- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Em partida marcada pelos 500 jogos do goleiro Cássio com a camisa Alvinegra, o Corinthians foi a Salvador, onde enfrentou o Bahia pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro e sofreu revés por 2×1. O gol Alvinegro foi do volante Gabriel.
Um começo morno, com paradas a todo momento e a arbitragem demorando muito na comunicação com o VAR, o Corinthians ditou o ritmo da partida, espremendo o Bahia na sua pequena área, mas foi pouco efetivo. Aos 20 minutos, Mosquito teve ótima oportunidade, após lançamento de Cantillo e passe de cabeça de Jô, mas chutou para fora. Oito minutos depois, Araos avançou pela esquerda, achou Jô na entrada da área, o camisa 77 dominou e bateu, mas Douglas se agigantou e fez uma grande defesa. O Corinthians dominava, mas vacilou e foi o Bahia que abriu o placar. Aos 30 minutos, na primeira chegada do time baiano à área do Corinthians, Rossi cobrou falta da direita, Cássio tirou de soco e, na sobra, Ronaldo chutou cruzado e na sobra, Gilberto desviou de cabeça para fazer 1×0 para os donos da casa.
O Timão foi em busca do empate, Araos ainda marcou, após cobrança de escanteio, mas a arbitragem anulou marcando impedimento. Aos 48, novo vacilo Alvinegro. Fábio Santos fez um passe errado, Bruno Méndez não conseguiu dominar e viu o Bahia puxar contra-ataque. Em nova falha na zaga, Juan Ramírez driblou Gil e Fábio Santos e chutou por baixo de Cássio. O Corinthians foi para o intervalo perdendo por 2×0.
Na volta para o segundo tempo, precisando reverter um placar com dois gols de diferença, o Corinthians voltou tentando pressionar. Mas, novamente foi o Bahia que exigiu de Cássio uma grande defesa. Logo em seguida o Corinthians foi para cima e quase marca aos quatro minutos. Aos 10 foi a vez de Gil quase marcar de cabeça. Aos 16 minutos o técnico Vagner Mancini faz a primeira mudança no time. Entra Gabriel Pereira para saída de Gustavo Mosquito. Um minuto depois, Gabriel recupera a bola no campo de ataque, avança na entrada da área e arrisca o chute. Douglas se estica e de tapinha manda para fora. Aos 25, Mancini saca Fábio Santos para entrada do zagueiro Raul Gustavo, e Araos para entrada do atacante Jonathan Cafú.
O Corinthians teve muita dificuldade para criar, só melhorou com a entrada de Gabriel Pereira. O garoto avança pela direita, dribla o marcador e toca em profundidade para Gabriel, que chega batendo por baixo de Douglas para diminuir para o Corinthians aos 26 minutos. Foi o primeiro gol de Gabriel na temporada, o quinto dele em 187 partidas pelo Timão.
Aos 29, Jô recebe de Jonathan Cafu na grande área, na linha de fundo, e bate cruzado para ninguém, desperdiçando uma grande chance de empatar a partida. Aos 36, Mancini tira Vital e Cantillo e manda Éderson e Camacho para o campo. Aos 41, Gabriel Pereira recebe na direita, faz boa jogada individual e cruza rasteiro na área buscando Gabriel, mas o árbitro marca falta do volante no goleiro do Bahia. Com oito minutos de acréscimo, o Corinthians intensificou a pressão na reta final. Mas o Bahia conseguiu segurar essa importante vitória em casa.
Com o resultado adverso, o Timão estaciona nos 45 pontos agora em 32 jogos, na nona colocação, na tabela e vê o G6 se distanciar cada vez mais. O próximo compromisso do Corinthians é na quarta-feira (03), às 21h30, na Neo Química Arena, pela 34ª rodada do Brasileirão.