Eleito com 1079 votos no último 28 de novembro, Duílio Monteiro Alves assume a Presidência do Corinthians nesta segunda, dia 4 de janeiro. A posse está cercada de expectativa pelos nomes que comporão a diretoria que vai auxiliar o novo mandatário a gerir o gigante Corinthians nos próximos três anos.
No Marketing e Comunicação, José Colagrossi Neto foi o primeiro a ser anunciado, ainda que extraoficialmente. O novo superintendente foi muito bem aceito pela Fiel torcida, que almeja profundas mudanças nos mais variados setores do Clube.
Outro nome que agrada a torcida é o do capitão dos títulos da Libertadores e do Mundial de 2012, Alessandro Nunes para Gerente de Futebol. O ex-lateral tem a total confiança dos torcedores, que não aceitaram bem a presença de Vilson Menezes no cargo entre 2019 e 2020. Desde que deixou o Corinthians no início de 2019, Alessandro recusou propostas de outros clubes, fez cursos de gestão na CBF e, mesmo antes de ser anunciado oficialmente, já começou a trabalhar no Clube, ajudando o novo presidente na fase de transição.
Conforme informado em primeira mão pela Central do Timão, Fernando Yamada, o Gerente Geral das Categorias de Base, não está nos planos de Duílio. No cargo dese 2017, o ex-goleiro do Timão será dispensado.
No seu lugar, nenhum nome ainda foi ventilado, mas, segundo a Gazeta Esportiva, internamente, a promessa é de que as novas escolhas levarão em consideração experiências profissionais e avaliação de capacidades específicas para o setor.
Na coordenação da categoria Sub-23, o conselheiro Gilberto Oliveira Lopes, o Giba, deve assumir a vaga de Jacinto Antônio Ribeiro, o Jaça, que será remanejado para outra função dentro do clube. Outro que não se conhece ainda o substituto é Carlos Nujud, diretor das categorias inferiores, que também não deve permanecer na atual gestão.
Embora siga negando, Roberto de Andrade é o nome cotado para assumir o cargo de Diretor de Futebol. Segundo o UOL Esporte, neste domingo, três fontes ligadas ao ex-presidente garantem que ele ocupará o cargo.
Eduardo Caggiano Freitas deve substituir André Luiz de Oliveira, o André Negão, no departamento administrativo do Corinthians. Caggiano foi indicado para o cargo e já se colocou à disposição de Duílio Monteiro Alves.
Síndico profissional, Caggiano tem intimidade com o cargo, visto já ter comandado o departamento entre 2015 e 2018, durante a gestão de Roberto de Andrade e durante o mandato de Andrés Sanchez, foi diretor-adjunto do mesmo departamento.
No jurídico, um forte adversário político da gestão de Andrés Sanchez tem tudo para assumir. O advogado e conselheiro Herói Vicente deve ser o novo diretor jurídico do Corinthians. Líder da chapa “Liberdade Corinthiana”, que não apoiou nenhum candidato na eleição de novembro, e responsável por uma ação judicial que pediu o impeachment de Andrés Sanchez da presidência do Corinthians, em junho.
Segundo a Gazeta Esportiva, Herói foi indicado a Duílio por sua experiência em compliance em grandes e médias empresas do mercado brasileiro. O compliance tem a missão, junto ao departamento administrativo, de fazer uma análise criteriosa de contratações e diretrizes institucionais.
A área financeira do clube, um dos departamentos mais importantes do Corinthians e que tem grande responsabilidade esse triênio devido à situação preocupante do clube, já tem nome. Wesley Lúcio Cavalcante de Melo, mais conhecido com Wesley Melo, que foi diretor financeiro na gestão do Andrés Sanchez, um dos primeiros nomeados pelo mandatário em 2018.
Duílio Monteiro Alves deve anunciar os nomes que vão assumir as 12 diretorias do Clube nesta segunda (04), quando toma posse na Presidência. A cerimônia de posse começa às 15h, no Teatro Corinthians, no Parque São Jorge, em solenidade adaptada para o ‘novo normal’. Sem a presença da imprensa, por medida de segurança devido à pandemia do coronavírus Covid-19, será uma solenidade restrita a Duílio e seus vice-presidentes Elie Werdo e Luiz Wagner Alcântara.
Na sexta-feira (01), o Corinthians emitiu nota à imprensa, onde informava, ainda, que a posse dos 200 conselheiros, eleitos em 28 de novembro, será realizada sem a presença física dos mesmos.
Matérias relacionadas:
+ Duílio Monteiro Alves – O que muda no Corinthians com o novo comando
+ Saiba quanto o Corinthians gasta por ano com o futsal, natação, futebol feminino e basquete
+ Duílio começa a definir nova gestão na base do Corinthians; saiba quem fica e quem sai
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados