- Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão
Ex-Corinthians e único técnico brasileiro entre as 53 seleções que disputam as eliminatórias da Eurocopa, Sylvinho irá estrear de forma oficial pela seleção da Albânia nesta segunda (27), às 15h45 (de Brasília), contra a seleção polonesa. Esse é o primeiro trabalho do treinador desde a sua saída do Timão, em fevereiro de 2022.
Sylvinho fechou o acordo com os albaneses em um jantar na Itália e terá como auxiliares o ex-lateral argentino Pablo Zabaleta, seu colega de equipe no Manchester City, e o ex-volante Doriva, que também foi seu auxiliar no Corinthians, além de ter treinado diversas equipes do futebol brasileiro. Em entrevista ao ESPN.com.br, o treinador comentou a experiência de assumir o comando da seleção, e falou sobre sua adaptação.
“Estou contente com a oportunidade que recebi. Nossa comissão técnica é internacional. Espero levar o nome do futebol brasileiro, mas aprendi muitas coisas na Espanha, Inglaterra e Itália”, contou o treinador.
“Não preciso por enquanto de intérprete porque a grande maioria fala italiano ou inglês, o que facilitou para mim. Alguns até falam espanhol. Aprendi a falar italiano para ser auxiliar do Roberto Mancini na Inter de Milão e depois ficar em Milão pela seleção brasileira”, complementou.
O técnico também falou sobre a dificuldade que enxerga no grupo que enfrentará na competição. A Albânia está no grupo E com Polônia, República Tcheca, Moldávia e Ilhas Faroé. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para a Euro e as outras três vagas serão decididas em uma repescagem.
“Nosso grupo é bastante equilibrado e difícil. São apenas oito jogos. Nossa intenção é disputar uma das vagas. Temos atletas que tem boa qualidade física e técnica. Vamos colocar as nossas ideias para isso”.
O comandante ainda falou sobre a convocação, e sobre como tem observado jogadores para levar à Seleção Albanesa: “Já sabia que tínhamos atletas em grandes ligas da Europa, principalmente na Itália. Tem muitos filhos e netos de albaneses que nasceram em outros países que possuem potencial para serem convocados. Eu também acompanho o campeonato local, que revelou vários jogadores para grandes cenários da Europa”.
Pelo Corinthians, Sylvinho teve 43 jogos, com 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas. Assumiu a equipe do Timão em meio ao Campeonato Brasileiro de 2021, e foi demitido no início do Campeonato Paulista de 2022, após uma derrota para o Santos na Neo Química Arena.
Veja mais:
Gustavo Mosquito visita e presenteia torcedor do Corinthians que luta contra o câncer; veja fotos
Bicampeão brasileiro e paulista pelo Corinthians, Rodriguinho completa 35 anos nesta segunda
Corinthians Feminino atinge sua terceira maior sequência de vitórias na história