- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Em jogo pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro realizado na Neo Química Arena nesta tarde (21), o Corinthians empatou sem gols com o Vasco da Gama.
O resultado estaciona o Timão na 10ª colocação da tabela com 50 pontos e praticamente anula as chances de conseguir uma vaga à Libertadores 2021. Matematicamente ainda é possível, mas depende de uma combinação de resultados dos adversários Santos e Athletico e ainda precisaria vencer o Internacional.
O Corinthians ainda pode ser ultrapassado até o fim da rodada pelo Red Bull Bragantino, adversário direto na briga pela vaga.
Primeiro tempo com superioridade do Corinthians, muito marcado pela dificuldade de criação pela parte do Vasco e pela falta de organização do Corinthians. Pouco efetivo, o Timão só conseguiu criar pelo lado direito, com Fagner e Gustavo Mosquito. O Alvinegro paulista tropeçou em seus próprios atacantes, e o goleiro Fernando Miguel só fez uma defesa mais difícil, em chegada de Fagner, e uma cabeçada de Gil que passou sobre a trave.
A primeira chance de gol chegou com Léo Natel aos seis minutos. Após puxar contra-ataque, em velocidade, Leo Natel, com três opções de passe contra dois marcadores, domina e isola a bola, desperdiçando a oportunidade. Aos oito, mais uma vez em contra-ataque, Fagner cruzou, a bola ficou com Léo Natel, e o atacante, mais uma vez chutou sem direção.
O Vasco trocava passes no campo de defesa e buscava espaços para atacar. Bola rodava entre todos os marcadores, mas o Cruz-maltino não passava do meio de campo. Aos 16, mais uma vez o Timão chega com perigo. Mosquito triangula com Ramiro e deixa Fagner na boa para invadir a área pela direita e soltar uma bomba, que Fernando Miguel manda para escanteio. Por volta dos 20 minutos, o Vasco inteiro postado no campo de defesa e o Corinthians trocava passes, tentando acelerar em busca de espaços.
Aos 34, Mosquito sente uma pancada no joelho direito em dividida com Castán e deixa o campo para a entrada de Gabriel Pereira. Aos 43 o garoto chega com perigo. Recebe na intermediária e se livra bem de dois marcadores, mas é travado por Castan.
O Corinthians foi claramente superior, com mais qualidade que o adversário, mas a desorganização principalmente no ataque e com Natel, Araos e Vital errando praticamente tudo o que tentaram, o jogo foi para o intervalo com o placar em 0x0.
O Timão voltou com alterações para o segundo tempo. Michel Macedo substituiu Fagner, com dores, e Cazares entrou no lugar de Araos, visando mais qualidade no meio de campo. Jogo recomeçou como no primeiro tempo, com o Corinthians trocando passes pelo lado direito, buscando espaços para chegar à meta do Vasco, com Michel e Gabriel Pereira, com o apoio de Léo Natel. Aos 13, Mancini tira Natel para a entrada de Jô. Até o primeiro terço do tempo, o que se viu foi um jogo picotado por faltas.
Apesar de ter chegado duas vezes à área do Vasco, o Corinthians só teve sua primeira grande chegada aos 18 minutos, com Fábio Santos. Após Michel Macedo subir em velocidade pela direita, e receber falta, a bola cruzou a área e Fábio Santos chega de primeira pela esquerda e manda uma pancada que sai raspando a trave. Aos 27, sai Mateus Vital e Otero vai a campo.
Nada aconteceu no segundo tempo. O Vasco ficou mais com a bola, o Corinthians muito desorganizado, se defendia do desespero do time carioca. Nos acréscimos, o Timão perdeu, mais uma vez, a chance de abrir o placar. Otero abre com Jô, ele invade a área e bate forte, para defesa de Fernando Miguel. Aos 47, Michel cruza na área e Cazares tenta puxar a bola para o gol, mas de novo o goleiro defende.
Final de jogo 0x0. Destaque para Gil e Gabriel.
O Corinthians encerra o Campeonato Brasileiro na próxima quinta-feira (25), às 21h30 no Beira Rio, diante do Internacional.