- Por Tatiana Carvalho / Redação da Central do Timão
Neste sábado (04), o Corinthians disputa o primeiro jogo da final do Paulistão Feminino contra o São Paulo, no Morumbi. A partida de volta será na quarta-feira (08), na Arena Barueri. Caso se consagre campeão, esse será o terceiro título paulista do clube. Por conta disso, a Central do Timão separou como foram as últimas duas decisões do Timão no torneio.
2019
O primeiro título do Paulistão do Corinthians veio em 2019, após uma campanha perfeita no campeonato. Foram 20 jogos, 20 vitórias, 67 gols marcados e apenas sete sofridos. Vic Albuquerque foi a artilheira da competição, com 11 gols marcados.
A final do campeonato foi contra o São Paulo, assim como a desse ano. O jogo de ida foi no Morumbi, em uma partida muito disputada que acabou com o Corinthians vencendo por 1×0. O gol foi marcado por Crivelari, que recebeu em profundidade pelo lado direito e chutou cruzado para dar o triunfo ao Timão.
O jogo de volta foi disputado na Neo Química Arena, que contou com mais de 28 mil torcedores e estabeleceu o recorde de maior público de uma partida de futebol feminino no Brasil. Toda essa festa foi coroada com uma vitória por 3×0. No primeiro tento, Erika lançou para o ataque, Crivelari deu uma casquinha no meio de campo para Vic Albuquerque mandar de cobertura para o fundo das redes.
O segundo gol saiu após jogada de velocidade da Millene pela direita, que ao chegar perto da grande área tocou para trás e Juliete chegou batendo de primeira para ampliar o placar. O último gol saiu dos pés de Millene, que recebeu bola enfiada e mandou de primeira, contando com desvio da adversária para selar a vitória alvinegra.
2020
No ano seguinte, outro título para coroar uma campanha espetacular. Dessa vez, foram apenas 11 jogos disputados, por conta da pandemia da Covid-19 que alterou o calendário da competição. Mesmo com os empecilhos sanitários, o Timão conseguiu nove vitórias, um empate e uma derrota, 41 gols marcados e oito sofridos. Além de, novamente, ter a artilheira a competição, Gabi Nunes, que marcou 11 vezes.
A grande final foi disputada contra a rival Ferroviária, com o jogo da ida na Arena Barueri pela impossibilidade de mandar a partida na Neo Química Arena. O Corinthians saiu atrás na partida, após Adriana falhar o pênalti, as adversárias marcaram no contra-ataque. Isso não abalou a equipe, que conseguiu virar para 3×1, em apenas sete minutos.
O primeiro gol saiu após outro pênalti marcado, dessa vez Vic Albuquerque foi para a cobrança e converteu. Minutos depois, Zanotti lança Diany na área, que sozinha manda para o fundo das redes. Pra finalizar, Kati cruzou pela direita e Vic cabeceou para sacramentar o triunfo.
O segundo jogo foi disputado na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara. Sem grandes dificuldades, o Timão goleou por 5×0. A primeira vez que a equipe balançou as redes foi com Crivelari, que recebeu sozinha dentro da área e não perdoou. Logo em seguida, Diany fez o cruzamento e Erika subiu mais alto que todo mundo para deixar o dela.
O terceiro gol também foi de cabeça, dessa vez com Tamires. Antes da primeira etapa acabar, ainda deu tempo de Zanotti deixar Diany cara a cara com a goleira para transformar o jogo em goleada. Com o campeonato praticamente ganho, o Corinthians ainda marcou com Grazi para deixar a festa ainda mais bonita.
Veja também:
Corinthians não quer deixar para o ano que vem e busca fechar com um centroavante ainda em 2021