O Corinthians entra em campo na noite desta terça-feira, 29, em busca de um recorde na Copa Sul-Americana. Em caso de classificação contra o Estudiantes, no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, pela volta das quartas de final, o Timão vai se tornar o clube brasileiro que mais eliminou times argentinos na história da competição continental.
Disputada desde 2002, a Copa Sul-Americana conta com participação do Corinthians pela oitava vez. O clube esteve na competição em 2003, 2005, 2006, 2007, 2017, 2019 e 2021, além de 2023. Nessas edições, o Timão eliminou três clubes argentinos: River Plate (oitavas de 2005), Racing (primeira fase de 2019) e Newell’s Old Boys (oitavas de 2023). O levantamento é da ESPN.
Portanto, em caso de classificação contra o Estudiantes, o Corinthians eliminaria um clube argentino pela quarta vez na Copa Sul-Americana, algo que seria um recorde para times brasileiros na competição, ao lado do São Paulo. O Tricolor já passou por Boca Juniors (oitavas de 2007), Tigre (final de 2012), Rosario Central (primeira fase de 2018) e San Lorenzo (oitavas de 2023) na história do torneio.
Outras duas equipes do Brasil também somam três classificações contra argentinos na história da Copa Sul-Americana, assim como o Corinthians. O Internacional eliminou Rosario Central (oitavas de 2005), Boca Juniors (quartas de 2008) e Estudiantes (final de 2008), enquanto a Chapecoense passou por Independiente (oitavas de 2016), San Lorenzo (semifinal de 2016) e Defensa y Justicia (segunda fase de 2017).
Por outro lado, em caso de queda alvinegra nesta terça-feira, o Corinthians se tornaria o segundo clube brasileiro com mais eliminações (três) para argentinos na Copa Sul-Americana, igualando Atlético-MG e Goiás. Curiosamente, o São Paulo também lidera esse ranking, com quatro desclassificações para os hermanos. O Timão caiu para Lanús (oitavas de 2006) e Racing (oitavas de 2017).
Para igualar o São Paulo como clube brasileiro que mais eliminou argentinos na Copa Sul-Americana, o Corinthians precisa apenas de um empate no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, em função da vitória por 1 x 0 no jogo de ida contra o Estudiantes. Uma derrota alvinegra por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis. Triunfo argentino por dois ou mais gols classifica os Pincharratas.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Coração dividido: torcedora do Corinthians desde a infância é funcionária e sócia do Estudiantes
Três jogadores do Estudiantes sofrem lesões e serão desfalques em decisão contra Corinthians
Técnico e destaque do Corinthians projetam decisão contra o Santos na Copa do Brasil Sub-20
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados