Na noite do último sábado, 16 de agosto, o Corinthians recebeu o Bahia, na Neo Química Arena, em duelo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, e acabou sendo derrotado pelo placar de 2 x 1. O resultado fez com que o Alvinegro perdesse uma posição na tabela e agora ocupa a 14ª com 22 pontos (cinco vitórias, sete empate e oito derrotas – 19 gols marcados e 25 sofridos).
A partida foi a 21ª do técnico Dorival Júnior no comando do Corinthians. Até o momento, são oito vitórias, sete empates e seis derrotas – 20 gols marcados (0,95 por jogo) e 17 sofridos (0,81 por jogo). Desse total, 18 foram por Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro (as outras três foram pela Conmebol Sul-Americana), no qual a diferença de aproveitamento do comandante nos dois torneios é de 64,3%.

Na Copa do Brasil, o Corinthians eliminou Novorizontino na terceira fase, com duas vitórias por 1 x 0, e o Palmeiras, já nas quartas de final, também com dois triunfos – 1 x 0 na ida e 2 x 0 no duelo de volta. Diante disso, até o momento, o aproveitamento do treinador comandado o Alvinegro na competição é de 100% – cinco gols marcados e nenhum sofrido.
No Campeonato Brasileiro, o treinador assumiu o Corinthians na sétima rodada (time foi comandado por Ramón Díaz nas quatro primeiras rodadas e duas interinamente por Orlando Ribeiro, demitido recentemente do Sub-20) com um vitória por 4 x 2 sobre o Internacional, na Neo Química Arena. Desde então, Alvinegro acumulou três vitórias, seis empates e cinco derrotas em 14 jogos – apenas 35,7% de aproveitamento – 12 gols marcados e 13 sofridos.
Nesse período desde a sua chegada, vale ressaltar, Dorival só pôde contar com o trio decisivo do Corinthians (Rodrigo Garro, Yuri Alberto e Memphis Depay) em apenas duas oportunidades, justamente nos duelos das quartas de final da Copa do Brasil diante do Palmeiras. Em 2025, os três vem passando por problemas de lesão. O camisa 8 ficou quase três meses afastado tratando de uma lesão no joelho, Memphis teve problemas no tornozelo esquerdo e lesões musculares, além de Yuri Alberto ter sofrido uma contusão na lombar e, agora, passou por cirurgia de hérnia inguinal.
Em entrevista coletiva após a derrota para o Bahia, o treinador do Corinthians comentou sobre a diferença de desempenho de seus últimos clubes por Copa do Brasil e Brasileirão. Em 2023, conquistou a Copa do Brasil com o São Paulo e terminou no meio da tabela do Brasileirão. Já em 2022, no Flamengo, conquistou a Copa do Brasil e a Conmebol Libertadores, ficando em quinto no torneio nacional.
“Eu saí da 16ª colocação com o Flamengo para a 2ª colocação do Campeonato Brasileiro. E jogávamos ali, em paralelo paralela tudo isso, as Copas Libertadores e Copa do Brasil. Chegou o momento de definição dessas competições, porque você vem a cada semana jogando finais ou semifinais, jogos decisivos, mata-matas, e isso naturalmente comprometia um dos campeonatos. Nós disputamos uma decisão contra o próprio Corinthians dentro do Maracanã não podendo contar com cinco, seis jogadores em razão de lesões. E olha que o elenco do Flamengo era muito diferente do que eu tinha no São Paulo e do que eu tenho nesse momento com o Corinthians.”
“Quando nós afunilamos as competições nós tivemos que fazer uma opção, ou você optava por querer ganhar todas e não ganharia nenhuma, ou nós direcionávamos para aquilo que vinha sendo importante naquele momento. E as competições que foram importantes foram os torneios. Caímos algumas posições, natural. Nós não tínhamos a equipe completa. Jogávamos numa quinta e tínhamos que voltar ao Brasil para jogar num domingo, quatro horas da tarde, em qualquer estado da federação. É impossível você querer conquistar todas as competições no mesmo momento. Nós conseguimos duas conquistas que foram impressionantes. Uma Libertadores Invicta e uma Copa do Brasil sem muitos jogadores no jogo decisivo. São Paulo, um título inédito. “
Ele prosseguiu, citando o elenco do Corinthians e o momento em que a equipe está impossibilita de contratações devido a um transferban: “Então, com o Corinthians, nós temos boas perspectivas. Alguns meses atrás o Corinthians brigou também pela zona de rebaixamento no ano anterior e cresceu muito quando teve a chegada de alguns valores para sua equipe. Mudou por completo tudo aquilo que vinha acontecendo. Nós precisávamos da janela anterior, um segundo momento, que seria janeiro, fevereiro, nós precisávamos de umas correções. Não conseguíamos fazê-los, em razão de alguns fatos. Precisávamos agora também nessa janela. Nós estamos impossibilitados praticamente nesse momento. Então, nós teríamos uma necessidade muito grande, algumas correções para que elevássemos o nível do nosso grupo do nosso além.”
“Mesmo assim, a equipe tem feito jogos com muita segurança, tem feito jogos onde sofre pouco e tem acontecido resultados realmente que eu reconheço um erro ou meio erro acaba estourando no nosso gol. Isso tem nos tirado pontos importantíssimos ao longo dessa fase. Fica até, às vezes, difícil de explicar. Uma equipe que tem posse de bola, que tem domínio, não tenho certeza, mas acho que a segunda equipe com mais posse de bola no Campeonato Brasileiro, que busca criar, que está aberta para criar, que está preparada para poder jogar, mas temos dificuldades no momento final. Realmente tem acontecido, estamos treinando que nem um maluco, que nem louco, para tentar reverter tudo isso”, disse.
Até o final do ano, Dorival Júnior terá a oportunidade de equilibrar tais números. O Corinthians, agora, volta a campo no próximo domingo, 24 de agosto, justamente para um confronto direto. Às 16h (horário de Brasília), o Alvinegro visita o Vasco da Gama, em São Januário, pela 21ª rodada da competição nacional.
Copa do Brasil
1) Novorizontino 0x1 Corinthians – ida terceira fase
2)Corinthians 1×0 Novorizontino – volta terceira fase
3) Corinthians 1×0 Palmeiras – ida oitavas de final
4) Palmeiras 0x2 Corinthians – volta oitavas de final
Brasileirão
1) Corinthians 4×2 Internacional – 7ª rodada
2) Mirassol 2×1 Corinthians – 8ª rodada
3) Corinthians 1×0 Santos – 9ª rodada
4) Atlético-MG 0x0 Corinthians – 10ª rodada
5) Corinthians 0x0 Vitória – 11ª rodada
6) Grêmio 0x0 Corinthians – 12ª rodada
7) Corinthians 1×2 RB Bragantino – 13ª rodada
8) Ceará 0x1 Corinthians – 14ª rodada
9) São Paulo 2×0 Corinthians – 15ª rodada
10) Corinthians 0x0 Cruzeiro – 16ª rodada
11) Botafogo 1×1 Corinthians – 17ª rodada
12) Corinthians 1×1 Fortaleza – 18ª rodada
13) Juventude 2×1 Corinthians – 19ª rodada
14) Corinthians 1 x 2 Bahia – 20ª rodada
Veja Mais:
Saiba a situação do Corinthians restando um jogo para o final da 20ª rodada
Corinthians chega a 50 jogos no ano com queda acentuada no desempenho após título paulista

2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados