O clássico deste domingo, 29, às 18h30 (horário de Brasília), válido pela 30ª rodada do Brasileirão, na Neo Química Arena, marca o encontro de dois clubes que vivem uma temporada bastante parecida, mas no sentido negativo. Corinthians e Santos conviveram com trocas de técnicos, eliminações, crise nos bastidores e luta contra o rebaixamento ao longo de 2023 e, agora, se enfrentam na tentativa de “salvar” o ano.
Trocas de técnicos
A semelhança é tanta que Corinthians e Santos contaram com quatro treinadores cada em 2023, sem considerar interinos. O Timão começou o ano com Fernando Lázaro, viu Cuca ter uma passagem-relâmpago, depois apostou em Vanderlei Luxemburgo e agora tem Mano Menezes no comando técnico.
Do outro lado, o Santos iniciou a temporada com Odair Hellmann, que não resistiu à eliminação na fase de grupos do Paulistão e ao começo ruim no Brasileirão e foi substituído pelo inexperiente Paulo Turra. O técnico de 49 anos foi demitido e deu lugar ao uruguaio Diego Aguirre, após somente sete jogos e uma vitória. O estrangeiro durou apenas cinco partidas e, então, o Peixe efetivou o auxiliar Marcelo Fernandes.
Eliminações e momento político
A temporada instável dos dois clubes traduz a alta rotatividade dos treinadores. O Corinthians somou eliminações precoces no Paulistão (quartas de final) e na Libertadores (fase de grupos) e, apesar de ter alcançado duas semifinais, na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil, teve mais duas quedas amargas nas competições e vai terminar sem título pelo quarto ano seguido.
Por sua vez, o Santos teve eliminações ainda mais precoces. No Paulistão, queda ainda na fase de grupos e briga contra o rebaixamento à Série A2. Já na Copa Sul-Americana, nova desclassificação na fase de grupos, com apenas uma vitória em seis rodadas numa chave com Newell’s Old Boys, Audax Italiano e Blooming. Por fim, na Copa do Brasil, derrota nos pênaltis para o Bahia ainda nas oitavas de final.
O péssimo desempenho em campo rendeu vários protestos das duas torcidas ao longo da temporada. Tanto a diretoria do Corinthians quanto a alta cúpula do Santos foram alvos dos torcedores em 2023, principalmente os presidentes dos clubes, Duilio Monteiro Alves e Andrés Rueda. Inclusive, os dois dirigentes encerram seus mandatos trienais em dezembro deste ano.
Reta final do Brasileirão
Agora, Corinthians e Santos focam todas as forças na última briga que restou na temporada: a luta contra o rebaixamento à Série B. Timão e Peixe passaram o campeonato inteiro embolados na parte de baixo da tabela do Brasileirão e têm o clássico deste domingo como um possível divisor de águas na reta final da competição.
Enquanto o Santos reagiu após a efetivação de Marcelo Fernandes, com quatro vitórias nos últimos seis jogos, o Corinthians vem encontrando a melhor forma de jogar com Mano Menezes e chegam confiantes para o Clássico Alvinegro. Os dois ganharam na 29ª rodada e buscam o segundo resultado positivo consecutivo.
De momento, o Corinthians ocupa a 14ª colocação, duas acima do Santos, com 36 pontos, três a mais em relação ao rival. Em caso de vitória, o Timão pode alcançar até a décima posição da competição. Por outro lado, se perder, o time de Mano Menezes será ultrapassado pelo Peixe na tabela, devido ao número de vitórias, primeiro critério de desempate.
Veja mais:
Augusto Melo x André Negão. Quer apostar no futuro do Corinthians? Faça sua previsão agora na FourBet e esteja por dentro das chances de quem será o próximo presidente! Clique AQUI para se cadastrar (proibido para menores de 18 anos).
Destaque do Corinthians, Lucas Veríssimo enfrenta ex-clube pela primeira vez na carreira
Pendurados: dez jogadores correm risco de desfalcar Corinthians contra Athletico-PR por suspensão
Corinthians quer atingir sequência inédita em 2023 para encaminhar permanência na Série A
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados