Filho africano do Corinthians completa 32 anos hoje

Um dos mais de quarenta Corinthians que existem no planeta, Corinthians de Cabo Verde, na África, completa 32 anos

Imagem Reprodução

O Corinthians que nós conhecemos foi fundado em 1º de setembro de 1910. Desde então, diversos clubes brasileiros e de outras partes do mundo utilizaram o Timão como inspiração para nomear suas equipes de futebol. São cerca de 40 espalhados pelo mundo.

Imagem: Reprodução

Cabo Verde, na África, tem cerca de 500 mil habitantes. O país é formado por 10 ilhas. Nove delas são habitadas. Ao norte fica São Vicente, conhecida como a “Ilha Alvinegra”. Isso porque todos os seus habitantes são corinthianos. Na cidade de Mindelo, a maior da ilha, em 24 de setembro de 1987, inspirado no Sport Club Corinthians Paulista, foi criado o Sport Club Corinthians de São Vicente.

Imagem: Reprodução

O clube já conquistou o título nacional, mas atualmente, por falta de recursos, disputa apenas campeonatos de base. É reconhecido no país pelo trabalho de inclusão social que vem realizando com crianças e jovens menos favorecidos através do futebol. Além de possuir vários títulos, sendo tetracampeão de juniores, campeão sub-20 e tricampeão na categoria principal.

Imagem: Reprodução

E assim a garra do Corinthians se espalha pelo mundo

Ao longo de cem anos de história, o nome do Corinthians atravessou oceanos, mas nunca se distanciou de suas origens. O Corinthians de Cabo Verde também é um time do povo. É uma torcida que tem um time.

(Imagem: Reprodução)

O campo de treino dos jogadores é um campo de pedras na encosta de uma montanha numa pequena ilha na costa africana. Joelhos e canelas sofrem, mas o coração resiste. Os jogadores não jogam por dinheiro e sim por amor, nunca receberam salário. O único funcionário cuida dos troféus, é roupeiro, massagista, enfermeiro.

Conhecendo histórias como a do Corinthians de Cabo Verde, percebemos que, mesmo cercado de problemas por todos os lados, o sonho corinthiano nunca morre.

Por Nágela Gaia

Rolar para cima