Corinthians já tem números melhores, mesmo sem vencer

Desde que Carille usa dois meias e um volante, time criou mais, porém sofreu mais na defesa

Foto: ©Rodrigo Gazzanel / Ag. Corinthians

O Corinthians, quinto colocado com 44 pontos, vai receber o Santos, terceiro na tabela com 51 pontos, neste sábado (26). O técnico Fábio Carille terá a volta de Júnior Urso recuperado de lesão. O último jogo do volante coincide com a última vitória do Timão, contra a Chapecoense.

Desde a lesão do volante, Carille deixou o time mais ofensivo, o meio campo que antes tinha dois volantes e um meia, Ralf, Urso, Sornoza ou Vital, passou a ter os dois meias atuando, com Ralf na contensão.

Com mais poder de fogo, o Corinthians foi melhor quando comparado à sua última vitória? Vamos ver os números:

Quando derrotou a Chapecoense fora de casa por 1 a 0, o Corinthians teve 48.5% da posse de bola, finalizou 10 vezes sendo apenas duas em gol e trocou 309 passes, errando 36.

Posse de bola
Dos cinco jogos sem vitória, apenas em duas oportunidades o Timão teve mais posse de bola quando comparado ao jogo da Chape. Contra o Goiás, a equipe teve 56% do jogo com a redonda no pé e diante do Cruzeiro ficou 54.3% com o domínio da pelota.

Nos jogos contra o Grêmio, Athletico Paranaense e São Paulo, o Corinthians teve menos a bola que seus adversários e também foi inferior a posse na partida da Arena Condá.

Finalizações
A derrota diante do São Paulo foi o único jogo que o Timão finalizou menos vezes que as 10 tentativas na sua última vitória. No confronto contra o Athletico PR, o Corinthians chutou as mesmas 10 vezes, porém acertou o gol em quatro oportunidades, duas a mais que o jogo em Chapecó.

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

No empate diante do Grêmio e na derrota para o Cruzeiro, o Corinthians chutou a gol 12 vezes, acertou duas diante do time do Sul e cinco contra os mineiros. Já no duelo em Goiânia, o Timão finalizou 16 vezes, mandando seis no alvo.

Em contra partida, ser mais ofensivo permite que os adversários cheguem mais na meta corintiana. A Chape chutou 13 vezes ao gol de Cássio acertando cinco, nos cinco jogos depois, apenas o Athletico finalizou a mesma quantidade, os outros quarto chutaram mais vezes. Grêmio e São Paulo 18 vezes, Goiás 14 e Cruzeiro 15.

Passes
Jogando com dois meias, Sornoza e Vital, permitiu que o Timão trocasse mais passes em quatro dos últimos cinco jogos, do que os 309 no jogo contra a Chapecoense. A única partida com um número inferior foi no empate diante do Athletico, que o Corinthians tocou apenas 293 vezes.

Diante do Grêmio foram 311, na derrota para o tricolor o Timão trocou 456 passes, 358 contra o Goiás e na última partida em casa foram 439.

Nos dois últimos confrontos foram os únicos que o Coringão errou mais passes, porém com um número muito superior ao tocar a bola.

Os números tem melhorado mesmo sem a vitória. Mas, tudo indica que Júnior Urso volte ao time, sendo assim, naturalmente, a equipe teria mais força defensiva do que ofensiva.

O Timão joga na Arena Corinthians, contra o Santos neste sábado (26), às 17 horas.

Por Vini Bonadie

Rolar para cima