- Por Tatiane Vidal / Redação da Central do Timão
A Editora Panini foi condenada pela Justiça de São Paulo a indenizar ao menos 16 ex-jogadores do Corinthians por uso de imagem em figurinhas do álbum: “Campeão dos Campeões”, publicada em 2016, que contava a história do Clube. A informação é do UOL.
Nas ações, os atletas alegaram não ter autorização o uso das imagens e que editora tinha lucrado com produto sem remunerar os jogadores. As indenizações variam de R$ 2 mil a R$ 10 mil para cada atleta.
A editora considera que não precisava ter autorização dos jogadores para publicar fotografias, já que elas eram coletivas, em situação de jogos ou pôster. A Panini ainda pode recorrer da maioria das condenações.
“O livro ilustrado é a biografia do clube, não dá para simplesmente apagar aqueles momentos da sua história porque um jogador não quer ter sua imagem publicada”, afirma o advogado André Marsiglia de Oliveira Santos, representante de Panini.
“Imagine tirar o Pelé do pôster da Copa de 70. A editora poderia ser processada pelos consumidores e pelo próprio Pelé por adulteração da história. É o mesmo caso do álbum do Corinthians, as imagens coletivas são de interesse público”, declarou o defensor da editora.
A Justiça julgará os recursos apresentados pela Editora Panini nos processos do demais atletas.
Veja mais:
Em alta no Corinthians, Gustavo Mosquito desperta interesse do mercado
Confronto entre Corinthians e Santos tem dois candidatos à “lei do ex”
Emprestado pelo Corinthians, Éderson recebe sondagem da Europa