- Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão
Após bom jogo no Nordeste, onde venceu o Fortaleza por 2 x 0 e abriu vantagem nas quartas de final da Copa Sul-Americana, o Corinthians se prepara para uma de suas 12 “finais” na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, ao receber na Neo Química Arena o Atlético-GO, nesta sábado, 21, às 16h (horário de Brasília).
Será mais um jogo onde o time terá a chance de equilibrar um pouco seu desempenho nas diferentes competições que disputa. Isso pois chama a atenção que, na temporada 2024, exista uma grande disparidade nos números do Timão no Brasileirão, onde é instável e passou 16 rodadas no Z-4, e nas Copas (do Brasil e Sul-Americana), onde é eficiente e tem aproveitamento superior a 70% dos pontos disputados.
Na Copa do Brasil, por exemplo, onde o time está nas semifinais, foram oito jogos disputados, e nada menos que cinco vitórias obtidas pelo Alvinegro, com dois empates e apenas uma derrota, ocorrida apenas no sétimo jogo pela competição. O time marcou ao todo 13 gols e sofreu apenas cinco, com aproveitamento de 70,8% dos pontos.
Já na Copa Sul-Americana, onde o Timão disputa as quartas de final, são nove jogos até o momento, com seis vitórias, um empate e duas derrotas. Ao todo foram 19 gols a favor e apenas cinco contra, com aproveitamento de 70,4% dos pontos.
No total, portanto, a história do Time do Povo nas copas deste ano possui 17 partidas até o momento, com um impressionante saldo de 11 vitórias, três empates e três derrotas, além de 32 gols a favor e somente dez contra – com aproveitamento de 70,6% dos pontos.
A comparação com os números do time no Campeonato Brasileiro assusta. Na competição por pontos corridos, o time já disputou 26 partidas e conquistou apenas cinco vitórias, com dez empates e 11 derrotas. Foram 23 gols marcados e 33 sofridos no total, e aproveitamento de somente 32,1% no total.
O efeito Ramón
Vale observar, porém, que tal diferença já foi maior, e bem mais grave. Durante a passagem de António Oliveira pelo Parque São Jorge, o Corinthians disputou dez jogos pelas copas citadas acima, vencendo oito vezes e perdendo apenas um jogo – um aproveitamento de 83,3% portanto. Já no Brasileirão, o time acumulou apenas uma vitória com o português, perdendo outras seis vezes nos 13 jogos disputados – um aproveitamento de 18,8% no total.
Já com Ramón Díaz, essa diferença se reduziu drasticamente. Com o argentino o Alvinegro tem três vitórias e duas derrotas em sete partidas pelas copas – um aproveitamento de 52,4%. Já pelo Brasileirão, são três vitórias e três derrotas em dez jogos – um aproveitamento apenas um pouco menor, portanto, de 43,3% dos pontos.
No entanto, trata-se de um aproveitamento ainda insuficiente para o Corinthians, pois se mantido, faria o time conquistar apenas mais 15 pontos no torneio, levando-o a 40 ao final das 38 rodadas – tal pontuação final tem, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, cerca de 79% de chances de fazer um time ser rebaixado em dezembro. Com 44 pontos, tais chances se reduzem a menos de 10%.
Veja Mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Semana do Corinthians terá confronto na Sul-Americana e decisão no Brasileirão Feminino
Diretor financeiro do Corinthians pontua projeto para o Timão: “Exemplo do Bayern de Munique”