- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
O Corinthians conheceu, na manhã deste domingo, 4, sua quarta derrota seguida no Paulistão. Os comandados de Mano Menezes perderam para o Novorizontino, por 3 x 1, na Neo Química Arena, em jogo válido pela quinta rodada da competição estadual. O gol alvinegro foi marcado pelo centroavante Yuri Alberto.
O primeiro tempo foi de domínio do Corinthians, mas sem exigir grandes defesas do goleiro Jordi. Mesmo com o controle do jogo, o time de Mano Menezes levou perigo apenas duas vezes, sendo a primeira com o estreante Pedro Raul e a segunda em chute rasteiro de Matheus Araújo.
Entretanto, apesar do domínio alvinegro, foi o Novorizontino quem abriu o placar ainda antes do intervalo. Nos acréscimos do primeiro tempo, Jenison completou cruzamento, tirou de Cássio e colocou o Tigre do Vale em vantagem. Já no início do segundo tempo, o camisa 91 marcou mais dois gols e fez 3 x 0.
Por sua vez, o Timão não esboçava reação. Mano Menezes fez várias mexidas e chegou a deixar, por alguns minutos, Pedro Raul junto com Yuri Alberto no ataque. A ideia não funcionou, e o estreante do dia deixou o campo para a entrada de Wesley, que, logo no primeiro lance, começou a jogada que terminou em gol do camisa 9: 3 x 1.
O gol de Yuri Alberto acendeu esperanças no Corinthians, que se lançou para o ataque na metade final do segundo tempo. Os comandados de Mano Menezes, porém, não voltaram a marcar e deixaram o jogo com resultado negativo, ampliando a crise neste início de temporada.
E como fica?
O resultado faz o Corinthians conhecer sua quarta derrota consecutiva no Paulistão: Ituano, São Bernardo, São Paulo e, agora, Novorizontino. O Timão corre risco de entrar na zona de rebaixamento à Série A2 na rodada. O time também segue ocupando a lanterna do Grupo C.
Próximo compromisso
O Timão, agora, terá outro clássico pela frente. Nesta quarta-feira, 7, o elenco de Mano Menezes irá até a Vila Belmiro para enfrentar o Santos, às 19h30. O duelo será válido pela sexta rodada do Paulistão.
Escalação do Corinthians
O técnico Mano Menezes fez quatro alterações em relação à equipe que perdeu para o São Paulo na última terça-feira, 30. Caetano, Fausto Vera, Matías Rojas e Yuri Alberto foram sacados do time. O primeiro teve de cumprir suspensão, enquanto os outros três foram por opção técnica. O quarteto deu lugar para Raul Gustavo, Matheus Araújo, Gustavo Silva e Pedro Raul, respectivamente.
Portanto, o Corinthians entrou em campo com Cássio; Fagner, Félix Torres, Raul Gustavo e Hugo; Raniele, Maycon e Matheus Araújo; Romero, Gustavo Silva e Pedro Raul.
Os desfalques foram os seguintes: Matheus Donelli, Guilherme Biro e Giovane (todos com a Seleção Brasileira Sub-23) Gustavo Henrique (recuperação física), Caetano (suspenso), Rodrigo Garro (não inscrito por atraso na documentação), Paulinho (transição para o campo), Ruan Oliveira (lesão no joelho) e Arthur Sousa (desconforto muscular).
No banco de reservas, Mano Menezes contou com as seguintes opções: Carlos Miguel, Fausto Vera, Yuri Alberto, Matías Rojas, Breno Bidon, Vitor Meer, Kayke, Léo Mana, Wesley, Ryan, João Pedro e Yago.
Escalação do Novorizontino
Do outro lado, Eduardo Baptista promoveu quatro alterações em relação ao time que ganhou do Ituano na última rodada. Em entrevista antes do jogo, o técnico reclamou do pouco tempo de recuperação, uma vez que o Novorizontino jogou na quinta-feira, enquanto o Corinthians atuou na terça-feira. Rodrigo Soares, Waguininho, Geovane e Neto Pessoa foram substituídos por Luisão, Isack Pelé, Willian Farias e Jenison.
O Tigre do Vale, então, iniciou a partida com Jordi; Luisão, Renato Palm e Chico; Willean Lepo, Isack Pelé, Marlon e Danilo Barcelos; Willian Farias, Romulo e Jenison.
Foram oito desfalques para Eduardo Baptista: Rodrigo Soares, César Martins, Léo Tocantins, Vitinho e Paulo Vitor (lesionados); e Paulo Eduardo, Donato e João Afonso (em transição).
O banco de reservas do Aurinegro teve os seguintes nomes: Airton, Rafael Donato, Geovane, Rodolfo, Neto Pessoa, Lucca, Lucas Ribeiro, Reverson, Raul Prata, Lucas Café, Waguininho e Diego Galo.
Arbitragem
A FPF escalou o árbitro Matheus Delgado Candançan para o duelo. Ele será auxiliado pelos assistentes Daniel Paulo Ziolli e Rafael Tadeu Alves de Souza, além do quarto árbitro Ilbert Estevam da Silva. O VAR será comandado por Daiane Muniz dos Santos, com o assistente sendo Leonardo Augusto Villa.
Primeiro tempo
Estreante do dia, Pedro Raul deu a saída de bola para o Corinthians na Neo Química Arena. O jogo começou bem equilibrado, mas com o Novorizontino tentando chegar ao gol de Cássio. O time de Eduardo Baptista, inclusive, chutou de longe aos seis minutos, sem perigo para o goleiro alvinegro.
Pouco depois, Raniele caiu no gramado e precisou receber atendimento médico. Depois de ser atendido, o volante seguiu normalmente no jogo. Já aos dez, após lance iniciado com pivô de Pedro Raul no meio-campo, Gustavo Silva carregou até a esquerda, acionou Romero e o paraguaio cruzou nas mãos do goleiro Jordi.
O momento já era do Corinthians com mais posse de bola. Nenhum lance de perigo foi criado, porém.
Aos 15 minutos, Raniele saiu muito bem da marcação pelo meio, limpou o lance e tocou para Matheus Araújo. De longe, o meio-campista arriscou chute forte, que passou perto do gol de Jordi. No lance seguinte, o Novorizontino respondeu com cruzamento de Willean Lepo, mas a finalização saiu torta.
A partida começou a se abrir, e o time de Mano Menezes chegou novamente aos 18 minutos. Félix Torres recuperou no campo de ataque, fez ligação direta com Romero na esquerda e o atacante paraguaio cruzou rasteiro para Pedro Raul. O centroavante, no entanto, não conseguiu finalizar em cheio.
Logo depois, aos 20, o Tigre do Vale teve falta para cobrar na intermediária. A bola foi alçada na área de Cássio e Pedro Raul apareceu como zagueiro para interceptar. Porém, o assistente já havia assinalado impedimento do ataque aurinegro.
A melhor oportunidade do Corinthians, até então, veio aos 23 minutos. Pedro Raul fez muito bem o pivô na entrada da área, girou bonito e saiu cara a cara com Jordi. O centroavante buscou a finalização no canto do goleiro adversário, mas acertou o lado de fora das redes do Novorizontino.
No lance seguinte, o Timão sofreu falta na entrada da área. Romero cobrou colocado levou muito perigo ao goleiro Jordi, acertando o lado de fora das redes, mas quase mandando no ângulo.
O jogo era todo do Corinthians neste momento, e o time chegou com perigo novamente aos 29 minutos. Matheus Araújo ligou com Gustavo Silva pela direita, o atacante arrancou na ponta e devolveu para o meio-campista, que recebeu dentro da área, bateu rasteiro de primeira e viu a bola raspar o pé da trave de Jordi.
Já aos 31, Raniele sofreu o primeiro cartão amarelo do jogo após cometer falta. Aos 34, Fagner fez boa jogada individual pela direita e foi parado com falta. Após a cobrança, Raul Gustavo cabeceou para fora. Quatro minutos depois, Willean Lepo avançou pela direita, ganhou a marcação e chutou errado, pela linha de fundo.
Matheus Delgado Candançan acrescentou três minutos neste primeiro tempo.
Primeiro gol do Novorizontino: o tempo de acréscimo foi suficiente para o Novorizontino ir para o intervalo ganhando de 1 x 0. Willean Lepo levantou na área e Jenison cabeceou no canto de Cássio, sem chances para o goleiro do Corinthians. O atacante do Novorizontino, assim, encerrou uma seca de quase um ano sem balançar as redes.
Antes de Candançan encerrar a primeira etapa, o Corinthians ainda teve chance de empatar após Maycon conseguir escanteio, cobrado na cabeça de Raniele. O camisa 14, porém, finalizou mal. Logo em seguida, a arbitragem colocou ponto final nos primeiros 45 minutos de jogo.
Segundo tempo
O Corinthians retornou para o segundo tempo sem alterações, enquanto Eduardo Baptista colocou Geovane no lugar de Isack Pelé no Novorizoontino. A primeira chegada da etapa final foi do time aurinegro em escanteio, mas Cássio saiu do gol e segurou sem perigo.
Segundo gol do Novorizontino: com apenas três minutos do segundo tempo, o Tigre do Vale ampliou a vantagem. Romulo recebeu ótimo passe de Geovane por cima da zaga alvinegra, ganhou na disputa com Raul Gustavo e chutou na saída de Cássio. Devagarinho, a bola tocou na trave e parou em cima da linha, se oferecendo para Jenison só chegar e empurrar para o fundo das redes.
Os comandados de Mano Menezes tentavam colocar a cabeça no lugar para esboçar alguma reação na Neo Química Arena.
As primeiras substituições de Mano Menezes aconteceram aos 11 minutos. Raniele, Matheus Araújo e Gustavo Silva deixaram o campo para as entradas de Fausto Vera, Matías Rojas e Yuri Alberto.
Terceiro gol do Novorizontino: Willian Lepo recebeu em boas condições na direita e cruzou na pequena área. Ninguém do Corinthians chegou afastando, e Jenison apenas empurrou para marcar o terceiro gol do Novorizontino no jogo.
Pouco depois de sofrer o hat-trick de Jenison, o Timão teve falta para cobrar no campo ofensivo. Matías Rojas, de longe, bateu direto, tentando encobrir Jordi, e levou perigo ao goleiro adversário. A bola até balançou as redes do Tigre do Vale, mas pelo lado de fora. Neste momento, o Corinthians não conseguia esboçar reação.
Eduardo Baptista, então, fez mais mudanças, colocando Reverson, Neto Pessoa e Waguininho. Os três substituíram Danilo Barcelos, Jenison e Marlon, respectivamente.
Mano Menezes percebeu que a dupla Pedro Raul e Yuri Alberto não encaixou, e promoveu novas alterações aos 25 minutos. O camisa 20 deu lugar para o garoto Wesley, enquanto Fagner pediu substituição, sendo trocado por Léo Mana.
Primeiro gol do Corinthians: logo após as novas alterações de Mano Menezes, o Corinthians chegou ao empate com dedo do treinador. Wesley, no primeiro lance em campo, fez grande jogada individual pela esquerda e finalizou colocado de fora da área, acertando a trave. No rebote, Romero deu assistência de cabeça para Yuri Alberto, que encerrou seca de três meses sem marcar um gol.
O gol de Yuri Alberto acendeu esperanças ao Corinthians, que se lançou para o ataque. Matías Rojas entrou bem e era responsável por cobranças venenosas em faltas e escanteios, enquanto Wesley colocava fogo na defesa aurinegra pelo lado esquerdo do setor ofensivo alvinegro.
Enquanto isso, o Novorizontino já não subia mais para o ataque. Para segurar o resultado, Eduardo Baptista colocou Raul Prata na vaga de Willean Lepo.
Aos 43, Rojas viu Jordi adiantado e, de longe, tentou encobrir o goleiro do Novorizontino, que quase tomou um golaço, mas conseguiu segurar. Em seguida, Léo Mana sofreu cartão amarelo por reclamação. Dois minutos depois, Cássio também reclamou com a arbitragem e foi advertido.
Matheus Delgado Candançan deu sete minutos de acréscimos neste segundo tempo. O Corinthians seguia pressionando o Novorizontino e teve boas chances com chutes de Fausto Vera e Maycon, mas sem diminuir a desvantagem de dois gols. Portanto, o jogo se encerrou com derrota alvinegra por 3 x 1.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Mano Menezes promove alterações na escalação do Corinthians para encarar Novorizontino
Corinthians enfrenta Novorizontino em nova chance de encerrar sequência ruim no Paulista
Corinthians x Novorizontino: onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem
Manhã de azar e o Corinthians chega ao fundo do poço no Paulista, agora é recomeçar do zero na Vila diante do Santos em recuperação, o jogo foi ruim, a arbitragem também e a transmissão pelo Youtube caia toda hora. Deus abençoe que nossa equipe com Wesley e mais 10 (quem sabe Garro|) jogando mais compacta com calma e no contrataque comece a vencer contra tudo e todos, a favor da alegria da Fiel.