Jogo começou equilibrado, mas o time carioca deslanchou na sequência; Timão reage no fim, as bolas voltaram a cair, mas não foi suficiente
Diante de 4.100 torcedores que lotaram o Ginásio Wlamir Marques, o Corinthians foi derrotado pelo Botafogo, na disputa pelo troféu da Liga Sul-Americana de Basquete. O alvinegro do Rio venceu o Timão por 74 a 70, em jogo realizado na noite desta sexta-feira (13).
A derrota do Corinthians veio após sequência de três partidas: vitória fora de casa no 1º jogo e 2 derrotas nos jogos seguintes na conta do alvinegro paulista. No placar agregado, deu Botafogo 2 a 1.
A Partida
O time corinthiano sofreu com a pressão imposta pelo Botafogo, nos dois primeiros quartos principalmente. Somente a partir do terceiro quarto, o Corinthians esboçou reação, com a entrada de Fischer. No último quarto, o Botafogo perdeu a vantagem de 16 pontos e chegou a ser ultrapassado pelo Corinthians, porém o clube carioca se impôs novamente no jogo e conseguiu segurar o resultado necessário para a vitória.
O jogo começou sem diferenças técnicas entre os times, com organização defensiva, tornando o lado ofensivo menos eficiente da parte das duas equipes. A equipe botafoguense chegou a abrir 12 pontos de vantagem e fechou o quarto com vantagem de 21×12 sobre o Corinthians.
No segundo período, Robinson voltou incendiando a partida pelo lado corinthiano, trazendo mais força e equilíbrio para a disputa, acertando uma bola de 3 e diminuindo a desvantagem em relação ao Botafogo, porém, não foi suficiente pois a equipe carioca se reorganizou defensivamente e conseguiu abrir vantagem para 9 pontos de diferença.
O terceiro período começou com as duas equipes reforçando o sistema defensivo, porém com lances individuais destacando o Botafogo. Quando o Corinthians diminuiu a desvantagem para 11 pontos, os cariocas pediram tempo. Após a retomada, Fuller foi para cima e liderou o ataque corinthiano, porém, o time não teve sucesso nas tentativas de três. O período terminou em vantagem carioca de 58 a 44.
O final do jogo foi marcado por troca de faltas, o Corinthians chegou a empatar, mas o Botafogo teve mais eficiência ao cobrar os lances livres e assim garantiram o título marcando a estreia dentro do torneio com um jogo notório.
O Timão volta à quadra na próxima quinta-feira (19) pelo NBB. O adversário é o Lobos Brasília, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF). A partida está marcada para as 20 horas e vai ser transmitida pelo DAZN. O Lobos é o 12º colocado na tabela do NBB enquanto o Corinthians ocupa a 5ª posição.
Por Omar Chaaban