Timão entra desconcentrado, muda de postura no segundo tempo, mas perde para o Fluminense e cai de posição na tabela ficando na oitava colocação
Na tarde deste domingo (8), o Timão recebeu o Fluminense em casa e acabou saindo derrotado por 2 a 1 com dois gols do jovem Evanilson. A partida foi válida pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro de 2019.
A Fiel, mais uma vez, compareceu para se despedir do time neste ano. Porém, nem os mais de 36 mil corinthianos pareceram suficientes para motivar uma equipe ainda carente de uma série de características. Agora, é férias. O Timão só volta a campo no dia 15 de janeiro pela Florida Cup, contra o New York City. Até lá, a Fiel sentirá saudade do Corinthians em campo, torcendo para que as mudanças tragam novos ventos para os lados de Itaquera.
Primeiro Tempo
A partida começou bem movimentada, com Love e Janderson participativos. Em menos de 5 minutos, três chegadas importantes contra a meta Tricolor. Porém, um lance evidenciou uma fraqueza corinthiana em 2019: a troca de passes entre os zagueiros e o goleiro. Após bola recuada na fogueira, Cássio concede lateral aos cariocas, Nenê recebe o arremesso e cruza na área. Evanilson antecipa Marllon e marca o primeiro gol do jogo.
Após o tento negativo, o Timão pareceu sentir o impacto e diminui bastante o ímpeto do início. Com uma equipe desconcentrada, principalmente na zaga, e erros corriqueiros de passes e lançamentos, o time sobreviveu das jogadas de Mateus Vital. Aos 17, cortando pelo centro, o meia jogou longe do gol. Aos 25, a bola trisca a trave e sai. Pouco depois, aos 27, em um bate-rebate na área, a bola sobra para Evanilson que marca um golaço. O VAR entra em ação por um possível impedimento, que não é marcado e o gol dos cariocas, validado. Daí para frente, mais chute errado do Vital e tentativa de cabeceio do lateral Carlos Augusto. Lance que, inclusive, motivou sua saída já no intervalo.
Segundo tempo
Com o placar duplamente negativo, Dyego Coelho mexeu no time. A já conhecida saída de Urso deu lugar a Jadson. Carlos Augusto sentiu no lance citado e ficou no vestiário, Lucas Piton assumiu a lateral. O segundo tempo começou do mesmo jeito, com falta de criatividade do Corinthians. As jogadas ficaram nos pés de Jadson, que tentou bater de fora da área, mas sem sucesso. Aos 8 minutos, após cruzamento de Fagner, Gilberto quase faz contra, mas para em boa defesa do goleiro Marcos Felipe. Boselli, pouco participativo e sem movimentação, dá lugar a Gustavo. Com poucos minutos em campo, mais precisamente aos 17 do segundo tempo, o atacante recebe cruzamento açucarado de Piton e faz um com a sua especialidade: o cabeceio.
Após diminuir o placar, o Corinthians tentou marcar sob pressão e deu espaço para os contra-ataques. Aos 22, Nenê bate falta perigosa contra a meta de Cássio. Aos 28, após uma bela jogada de Gustavo e chute de Jadson, os corinthianos reclamam de pênalti. Porém, o VAR não marca. O recurso, inclusive, volta a ser utilizado três minutos depois. Após cruzamento de Love, Gustavo cabeceia bem na trave, Jadson fica com a sobra e é derrubado pelo goleiro tricolor. O juiz de campo marca pênalti. O VAR é acionado e chama o árbitro para a tela, que vê falta de Janderson no início da jogada e anula a marcação. Daí para frente, nada demais.
Mesmo com o Gil de centroavante, o Corinthians padeceu com decisões erradas e chutes travados. Após 6 minutos de acréscimos, a partida se encerra com a derrota alvinegra dentro de casa. O Corinthians encerra sua participação no Campeonato Brasileiro 2019 com 56 pontos, na 8ª posição na tabela, pois foi ultrapassado pelo Internacional, com 57 que venceu o Atlético MG em Porto Alegre. O Timão vai receber, da CBF, uma premiação de R$ 21.400.000,00 pela 8ª posição.
Tarde para dar adeus ao time e, provavelmente, a alguns jogadores. A lista de dispensa vem aí e o início de um novo ano, também.
Até mais, Corinthians!
FICHA TÉCNICA:
Estatísticas finais do Corinthians no jogo:
51% de posse de bola
15 finalizações
4 chances reais de gol
17 cruzamentos
571 passes certos
34 passes errados
20 desarmes
8 roubadas de bola
CORINTHIANS x FLUMINENSE – CAMPEONATO BRASILEIRO
Local: Arena Corinthians
Data: 8 de dezembro de 2019, domingo
Horário: 16 horas
Árbitro: Rodrigo Dalonso Ferreira/SC
Assistentes: Alex dos Santos e Thiago Americano Labes / SC
VAR: Bráulio da Silva Machado / SC
Cartões amarelos: Nenê , Evanilson, Igor Julião (FLU) – Gil (COR)
Cartão vermelho: Nenhum
Gols Fluminense: Evanilson, aos 7 e aos 27 minutos do 1T
Gol Corinthians: Gustavo, aos 17 minutos do 2T.
CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Marlon, Gil, Carlos (Lucas Piton), Gabriel, Jr Urso (Jadson), M Vital, Janderson, Vagner Love e Boseli (Gustavo).
Técnico: Dyego Coelho
FLUMINENSE: Marcos Felipe; Gilberto, Nino, Luccas Claro e Igor Julião; Yuri, Caio Henrique, Daniel (Miguel), Nenê e Marcos Paulo (Wellington Nem); Evanilson (Pablo Dyego).
Técnico: Marcão
Público total: 36.972 pessoas
Público pagante: 36.316 pessoas
Renda: R$ 1.771.788,90
Por Gabriel Gonçalves
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados