Timão se utilizou de suas redes sociais para parabenizar os profissionais e relembrar figuras ilustres ligadas à sua história
No dia em que se comemora o Dia do Jornalista, o Corinthians homenageou todos os profissionais da área, utilizando-se de suas redes sociais. O Clube fez questão de destacar que são profissionais que estão na linha de frente trazendo informações à população sobre o momento de angústia que o mundo passa, pela pandemia do coronavírus.
Com montagem de manchetes de sites, jornais e revistas relembrando grandes conquistas do Clube, o Timão publicou em seu Twitter e Facebook:
“Responsáveis por comunicar feitos históricos do Timão, os jornalistas estão na linha de frente nesta guerra contra a pandemia, trazendo informações diárias sobre os cuidados que a população deve ter. Nossa homenagem a todos os profissionais da imprensa neste #DiaDoJornalista”.
Através do Instagram, o Timão foi além. Além de publicar uma imagem do Dr. Osmar, que era médico, jornalista, locutor e comentarista esportivo, uma marcante entrevista de Sócrates a Fausto Silva, durante a época denominada de Democracia Corinthiana, também foi lembrada.
Origem da data
O dia do jornalista foi criado no dia 7 de abril de 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A data foi estabelecida por alguns motivos.
Um deles é que, no dia 7 de abril de 1908, foi criada a própria ABI. Idealizada pelo jornalista Gustavo Lacerda, a associação situa-se no Rio de Janeiro e é um centro de ação que tem como objetivo assegurar os direitos à classe jornalística.
Líbero Badaró
O principal motivo da criação do Dia do Jornalista está intimamente ligado a um episódio da História do Brasil. A data foi designada em homenagem ao jornalista e médico Giovanni Battista Líbero Badaró, morto no dia 22 de novembro de 1830.
O profissional participou de diversas lutas a favor da independência do Brasil. Além disso, Badaró era proprietário do jornal Observador Constitucional e um dos principais motivadores da liberdade de imprensa.
Líbero Badaró teve uma morte misteriosa, mas, segundo a história, inimigos políticos atentaram contra a sua vida. O falecimento dele causou descontentamento à população e culminou na abdicação do trono de Dom Pedro I justamente no dia 7 de abril de 1831.
Por Redação da Central do Timão