Universidade britânica captou números de diferentes ligas para fazer um mapeamento dos efeitos da ausência de torcidas nos jogos
O jornal britânico ‘The Guardian’ publicou um estudo da Reading University que analisou mais de 6400 partidas após o retorno do futebol para medir os impactos dos estádios fechados nos resultados.
De acordo com os pesquisadores, realmente, a proporção de vitórias dos mandantes caiu, porém, muito pouco. Na Premier League, por exemplo, esse número foi de 43.4% para 42.0% no retorno do campeonato. O mesmo ocorreu em outras ligas na Europa.
Entretanto, outros efeitos interessantes foram observados pela pesquisa, e um deles diz respeito aos árbitros. De acordo com a publicação do ‘The Guardian’, os juízes têm “pensado duas vezes”, o que fez a média de cartões cair para ambas as equipes – tanto mandantes quanto visitantes.
Além disso, a queda da porcentagem de vitórias dos mandantes foi observada nas primeiras semanas. Depois, com a familiaridade dos jogadores à nova situação, a tendência dos números foi a estabilização, sem representar perdas significativas.
O Timão, no retorno do Campeonato Paulista, fez três partidas em casa; venceu duas e empatou uma, trazendo um total de 66% de vitórias, aproximadamente. O histórico nos 203 jogos da Arena Corinthians aponta para 61.6% de resultados positivos. Mesmo com uma amostragem muito pequena (apenas três jogos), o time mostrou que o aproveitamento em Itaquera pode ficar na média.
Leia mais:
+ Jornal espanhol destaca atacante como principal força do Corinthians para o Brasileirão
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados