Com uma dívida na casa dos R$ 2,5 bilhões, o Corinthians passa por dificuldades financeiras nas últimas temporadas e vem tendo dificuldades para frear o crescimento da dívida. Um passo importante para a reestruturação foi a aprovação do Regime Centralizado de Execuções (RCE) no TJ-SP em abril deste ano, com intuito de apresentar aos credores um plano de pagamento de dívidas.
Além disso, outros modelos de administração vem sendo discutidos nos bastidores do clube. De acordo com a informação do jornalista Pedro Ramiro, da Record, o ex-diretor jurídico do Corinthians, Vinicius Cascone, teria se reunido nesta segunda-feira, 9 de junho, com a principal torcida organizada do clube, os Gaviões da Fiel, para apresentar uma proposta de novo modelo associativo para o clube.
O modelo em questão seria inspirado no Green Bay Packers, clube de futebol americano que disputa a National Football League (NFL). A franquia em questão é administrada por um Conselho composto de 45 membros, que são responsáveis por eleger sete representantes para o Cômite Executivo. E esses, por sua vez, tem a função de gerir a instituição. Ou seja, os torcedores administram a equipe através de cotas determinadas.
No caso do Corinthians, a proposta seria com o foco de separar o clube social do departamento de futebol e vender as cotas de participação aos torcedores. Segundo Pedro Ramiro, o modelo e a forma de ação ainda estão em estágio inicial de conversas. A ideia central consiste em que 49% da administração seja do “associado cotista”, que poderá interferir no clube. O restante, por outro lado, ficaria com os conselheiros eleitos.
Veja Mais:
Vic Albuquerque marca no segundo tempo e garante vitória ao Corinthians contra Flamengo
Meio-campista do Corinthians analisa vitória contra o Flamengo no Brasileirão Feminino
Corinthians vence Santo André por 49 pontos de vantagem e assume vice-liderança provisória da LBF
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados