Mesmo com duas vitórias consecutivas na Neo Química Arena, o Corinthians fechou o ano de 2020 com o aproveitamento mais baixo dentro do local, desde que a nova casa foi inaugurada, em 2014.
Após viver altos e baixos na temporada, com trocas de técnicos e, principalmente, sem a presença da Fiel Torcida, fator de desequilíbrio a favor do Timão em toda sua história, por conta da pandemia do coronavírus Covid-19, o Corinthians teve desempenho abaixo da média em relação aos anos anteriores.
Em 23 jogos da equipe no ano dentro da Neo Química Arena, foram dez vitórias corinthianas, oito empates e cinco derrotas, culminando no aproveitamento mediano de 55%. O Alvinegro marcou 28 gols e sofreu 23, saindo sem sofrer gols em apenas oito oportunidades.
O atacante argentino Mauro Boselli, cujo contrato vence em 31 de dezembro deste ano, terminou o ano como artilheiro da equipe dentro da arena na temporada, com apenas cinco gols marcados, três deles contra o Botafogo-SP, na primeira rodada do Paulistão 2020.
Em contrapartida, com gol da vitória marcado sobre o Goiás, o atacante Jô chegou a 20 gols marcados no local, desde sua segunda passagem pelo Corinthians, em 2017, ficando apenas a sete tentos de igualar a marca de Ángel Romero como maior artilheiro da história da Arena, que possui 27.
Artilharia na Neo Química Arena em 2020
Mauro Boselli – 5 gols
Luan – 4 gols
Gil e Jô – 3 gols
Matheus Davó, Otero e Gustavo Silva – 2 gols
Everaldo, Janderson, Éderson, Léo Natel, Fagner, Roni e Danilo Avelar – 1 gol cada.
Fagner, líder de assistências do Timão na atual temporada com sete passes diretos pra gols, também liderou o quesito dentro de casa, com seis assistências.
Assistências na Neo Química Arena em 2020:
Fagner – 6 assistências
Juan Cazares – 3 assistências
Lucas Piton – 2 assistências
Richard, Mauro Boselli, Vagner Love, Janderson, Everaldo, Gabriel, Ângelo Araos, Léo Natel, Ramiro, Victor Cantillo e Luan – 1 assistência cada.
Nos clássicos, o Corinthians também teve desempenho inferior ao das últimas temporadas, com três vitórias, dois empates e uma derrota contra seus principais rivais. Destaque para a manutenção do tabu de nunca ter perdido para o São Paulo dentro da nova casa, com 13 jogos de invencibilidade.
Clássicos disputados na Neo Química Arena em 2020
Corinthians 2×0 Santos FC (Paulistão)
Corinthians 1×0 Palmeiras (Paulistão)
Corinthians 0x0 Palmeiras (Paulistão)
Corinthians 0x2 Palmeiras (Brasileirão)
Corinthians 1×1 Santos FC (Brasileirão)
Corinthians 1×0 São Paulo FC (Brasileirão)
Matéria relacionada:
+ Jô atinge marca de Geraldão e se torna o quarto maior artilheiro do Corinthians no Brasileirão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados