Partida neste sábado (5), contra o Botafogo terá mais uma homenagem ao aniversário do clube
A torcida organizada seguirá o ritual dos últimos dez anos, primeiro no Pacaembu e depois na Arena: desde 2010, no aniversário do clube, a Estopim fará a ação Bandeiras do Centenário, homenagem a história do Corinthians por meio de bandeiras.
Para os 110 anos, os torcedores levarão 110 bandeiras à Neo Química Arena. Será a primeira homenagem na casa alvinegra com seu novo nome e a primeira vez que a ação não terá público, graças às limitações impostas pela pandemia.
Desde o início dessa tradição, no centenário corinthiano em 2010, a Estopim da Fiel leva uma nova bandeira a cada ano. Em 2020, a bandeira nº 110 mostra um escudo raro do Corinthians, de 1916, descoberto e apresentado no fim do ano passado.
O escudo foi encontrado pelo historiador Fernando Wanner e divulgado em 18 de outubro de 2019. Projetado por Hermógenes Balbuy (irmão de um dos primeiros ídolos corinthianos, Amílcar Balbuy), o escudo foi usado em seis amistosos disputados em 1916.
Segundo Wanner, embora esse escudo tenha aparecido nas camisas em 1916, o símbolo foi feito em 1912, quando o clube ainda usava as iniciais CP. O distintivo lembra outro, também criado por Hermógenes Balbuy e usado em 1916, com o mesmo desenho, mas com a sigla SCP.
A homenagem da Estopim vai acontecer amanhã (5), no jogo entre Corinthians e Botafogo pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, a partir das 19h15.
Em entrevista para Central do Timão, Rogério Bambu já havia adiantado que essa deveria ser a homenagem deste ano, confira:
Por Eduardo Quintino / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados