Em reunião com os 16 clubes que participam do Campeonato Paulista Série A-1 2020, a Federação Paulista de Futebol decidiu que vai manter a realização do torneio, e com todos os clubes de acordo, anulou o regulamento antigo e sua tabela.
O Paulistão Feminino tinha seu começo marcado para 12 de abril e término previsto para agosto. Mas, em decorrência da suspensão de todos os campeonatos, pela pandemia do novo coronavírus, nenhuma partida foi realizada até esta data.
O regulamento anterior previa uma disputa de todos contra todos, com jogos de mata-mata (ida e volta) das quartas até a final. Como não se sabe ainda quando o futebol pode voltar, não há nenhum consenso sobre o novo formato. Uma nova reunião será marcada no futuro, onde novo formato será definido.
Representando o Corinthians, participaram da videoconferência o treinador Arthur Elias, Cristiane Gambaré, Diretora de Futebol Feminino do Corinthians e Larissa Confalonieri Paladino, administrativa do Corinthians.
Veja a nota da Federação Paulista na íntegra:
“A Federação Paulista de Futebol e os Clubes do Paulistão Feminino – 2020, em reunião virtual realizada nesta quarta-feira, 22 de abril de 2020, por unanimidade, chegaram às seguintes decisões, em decorrência da pandemia do COVID-19:
– Em respeito aos torcedores, aos parceiros comerciais e de mídia, o Paulistão Feminino 2020 será realizado neste ano, de acordo com os prazos e protocolos preconizados pelas autoridades de saúde. Diante da suspensão da competição antes de seu início, todas as decisões que haviam sido tomadas no Conselho Técnico, em 20 de fevereiro, o Regulamento e a tabela já divulgados estão anulados. Um novo Conselho Técnico será agendado para definição de um novo modelo de disputa da competição e das datas de início e término;
– Inicialmente, os jogos poderão ser realizados com portões fechados, prezando pela saúde pública e evitando qualquer risco de aglomerações, seguindo as determinações das autoridades públicas de saúde;
– A Comissão Médica da FPF está trabalhando, em parceria com os médicos dos Clubes, no desenvolvimento de um protocolo de segurança, que proteja a saúde e integridade de todos os envolvidos nos jogos.
– Durante o processo de quarentena, para auxiliar Clubes e atletas, a FPF realizará um calendário de reuniões virtuais, com palestras de orientação sobre o COVID-19 e demais temas relacionados ao futebol;
A FPF e os Clubes compreendem todas as dificuldades para a redefinição e o início das competições do futebol feminino em São Paulo. No entanto, entendemos que priorizar a saúde e a segurança de todos os envolvidos no futebol é importante e necessário nesse momento, e será sempre o princípio que guiará todas as decisões.“
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão