- Por Ciro Hey / Redação Central do Timão
O Corinthians havia projetado uma receita de R$ 66 milhões em negociações de atleta em 2020. Com oito vendas e um empréstimo, o clube faturou aproximadamente 139,9 milhões de reais na temporada.
Pedrinho:
O atleta foi negociado com o Benfica no início do ano por 20 milhões de euros. Mesmo com o reajuste, por conta da devolução de Yony González, o Timão ainda irá faturar 18 milhões de euros, e com a alta da moeda europeia, na cotação de hoje (22), totalizaria mais 119 milhões de reais. Por seu percentual (70%), receberá 83,5 milhões de reais.
Carlos Augusto:
Recentemente o Corinthians negociou o lateral-esquerdo titular, Carlos Augusto, com o Monza-ITA. O negócio foi fechado em 4 milhões de euros por 40% do passe. Na cotação atual, o valor é estimado em 26,5 milhões de reais.
Pedro Henrique e Richard:
Em julho, o clube do Parque São Jorge fechou uma negociação com o Athletico Paranense envolvendo Pedro Henrique e Richard. Richard foi emprestado até final de 2021 por 500 mil euros, enquanto Pedro Henrique foi negociado em definitivo por 1 milhão de euros. O valor total alcançou 9,9 milhões de reais.
Gustagol:
Dividido em várias fatias, Gustagol ainda rendeu um bom dinheiro ao Timão. Após comercializar 15% do atleta, no empréstimo para Internacional no início do ano, por 1,5 milhão, o Corinthians vendeu o atleta ao clube sul-coreano Jeonbuk Motor, por 3 milhões de dólares (16,8 milhões de reais). Como o Corinthians possuía 30% do atleta, lhe sobrou aproximadamente 5 milhões de reais na negociação. Totalizando 6,5 milhões de reais pela totalidade de seus 45%.
André Luiz:
Detentor de 50% do atacante André Luiz, o Timão negociou o jogador com o clube sul-coreano Daejeon Hana Citizen, por 2,2 milhões de dólares (11 milhões de reais). Arrecadou metade do valor, totalizando 5,5 milhões de reais por seu percentual.
Clayson e Junior Urso:
O Corinthians negociou o atacante Clayson com o Bahia por 3 milhões de reais, e o volante Junior Urso com o Orlando City dos Estados Unidos, por 3,5 milhões de reais. As tratativas ocorreram no final de 2019, mas só foram anunciadas em 2020. Totalizaram 6,5 milhões de reais para o caixa alvinegro.
Claudinho:
O Timão detinha 50% do passe do atacante Claudinho, e negociou com o Bragantino seu percentual por aproximadamente 1,5 milhões de reais no início do ano.
Vale lembrar que entre 2016 e 2018, a média de receitas em negociações de atletas do clube foi de 120 milhões de reais. Em 2019, o clube faturou apenas 45 milhões de reais em transações.
Para 2021, o Alvinegro fez uma previsão bastante conservadora. Para que fique próximo à meta estipulada pelo Clube, a previsão orçamentária para o próximo ano projeta cerca de R$ 70 milhões de receita com a venda de jogadores.