O Corinthians goleou o Fluminense nesta quarta (13) por 5×0 e, cada vez mais, sonha com a classificação para a Libertadores. Os gols do Timão foram marcados por Jô, Cazares, Fagner, Mateus Vital e Luan.
Desde 2018, quando goleou o Deportivo Lara por 7×2, o Corinthians não sabia o que era comemorar uma goleada. Mas, outros fatores tornaram essa partida especial para a história do Corinthians, trazendo fatos que ficarão marcados. A Central do Timão separou algumas estatísticas curiosas do confronto.
As goleadas mais recentes do Corinthians foram:
– em 2013, 5×0 sobre o Oeste;
– em 2015, 6×1 sobre o São Paulo;
– em 2016, 6×0 sobre o Cobresal
– em 2017, 5×2 sobre o Vasco da Gama e
– em 2018, 7×2 sobre o Deportivo Lara.
– Foi a maior goleada do Corinthians em cima do Fluminense na história.
– Agora, o Alvinegro está há 7 jogos sem perder. O time soma também quatro vitórias seguidas.
– Corinthians não toma gols há dois jogos; nos últimos sete jogos, a equipe do técnico Vagner Mancini só sofreu um gol;
– Jô marcou seu 1º gol em 2021. O artilheiro completou 206 jogos pelo Corinthians. O gol de Jô é o seu 50º com a camisa do Corinthians. Desses 50 gols, 36 foram marcados pelo Campeonato Brasileiro. Com isso, o filho do Terrão se tornou o quarto artilheiro do Timão na história do Brasileirão. Antes dele, apenas os ídolos Marcelinho Carioca, com 52 gols, Sócrates, com 41 e Rivellino, com 39. O atacante também ocupa o posto de maior artilheiro do Corinthians no Brasileirão de pontos corridos, disputado desde 2003, com 36 gols no total. Além disso, Jô é o terceiro no ranking dos artilheiros da Neo Química Arena, com 22 gols. Faltam apenas cinco gols para o camisa 77 do Timão igualar a marca de Dentinho, que tem 55 gols em 187 jogos e se tornar o Artilheiro do Século Alvinegro;
– Luan voltou a marcar pelo Corinthians. Último gol havia sido em agosto de 2020;
– Fagner completou 206 jogos pelo Corinthians no Brasileirão e agora é, juntamente com Ronaldo Giovanelli, o quarto jogador que mais atuou pelo Timão na competição. O lateral-direito também o marcou seu terceiro gol na temporada;
– Cazares marcou seu segundo gol pelo Alvinegro paulista e com isso, chegou a 25 gols no Brasileirão, atingindo a marca de Carlitos Tevez no ranking dos maiores artilheiros estrangeiros na competição.
Em 13 partidas à frente do Corinthians, o técnico Vagner Mancini soma oito vitórias, três empates e apenas duas derrotas, o que faz o treinador ter um aproveitamento de 69,2%, maior que os 64,4% do líder do Campeonato, o São Paulo.
Mancini triplicou a pontuação de Tiago Nunes no Brasileirão. O ex-treinador conquistou apenas nove pontos, tendo um aproveitamento de 37,5%. Já se comparar com Dyego Coelho, a diferença é ainda mais gritante. Coelho conquistou apenas seis pontos em sete jogos, com apenas uma vitória, o que lhe rendeu um aproveitamento de 28,5% disputados.
Além disso, no dia 18 o Corinthians entra em campo contra o Palmeiras. Na véspera (17), o técnico passará a estar 63 dias sem perder, o que quebrará o marco do treinador Fábio Carille em 2019. Na ocasião, a equipe permaneceu 14 jogos sem perder, com sete vitórias e sete empates, completando 62 dias sem sofrer revés.
– No duelo particular do confronto entre Corinthians e Fluminense, o Alvinegro agora leva vantagem. Até a bola rolar na Neo Química Arena, na noite de ontem, cada equipe havia marcado 144 gols na soma geral. Agora, o Timão tem 149 contra 144 do Fluminense.
No total, os dois times se confrontaram em 113 jogos, sendo 41 vitórias do Fluminense, 40 vitórias do Corinthians e 32 empates.
No Campeonato Brasileiro, a vantagem é do Corinthians. Em 63 jogos, de 1967 a 2021, são 23 vitórias Alvinegras, 18 empates e 22 do Tricolor. O Timão marcou 71 gols e sofreu 62.
Na Neo Química Arena, o Corinthians sobra com cinco vitórias, dois empates e apenas duas vitórias do Fluminense. O Timão marcou quinze gols e sofreu seis.
No Maracanã, as equipes duelaram 39 vezes, com apenas oito vitórias do Corinthians. São ainda 14 empates e 17 vitórias do tricolor carioca. O cenário muda quando vemos os resultados dos jogos em São Paulo. O Timão tem 27 vitórias, 14 derrotas e 12 empates.
Na próxima rodada, o Corinthians vai até o Allianz Parque fazer o clássico contra o Palmeiras, na segunda-feira (18), às 19h. A partida é válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Timão é o oitavo colocado na tabela do Brasileirão, apenas cinco pontos atrás do Palmeiras que é o primeiro no G6.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados