Executivo de futebol e analista de mercado do Corinthians comentam contratação de Memphis

  • Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

Após uma primeira parte de temporada preocupante, a janela de transferências do mês de julho poderia ser um “divisor de águas” para o Corinthians e foi o que realmente aconteceu. A equipe atingiu às semifinais das duas Copas e melhorou o seu desempenho no Campeonato Brasileiro, apesar de ainda estar na zona de rebaixamento. O Alvinegro trouxe peças que chegaram para serem titulares, mas a principal delas foi o neerlandês Memphis Depay, livre no mercado após deixar o Atlético de Madrid, da Espanha.

Em entrevista ao ge.globo, o executivo de futebol Fabinho Soldado revelou que a vinda do atacante da seleção holandesa teve atuação em conjunto de vários departamentos do clube, não só a parte da diretoria de futebol.

“O Memphis foi esse trabalho colaborativo com todas as áreas. Esse trabalho envolveu o marketing, o jurídico foi envolvido, porque é um contrato grande, e por mais que seja um atleta tecnicamente conhecido, a gente passa pelo departamento de scout para ter uma informação ou outra. Todo mundo teve uma colaboração importante para que chegasse esse jogador tão importante, que foi uma cereja do nosso bolo” , iniciou.

Ele também destacou que apesar de se tratar da vinda de um atleta de renome internacional, as tratativas tiveram um desfecho de maneira rápida.

“É o tipo de negociação que requer um pouco mais de tempo, mas até que ela não se arrastou por muito tempo, até pela vontade do atleta, ele estava muito decidido. A gente classifica até que, pela grandiosidade da contratação, foi uma contratação muito assertiva e não se arrastou por muito tempo. Muita coisa já estava andando, faltavam detalhes finais. Todo o clube já estava envolvido nessa contratação. A ideia de viajar foi realmente mostrar a importância do atleta, estar presente nesse momento final, para que pudesse realmente sair de lá com o atleta assegurado” , comentou Fabinho.

Recém chegado ao Corinthians, o analista de mercado Renan Bloise detalhou como funcionou o trabalho de monitoramento do atleta pelo departamento de scout. O profissional teve passagem pelo Flamengo em 2019.

“O Corinthians é muito grande, o trabalho de scout é enorme. As possibilidades são inúmeras, então estamos acompanhando, dentro das nossas possibilidades, praticamente todos os mercados. Há atletas brasileiros e sul-americanos que são um campo de observação mais fácil; não é tão fácil trazer um europeu, um africano ou um atleta de nacionalidade diferente, porque envolve questão cultural ou até conhecimento deles do que é o mercado brasileiro.”

“Trabalho desde 2019 e isso evoluiu. Passei por situações de entrar em contato com um atleta, e ele ficar surpreso de o mercado brasileiro estar acompanhando-o. Hoje, com o produto, o próprio campeonato, mudou bastante, é mais atrativo. Até o movimento do Memphis foi importante, porque é um atleta que está no auge da forma dele, com 30 anos e performando em nível alto.” , disse Bloise.

Por último, ele disse que a vinda de Memphis Depay ao futebol brasileiro pode estimular outros atletas, além de ressaltar que a evolução dos departamentos de análise de atletas no mapeamento de jogadores que atuam na Europa.

“Isso vai abrir novas possibilidades de outros atletas quererem vir também para o Brasil, não apenas na situação de virem para encerrar a carreira aqui. Há a possibilidade de se desenvolver. Há atletas brasileiros que retornam não só para encerrar a carreira; retornam e conseguem até voltar para a Europa em outra condição, em um nível maior ao que estavam.”

“É sempre um desafio trazer um atleta europeu. Não que a gente não tente e não monitore, não faça o mapeamento, muitos clubes criam este trabalho e tentam, mas não é fácil. Isso está evoluindo cada vez mais” , finalizou.

Veja Mais:

Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.

Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.

Corinthians realiza treino tático em preparação para Majestoso pelo Campeonato Brasileiro

Jogadores e técnico do Racing projetam semifinal da Copa Sul-Americana contra o Corinthians

Yuri Alberto é o jogador sub-23 com mais participações em gols por clubes da América

Notícias do Corinthians

Rolar para cima