- Por Nágela Gaia/Redação da Central do Timão
Considerado o craque do time campeão Paulista em 1977, o ex-ponta-de-lança Palhinha comemora 72 anos neste sábado (11).
Wanderley Eustáquio de Oliveira nasceu no dia 11 de junho de 1950, em Belo Horizonte, foi revelado pelo Cruzeiro-MG e chegou ao Timão em 1977, comprado por um milhão de dólares, a maior transação do futebol brasileiro na época.
Recebido por um desfile em carro aberto em São Paulo, com mais de 60 mil pessoas no estádio do Morumbi só para vê-lo estrear em um jogo marcado por derrota contra o Guarani.
Na primeira partida da final do Paulistão de 1977, Palhinha fez o gol da vitória sobre a Ponte Preta, em um lance curioso. Dentro da área, o ex-jogador chutou, o goleiro Carlos defendeu, mas a bola voltou e explodiu no rosto do corinthiano, indo para o gol, marcando assim, o famoso gol “de nariz” que ficou na história Alvinegra.
Após se lesionar no segundo confronto, Palhinha não pôde estar em campo no terceiro e decisivo jogo, que acabaria com um jejum de quase 23 anos sem grandes conquistas alvinegras. Além do histórico título, o ex-jogador foi campeão Paulista também no ano de 1979, quando formou uma dupla de respeito ao lado de Sócrates.
Entre 1977 e 1980, Palhinha disputou 148 jogos com a camisa corinthiana e marcou 44 gols. Palhinha ainda voltou ao Parque São Jorge, dessa vez como técnico, no início de 1989, onde comandou o time no Campeonato Paulista e nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro daquele ano.