Corinthians quase tirou Pelé da Copa de 1958; entenda a história

Amistoso com o Corinthians marcou preparação da Seleção para a Copa na Suécia

Em uma noite de maio de 1958, o Corinthians entrava em campo no Pacaembu para enfrentar a Seleção Brasileira em um amistoso preparativo para a Copa do Mundo. Do lado alvinegro, grandes nomes como Luizinho e Bataglia. Já pelo selecionado nacional, ‘apenas’ Pelé, Djalma Santos, Garrincha e cia.

Foto: Getty Images

Dentro de campo, o jogo não parecia muito ‘amistoso’. A Fiel compareceu em peso e, mostrando apoio ao Timão, chegou até a vaiar a Seleção Brasileira. A disputa também foi para os jogadores. Em uma jogada, o lateral-esquerdo alvinegro, Ari Clemente, deu uma entrada dura em Pelé. O jogador precisou sair de campo. Pouco tempo depois, foi constatada uma lesão bem grave.

A contusão, inclusive, tirou o atacante das duas primeiras partidas da Copa do Mundo, disputada na Suécia, pouco tempo depois. Porém, o jovem Pelé conseguiu se recuperar e estrear a tempo de ajudar o Brasil a se tornar campeão do mundo pela primeira vez de sua história.

Ficha técnica

Corinthians 0x5 Seleção Brasileira

Amistoso Internacional

21 de maio de 1958

Estádio do Pacaembu

Corinthians: Aldo, Olavo, Ari Clemente, Cássio, Walmir, Benedito, Bataglia, Luizinho, Índio, Rafael e Zague. Técnico: Cláudio. Substitutos: Idário, Homero e Paulo.

Seleção Brasileira: Gilmar, Djalma Santos, Belini, Nilton Santos, Zito, Orlando, Garrincha, Didi, Mazzola, Pelé e Pepe. Técnico: Vicente Feola.

Gols: Mazolla (37′), Pepe (56′ e 57′) e Garrincha (81′ e 83′)

Por Gabriel Gonçalves / Redação da Central do Timão

Notícias do Corinthians

Rolar para cima