- Por Ciro Hey / Redação Central do Timão
O Corinthians encerrou o primeiro turno do Brasileirão sem conseguir repetir nenhuma formação. Com trocas de treinadores, lesões, suspensões e convocações para seleções, neste sábado (07), contra o Atlético-GO já serão 20 partidas do torneio sem repetir a escalação.
Durante o Campeonato Brasileiro, o Timão foi dirigido em oito oportunidades por Tiago Nunes, sete por Dyego Coelho e quatro com o novo técnico Vagner Mancini.
Os desfalques do Corinthians na temporada:
Nove jogadores suspensos na competição;
Três atletas convocados para seleções;
Oito atletas titulares lesionados;
Dois barrados por resultados positivos no teste de Covid.
Dentre os jogadores que já foram titulares e se lesionaram, estão Danilo Avelar e Gustavo Mantuan (que não atuarão mais na temporada), Fagner, Camacho, Mauro Boselli, Everaldo, Xavier, Jô, além de Gil e Léo Natel que não viajaram com a delegação para o jogo contra o Atlético-MG, depois dos resultados de testes para COVID-19 darem positivo.
Cantillo e Otero também foram desfalques, convocados por suas seleções.
Gustavo Mantuan convocado pela Seleção Brasileira Sub-20 e posteriormente lesionado (conforme acima).
Vagner Mancini assumiu o Corinthians há menos de um mês. Desde que chegou, há 24 dias, comandou a equipe em seis partidas, sendo quatro pelo Brasileirão e duas pela Copa do Brasil.
Quando chegou, Mancini já não contava com Danilo Avelar, que havia rompido os ligamentos do joelho e com Raul Gustavo que ainda cumpria suspensão e em seguida se lesionou, ficando liberado somente nesta semana.
Em seu primeiro jogo, diante do Athletico-PR, Jô teve que ser substituído em campo após sofrer uma contratura na panturrilha e teve o zagueiro Bruno Méndez expulso.
No jogo contra o Vasco não teve Otero, suspenso por cartão amarelo e Lucas Piton e Léo Natel, com dores musculares. Em seguida, Gustavo Mantuan desfalcou a equipe por convocação pela Seleção Sub-20, onde lesionou o joelho, o que o levou à cirurgia e não retorna mais nesta temporada. Mauro Boselli ficou fora por lombalgia.
Neste sábado (07), novo desafio espera por Mancini. O Corinthians enfrenta o Atlético-GO em Goiânia e o treinador não poderá contar com o meia Cazares, substituído na partida de ontem contra o América-MG e diagnosticado com estiramento na coxa. O meia vai desfalcar o time por três a quatro partidas.
As notícias boas são as voltas de Fábio Santos, Otero e Gustavo Silva, que não puderam atuar nos dois jogos da Copa do Brasil.
Porém, logo a seguir, na 21ª rodada, Mancini enfrenta o Atlético-MG e não pode escalar nem Otero nem Fábio Santos (e Cazares). Uma cláusula contratual determina a impossibilidade dos atletas serem utilizados em jogos com a ex-equipe.