“, disse Renan.
“O objetivo agora é seguir crescendo. Queremos avançar na parte de dados também, com o intuito de ter uma analista de dados para trabalhar especificamente com isso. Hoje nós mesmos fazemos isso. Isso agrega muito na nossa área e em outras partes do departamento de futebol. Também estamos adquirindo novas plataformas tecnológicas para ajudar no nosso trabalho.“, completou.
O trabalho do departamento possui divisões, com Renan gerenciando todos e fazendo a ponte entre Fabinho Soldado e empresários. O primeiro contato do clube com empresários e jogadores, inclusive, é feito pelo chefe do departamento, que depois abre espaço para o executivo dar andamento nas tratativas.
“Eu sigo acompanhando, vendo os jogos, analisando. Lógico que não da mesma forma que eles, mas eu não abandono essa parte. Mas fico muito mais com a parte da gestão do departamento, de fazer a integração com o Fabinho, de estar sempre alinhado com ele, com a comissão técnica, estar conversando com o Dorival, com o estafe todo sobre as nossas ideias, e já ir alinhando o que a gente pensa no curto, médio e longo prazo.
“A gente mantém conversas periódicas, né? Está todo dia aqui junto, sempre trocando ideias, sempre acompanhando, procurando entender a avaliação de elenco, o que pensa de futuro, de mercado, o que a gente acredita ter de carências, e acompanhamento também dentro do que a gente tem na base, atletas que a gente pode aproveitar, tudo isso.“
A janela de transferências abre no dia 10 de julho e o Corinthians tenta contratar jogadores neste período. O departamento de scout busca jogadores que não necessitem de valor para transferência, diferente da negociação com Biel, do Sporting-POR, que foi encerrada por conta deste detalhe.
Veja mais:
Corinthians celebra marca de 80 mil biometrias faciais cadastradas no programa Fiel Torcedor
Corinthians Sub-17 x Internacional: onde assistir, desfalques, escalações, arbitragem
Saiba desde quando o Corinthians não vencia três partidas seguidas na Liga Nacional de Futsal
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados