Na noite desta segunda-feira, 18, o Corinthians receberá o Grêmio na Neo Química Arena em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, às 21h (de Brasília). O confronto desta noite entre o Alvinegro Paulista e o Tricolor Gaúcho contará com cinco jogadores candidatos à ‘Lei do Ex’.
Do lado corinthiano, o goleiro Cássio, o lateral-esquerdo Fábio Santos e o meio-campista Giuliano tiveram passagem pelo clube gaúcho. Já pelo lado dos tricolores, o lateral-direito João Pedro e o meio-campista Luan já vestiram a camisa alvinegra durante suas carreiras.
Cássio
O Gigante, ídolo do Corinthians, foi revelado pelas categorias de base do Grêmio, mas foi negociado pouco tempo depois de ser integrado ao elenco profissional do Tricolor Gaúcho. O goleiro foi vendido ao PSV, da Holanda, mas não conseguiu se firmar no clube, sendo até mesmo emprestado ao Sparta Roterdam, também da Holanda. Voltou ao PSV e ficou até o fim de seu contrato, acertando com o Corinthians em dezembro de 2011.
Fábio Santos
Revelado em 2006 pelo rival São Paulo, Fábio Santos participou do elenco que venceu a Libertadores em 2005, o Campeonato Brasileiro e o Mundial de Clubes em 2006. Acabou sendo emprestado para Kashima Antlers-JAP, Cruzeiro e Mônaco até o término de seu contrato, em 2008.
Em agosto de 2008 foi para o Santos, e de lá, foi para o Grêmio. O clube gaúcho foi o último do lateral-esquerdo antes de sua primeira passagem pelo Corinthians. Jogou no Rio Grande do Sul de 2009 até 2011, quando foi contratado pelo Timão.
Ficou na equipe até 2015, vencendo um Brasileirão, uma Libertadores, uma Recopa, um Mundial de Clubes e um Paulistão. Foi negociado para o Cruz Azul e ainda passou pelo Atlético-MG antes de voltar ao Alvinegro em 2020.
Giuliano
Giuliano atuou no Internacional entre 2009 e 2011, após se destacar no Paraná Clube. O meio-campista também se destacou no clube gaúcho, sendo um dos principais jogadores da equipe e sendo o artilheiro na campanha que culminou no título da Libertadores de 2010.
O meia deixou o clube em 2011 rumo ao Dnipro, da Ucrânia e voltou ao Brasil para atuar pelo Grêmio em 2014. Atuou pelo Tricolor até 2016 e ainda atuou por Zenit-RUS, Fenerbahce-TUR, Al-Nassr-ARA e Istanbul Basaksehir-TUR, até chegar sem custos ao Corinthians em 2021. Pelo Timão, o meia atuou em 118 jogos, marcou dez gols, sendo cinco deles na última Copa do Brasil, onde se sagrou artilheiro.
João Pedro
Revelado pelo Palmeiras, teve pouco espaço no elenco profissional do clube e foi emprestado para Chapecoense e Bahia. Foi contratado pelo Porto, de Portugal, em 2018, atuando primeiramente pela equipe B do clube português.
Voltou a atuar no Bahia por empréstimo entre 2019 e 2021, antes de ser emprestado ao Corinthians em 2022. Não conseguiu se firmar com a camisa do Timão e deixou o clube, sendo reemprestado pelos portugueses ao Grêmio em 2023.
Luan
Revelado pelo Tanabi Esporte Clube, foi emprestado ao América-SP e depois foi contratado pelo Catanduvense, onde chamou atenção do Grêmio. Chegou ao clube gaúcho para atuar na equipe sub-20, se destacou e subiu ao elenco profissional, onde se consolidou, vencendo a Copa do Brasil em 2016 e a Libertadores em 2017, sendo eleito o melhor jogador da América do Sul.
Foi contratado pelo Timão em 2020 sob muita expectativa, mas sua passagem foi decepcionante. Após ser emprestado ao Santos em 2022, voltou ao Corinthians e rescindiu com o clube em julho deste ano após diversas polêmicas.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Semana do Corinthians tem rodada dupla do Brasileirão em casa, decisões na base, basquete e futsal
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados