Na tarde desta sexta-feira, 12, a principal torcida organizada do Corinthians, Gaviões da Fiel, esteve no Parque São Jorge e entregou ao presidente do Conselho Deliberativo Romeu Tuma Jr. uma proposta de alteração estatutária para conceder ao Fiel Torcedor o direito de voto nas eleições do clube.
A medida apresentada visa à alteração no estatuto do clube, a fim de conceder ao sócio torcedor o direito de participar da escolha do presidente do Corinthians. Atualmente, a eleição para o cargo é decidida somente por aqueles que são sócios do clube, com pelo menos cinco anos de contribuição. No último processo eleitoral, realizado em novembro de 2023, 4.184 sócios exerceram o direito ao voto e elegeram Augusto Melo para presidente.
Além de toda a diretoria dos Gaviões e Romeu Tuma Jr., estiveram presentes na reunião o diretor jurídico do clube Leonardo Pantaleão e Maurício Felberg, diretor de esportes radicais. No encontro, o presidente do Conselho assegurou que a proposta será enviada à Comissão de Reforma Estatutária, presidida por Antônio Goulart, que avaliará a inclusão da medida.
Por sua vez, a proposta será colocada no projeto de reforma do estatuto e será submetida à votação pela assembleia geral, prevista para acontecer ainda em 2024. Ao canal oficial da Gaviões da Fiel no YouTube, o presidente Ale explicou o objetivo da proposta.
“Acho que além da democratização para a escolha do presidente, nosso objetivo também é uma ajuda financeira ao clube, onde uma porcentagem muito grande vai, sim, com ajuda no social do clube. Fizemos vários estudos em vários clubes do mundo afora, onde mostram claramente que dá uma alavancada financeira, né, automaticamente ajuda os clubes também em vários sentidos, acho que isso tem que ser implementado no Corinthians também”, iniciou Ale.
“Além de tudo, acho que a importância do corinthiano em geral ter acesso a esse voto, o corinthiano do sol e da chuva, acho que chegou o nosso momento, e o mais importante também para os associados do clube, a nossa intenção não é encher o clube, a gente quer sim escolher o nosso presidente, talvez de fora para dentro também tenha essa oportunidade.”
“Chegou o momento que a gente está com as portas abertas para ajudar o clube financeiramente e de contraponto o direito de voltar a escolher o nosso presidente. A gente está no caminho certo e temos tudo para a gente conseguir esse êxito aí” , concluiu o presidente da organizada.
O presidente do Conselho Deliberativo também falou sobre a proposta ao canal oficial dos Gaviões.
“É um momento muito importante na história do Corinthians. Pela primeira vez, nós damos a oportunidade aos associados e também para as torcidas organizadas de apresentar propostas às alterações estatutárias“, iniciou Tuma Jr.
“Eu acho que é um debate que tem sido feito há um tempo, mas fora do adequado, que é dentro do Corinthians, dentro do Conselho e numa Assembleia Geral dos Associados. Essa discussão sempre é feita na mídia, de uma forma distorcida, sem esclarecimentos, sem que os votos saibam exatamente do que se trata, sem que a própria torcida possa se manifestar de uma forma coerente, correta, aberta”, completou.
“Dentro do Corinthians, isso muitas vezes é discutido de uma forma distorcida. E as pessoas não sabem da nossa história. Então, assim, é muito importante, é uma coisa inédita e a gente vai levar isso para a discussão dentro e fora do quadro. É importante a participação de vocês. Agora nós vamos levar essa proposta para a Comissão, para poder acolher, apresentar no pré-projeto de votação e o Conselho vai deliberar e depois a Assembleia Geral.”
Por fim, Romeu Tuma Jr. projetou que a votação para apreciar as propostas de alteração do estatuto do clube aconteça ainda este ano.
“Nosso prazo para chegar no Conselho, para a deliberação, era agosto. Talvez a gente atrase um pouco, porque nós tivemos várias problemas aí que o Conselho está tendo que se debruçar, mas a Comissão está trabalhando. A gente quer, se Deus quiser, fazer isso acontecer este ano” , concluiu.
Veja a nota oficial da Gaviões da Fiel na íntegra:
“Gaviões entrega proposta do Fiel Torcedor com direito ao voto ao presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians
Na tarde desta sexta-feira (12), a diretoria do Gaviões esteve presente no Parque São Jorge para entregar a proposta de alteração no Estatuto do clube, que visa conceder ao Fiel Torcedor o direito de votar na escolha do futuro presidente do Corinthians.
Estavam presentes no encontro o Dr. Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo; Leonardo Pantaleão, diretor jurídico; e Mauricio Felberg, diretor dos esportes radicais.
Romeu Tuma garantiu que a proposta será encaminhada à Comissão de Reforma Estatutária, presidida pelo Dr. Antônio Goulart, que avaliará a inclusão do projeto entregue hoje pela Fiel Torcida. A proposta será incorporada ao projeto de reforma do Estatuto e será submetida à votação. A previsão é que essa agenda ocorra ainda em 2024.
Confira o depoimento do Ale, presidente do Gaviões, seguido pela fala de Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians.”
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Corinthians acerta pagamento dos direitos de imagem do elenco referente ao mês de junho
Atacante do Corinthians marca em goleada de dois dígitos da Seleção Brasileira Masculina Sub-17
Novo goleiro do Corinthians explica por que gosta de cobranças de pênalti
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Direito a voto pra essa Corja?, da quadrilha da R&T?, falem pra esses vagabundos pagarem o q devem ao clube, pelos prejuízos q Jaú causaram, por sinalizadores, cantos homofóbicos, pichações e depredações e até furto dentro das dependências do clube.