- Por Kennedy Cardoso / Redação Central do Timão
O Corinthians está no mercado da bola buscando reforços para 2022, sobretudo um centroavante e um zagueiro. Entretanto, além de chegadas, algumas saídas também devem ocorrer na próxima temporada, já que 13 jogadores com contratos profissionais têm vínculos que se encerram no ano que vem.
A lista inclui alguns titulares absolutos sob o comando de Sylvinho, outros jovens da base e até emprestados, que estão fora dos planos alvinegros para 2022. A Central do Timão detalha a situação de cada um deles:
Danilo Avelar
O zagueiro/lateral, de 32 anos, possui contrato vigente até 31 de dezembro de 2022 e já está ciente de que não seguirá no clube. O defensor está fora dos planos do Corinthians desde que cometeu ato racista em um jogo online, em julho deste ano.
Além disto, Avelar se recupera de grave lesão no joelho desde outubro de 2020. O jogador está procurando um novo destino no mercado da bola e recebeu propostas de Coritiba e Cruzeiro recentemente. Seu futuro deve ser definido nas próximas semanas.
Fábio Santos
Titular absoluto sob o comando de Sylvinho e um dos principais líderes do atual elenco, o lateral-esquerdo de 36 anos possuía contrato somente até o fim deste mês, mas renovou recentemente por mais um ano e, a princípio, segue no clube até 31 de dezembro de 2022.
O veterano ainda não definiu seu futuro, e não descarta uma aposentadoria após o fim da próxima temporada. Em entrevista coletiva há algumas semanas, o jogador disse que está “na parte final” de sua carreira como profissional.
“Chegando na parte final da minha carreira. Ainda não decidi se vou jogar mais dois anos ou se o ano que vem será o último. Então venho trabalhando para seguir essa rotina de jogos, sei que vai ser um ano complicado. Vou ver jogo a jogo, mês a mês, para ver como chego no final de 2022″, disse Fábio Santos.
Gil
Também titular absoluto com Sylvinho, Gil, de 34 anos, vinha sofrendo críticas de parte da imprensa e da torcida até o início da última temporada, mas recuperou o bom futebol após a chegada do atual treinador e terminou o ano como jogador de linha com mais jogos do elenco. Seu contrato também é válido até 31 de dezembro de 2022.
Em grande fase e formando boa dupla de zaga ao lado de João Victor, há a possibilidade do veterano estender seu contrato por mais uma ou duas temporadas. Uma aposentadoria ao fim do próximo ano parece bem improvável neste momento, assim como uma negociação.
Gabriel
O volante de 29 anos conviveu com momentos mais baixos do que altos na última temporada, sendo alvo constante de críticas de parte da torcida e da imprensa.
No Corinthians há cinco temporadas, o jogador também possui vínculo até 31 de dezembro de 2022 e, se não surgir nenhum negócio que seja bom para ambas as partes até lá, há a possibilidade de seu contrato ser renovado por mais algumas temporadas.
Ramiro
O volante, também de 29 anos, está emprestado ao Al Wasl, dos Emirados Árabes, até julho do ano que vem. O clube árabe possui a preferência de compra do jogador, com valor fixado em 4 milhões de dólares (R$ 22,7 milhões na cotação atual).
Caso não seja adquirido em definitivo pelos emiradenses, o jogador deve procurar um novo clube no mercado da bola. Uma possível reintegração ao elenco alvinegro em julho parece improvável neste momento. Seu contrato com o Timão vai até 31 de dezembro de 2022, e dificilmente será renovado.
Sornoza
Emprestado ao Independiente Del Valle e campeão equatoriano no começo deste mês, o meio-campista negocia um novo empréstimo com o clube de Sangolquí, desta vez válido até o fim de seu contrato com o Corinthians, que vai até 31 de dezembro de 2022.
A equipe equatoriana já manifestou o desejo de manter o jogador. O Timão, por sua vez, prefere vendê-lo, mas aceita um novo empréstimo desde que receba um valor em troca.
André Luis
Emprestado ao Atlético-GO desde março e com contrato com o Dragão somente até o próximo dia 31, o atacante recebeu uma sondagem da Coreia do Sul nas últimas semanas, e pode voltar ao país onde defendeu o Daejeon Hana Citizen por seis meses em 2020.
Um novo empréstimo em 2022 também pode ocorrer, assim como uma venda. Aos 24 anos, o atleta possui vínculo com o Corinthians até 31 de dezembro do ano que vem.
Rafael Bilu
O atacante, de 22 anos, está emprestado ao Juventude e está fora dos planos do Corinthians para 2022. A tendência é que um novo empréstimo seja oficializado para a próxima temporada
Marquinhos
Fora dos planos do Corinthians para a próxima temporada, o atacante está próximo de ser emprestado ao Cuiabá. A tendência é que o jogador seja cedido até dezembro de 2022, quando seu contrato se encerra com o Timão.
O jogador de 24 anos chegou a receber uma consulta do Sport, clube que defendeu entre janeiro de 2020 e junho 2021, mas queria seguir atuando na Série A. Sendo assim, Juventude e Cuiabá procuraram o atleta, que, por sua vez, viu as conversas avançarem com o Dourado.
Thiaguinho
O volante de 24 anos possui contrato até 31 de dezembro de 2022. Ele atuou em alguns jogos na equipe sub-23 nesta temporada, sob o comando de Danilo, mas não recebe oportunidades no profissional desde janeiro de 2019. Uma renovação parece bem improvável neste momento, e o jogador pode ser negociado em definitivo ou por empréstimo em 2022.
Richard
O volante de 27 anos atuou emprestado no Athletico-PR em 2021, onde foi titular na maior parte da temporada. Ele possui contrato com o Corinthians até 31 de dezembro de 2022, e está próximo de ser cedido ao Ceará, como ele mesmo revelou. A tendência é que o atleta seja emprestado até o fim de seu vínculo com o Timão, que não deve ser renovado.
João Pedro
O lateral-direito de 25 anos chegou ao Corinthians em agosto de 2021, por empréstimo junto ao Porto, de Portugal, para ser o reserva imediato de Fagner. Desde então, recebeu apenas uma oportunidade, quando entrou no segundo tempo no jogo contra o Ceará, no Castelão, pelo Brasileirão.
Seu contrato com o clube alvninegro é válido apenas até 30 de junho do ano que vem, e uma renovação parece improvável neste momento.
Ruan Oliveira
Sem entrar em campo desde 26 de agosto de 2020, ainda sob o comando de Tiago Nunes, o meio-campista de 21 anos se recupera de grave lesão no joelho. A partir do próximo dia 30, o jogador já poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe, mas deve ter o vínculo renovado com o Timão.
Veja mais:
Sondagem árabe por Gabriel não avança, e volante deve seguir no Corinthians em 2022
Grêmio espera confirmação do Corinthians para anunciar Janderson
Dois jogadores com chances de renovação me chamaram atençao. Positivamente, Ruan Oliveira e negativamente gabriel que como dito no artigo, se nao aparecer negócio, haverá renovaçao por mais algumas temporadas. Papagaiada!! Depois que ele começou querer ser midiático perdeu a concentraçao. Nem deveria se cogitar renovaçao. Porém, ao que parece, ele é bem relacionado no clube!