Fernando Lázaro comenta trajetória no Corinthians e fala sobre transição para se tornar analista

  • Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão

Fernando Lázaro é o técnico do Corinthians para a temporada de 2023. Ele foi efetivado pela diretoria do clube, como Carille e Osmar Loss, mais recentemente. Segundo Duilio, seu tempo de clube também foi um dos fatores para a escolha, visto que são mais de 20 anos de experiência dentro do Timão.

Eu entrei em maio de 99, o Alessandro Gonçalves era um profissional que na época estava desenvolvendo o sistema de gerenciamento de futebol e o Corinthians foi o primeiro, talvez, e durante muitos ano o mais desenvolvido nessa área. Era um sistema bem desenvolvido desde o início e ele foi construindo os módulos e tinham muitos bons profissionais no clube”, disse o treinador em vídeo da Corinthians TV.

Fernando Lázaro em jogo-treino contra a Ferroviária – Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

O treinador também disse que auxiliava Alessandro nesses módulos, o que ajudou Lázaro a se desenvolver como profissional. Atuando em várias áreas, como fisioterapia, nutrição e logística, ele foi adquirindo conhecimento. Após isso, ele foi para o departamento de futebol do clube.

Em 2001, em dois anos que eu já estava, comecei a auxiliar mais essa área técnica, de relatório, informações, em relação a adversários, em relação a análise da própria equipe, então fui migrando, embora eu fazia parte do departamento ali, já fazia quase um meio a meio, durante o horário do treino estava ali, presenciando palestras, preleções. Fui evoluindo nessa esfera, buscando fazer cursos, certificado de cursos aqui em São Paulo. Aí em 2005, recebi o convite para assumir a função, aí passei efetivamente, ainda não era análise de desempenho o termo usado, era tecnologia esportiva“, comentou o comandante.

“Fiquei responsável por gerar os vídeos do adversário, materiais de atletas, montar relatórios, scout de jogo e em 2005, com o Antônio Lopes, comecei a viajar, todo esse processo, isso foi evoluindo, tecnologia avançando muito, então nessa época que entrei era edição em vídeo cassete, era Play e Rec, coisa da MTV de gravar clipe, já que era a única referência que eu tinha. Aí com uns dois anos depois, com a chegada do Leão, conseguimos dar um salto grande nessa parte”, complementou.

Conhecido pela experiência em análise de desempenho, o atual técnico iniciou nessa área no Timão e chegou até a Seleção Brasileira. Ele, inclusive, trabalharia com a Seleção na última Copa do Mundo, que aconteceu no Catar, mas recebeu o convite de Duilio Monteiro Alves e aceitou a proposta de ser o treinador do Corinthians.

Veja mais:

Artilheiro do Corinthians Sub-20, Arthur Sousa diz que ‘não liga’ para a fama e que só pensa no futebol

Vítor Pereira é apresentado no Flamengo e nega ter mentido para o Corinthians: “A família entendeu”

Cristiano Ronaldo revela propostas de clubes brasileiros; português era alvo do Corinthians

Notícias do Corinthians

Rolar para cima