- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
O primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-Americana, entre Corinthians e Fortaleza, na noite desta terça-feira, 26, deixou a definição do primeiro finalista para o duelo de volta. Os clubes empataram em 1 x 1 na Neo Química Arena e a decisão da vaga segue aberta para a Arena Castelão, palco do segundo duelo. O gol alvinegro foi marcado pelo centroavante Yuri Alberto.
O Fortaleza começou com domínio do jogo e não deixava o Corinthians sair de trás. Não à toa, abriu o placar relativamente cedo, aos 21 minutos, em uma falha de marcação alvinegra em bola área. De início, o gol de Zé Welison foi anulado, mas a arbitragem validou após análise no VAR. Mas o Timão não se abateu e equilibrou a partida após sair atrás no placar.
Os comandados de Vanderlei Luxemburgo foram figurando mais no campo ofensivo. A melhora do Corinthians aconteceu quando Renato Augusto, principal articulador de jogadas do time, acordou. E um craque precisa de apenas um toque para decidir. O meio-campista aproveitou sobra perto do círculo central após disputa de Fagner e ligou, de primeira, com Yuri Alberto, que bateu cruzado e empatou.
No segundo tempo, o Corinthians até começou bem, mas sem conseguir, realmente, levar perigo para o goleiro João Ricardo. Os times foram perdendo intensidade com o passar do tempo, e o jogo teve uma queda técnica. Mesmo assim, as equipes seguiam buscando suas chances, principalmente após alterações dos treinadores. Só que o placar não saiu do empate.
E como fica?
O empate na Neo Química Arena faz o Corinthians ter de ganhar na Arena Castelão para se classificar, no tempo normal, à final da Copa Sul-Americana. Um novo empate em Fortaleza leva a decisão para os pênaltis. O duelo será na semana que vem, dia 3 de outubro.
Próximo compromisso
O Corinthians, agora, volta o foco para o Brasileirão, onde terá um clássico pela frente. Pela 25ª rodada, os comandados de Vanderlei Luxemburgo enfrentam o São Paulo no próximo sábado, dia 30, às 18h30, no Morumbi. Esse é um duelo direto na briga contra o rebaixamento à Série B.
Escalação do Corinthians
As prévias da escalação do Corinthians não indicavam surpresas, mas o técnico Vanderlei Luxemburgo contou com um desfalque de última hora. Tido como provável titular, o meia-atacante Matías Rojas sofreu uma lesão e não apareceu nem no banco de reservas. Giuliano foi escolhido como substituto do paraguaio.
Portanto, o Corinthians entrou em campo com Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon, Renato Augusto e Giuliano; Wesley e Yuri Alberto.
O treinador do Corinthians contou, ao todo, com três desfalques: o volante Paulinho (lesão ligamentar no joelho), o meio-campista Matías Rojas (lesão no músculo posterior da coxa esquerda) e o atacante Giovane (em transição após ruptura do tendão anterior da coxa esquerda).
Já no banco de reservas, Vanderlei Luxemburgo teve os seguintes nomes à disposição: Carlos Miguel, Fausto Vera, Romero, Caetano, Gustavo Mosquito, Matheus Bidu, Cantillo, Bruno Méndez, Guilherme Biro, Pedro, Roni e Ruan Oliveira.
Escalação do Grêmio
Do outro lado, o Fortaleza entrou em campo sem surpresas. A escalação utilizada pelo treinador argentino Juan Pablo Vojvoda foi a mesma que era dada como provável nas prévias do jogo. O time titular em questão foi utilizado pelo técnico nos últimos dois compromissos do Fortaleza (vitórias no Brasileirão contra Corinthians e São Paulo).
O Leão do Pici, então, começou o jogo com João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre e Pochettino; Marinho, Guilherme e Lucero.
Os únicos desfalques foram o volante Hércules e o atacante Pedro Rocha. Os dois jogadores se recuperam de lesões ligamentares no joelho esquerdo e estão entregues ao departamento médico.
O banco de reservas do Tricolor contou com os seguintes atletas: Fernando Miguel, Tobias Figueiredo, Benevenuto, Lucas Crispim, Sergio Romero, Pedro Augusto, Yago Pikachu, Calebe, Machuca, Escobar, Lucas Sasha e Thiago Galhardo.
Arbitragem
A Conmebol escalou uma arbitragem do Uruguai para comandar o jogo. Esteban Ostojich foi o árbitro principal e recebeu auxílio dos assistentes Nicolas Tarán e Carlos Barreiro, além do quarto árbitro José Burgos. Leodán González ficou responsável pela operação do VAR.
Primeiro tempo
O início do jogo teve cerca de um minuto de atraso por conta de sinalizadores acesos na arquibancada Norte da Neo Química Arena, onde ficam torcedores organizados do Corinthians. O Fortaleza deu a saída de bola e, logo aos 30 segundos, teve escanteio para cobrar pela esquerda do ataque. A zaga afastou a cobrança. Os artefatos seguiam acesos no meio das uniformizadas alvinegras, mas foram se apagando.
Os primeiros minutos foram de uma imposição do Fortaleza, que buscava o lado esquerdo do ataque com Guilherme. Escalado em um 4-4-2 pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, o Corinthians começou a controlar mais as ações do jogo a partir dos três minutos.
Os comandados de Vanderlei Luxemburgo tentaram o primeiro lance de perigo aos cinco: Renato Augusto recebeu pela esquerda e ligou com Maycon na meia-lua, mas o volante dominou mal e cometeu falta na sequência do lance. Dois minuto depois, Guilherme e Bruno Pacheco tabelaram contra a marcação de Fagner pela esquerda e o lateral do Fortaleza cruzou no chão para Pochettino, que mandou para fora.
Pouco depois, Guilherme recebeu na entrada da área e chutou de longe, mas Cássio encaixou sem perigo. O Fortaleza seguia com domínio do jogo e não deixava o Corinthians sair com qualidade de trás. Isso aconteceu com mais perigo aos 11 minutos, quando Fagner arrancou pelo meio e tocou para Giuliano na entrada da área. O meio-campista chutou prensado e João Ricardo segurou.
O Corinthians começava a equilibrar o jogo, depois de certo domínio inicial do Fortaleza, e voltou a finalizar aos 19 minutos. Wesley arrancou pela esquerda, cortou a marcação, invadiu a área e chutou cruzado, mas a bola desviou na zaga tricolor no meio do caminho e ficou fácil para João Ricardo defender.
Só que o Leão respondeu aos 20, logo em seguida. Depois de cruzamento da direita, Gil afastou de canela e quase marcou um gol contra, mas mandou para escanteio.
Primeiro gol do Fortaleza: aos 21, Marinho cobrou escanteio pela direita e mandou na cabeça de Zé Welison, que venceu a marcação de Fábio Santos pelo alto, cabeceou forte e Cássio não conseguiu defender. De início, o árbitro Esteban Ostojich anulou o gol por uma falta do volante em cima do lateral-esquerdo, além de uma outra eventual falta de Titi em Gil no lance. Mas, após análise no VAR, o gol foi validado pela arbitragem.
A equipe alvinegra buscava reagir após sair atrás no marcador, mas parecia com pouca organização dentro de campo. Aos 31 minutos, o Corinthians teve escanteio para cobrar com Renato Augusto pela esquerda. A cobrança saiu fechada e João Ricardo saiu de soco para afastar o perigo.
Os comandados de Vanderlei Luxemburgo passaram a figurar mais no campo ofensivo após o gol de Zé Welison e forçavam bastante as jogadas pelo lado. Primeiro, pela esquerda, Maycon ligou com Renato Augusto, que gingou em cima da marcação, mas a zaga tricolor conquistou tiro de meta. Depois, após boa tabela pela direita, Fagner cruzou para Yuri Alberto, que perdeu em disputa com a defesa adversária.
Já aos 38, o Fortaleza puxou bom contra-ataque com Caio Alexandre, que deu meia-lua em Gil e ia ficando com o corredor esquerdo livre. Mas Lucas Veríssimo chegou cometendo falta e sofreu o primeiro cartão amarelo do jogo.
Primeiro gol do Corinthians: apesar de uma atuação abaixo do esperado no primeiro tempo, o Corinthians chegou ao empate ainda antes do intervalo, aos 41 minutos. Fagner disputou pelo meio e a bola ficou viva perto do círculo central para Renato Augusto, que precisou de um passe para decidir. O meio-campista, de primeira, ligou com Yuri Alberto, que invadiu a área e bateu cruzado, ganhando de João Ricardo.
A arbitragem acrescentou quatro minutos. O Corinthians melhorou, principalmente após o gol de Yuri Alberto, e era superior nos minutos finais. O crescimento aconteceu quando o time começou a encontrar mais os pés de Renato Augusto. E o meio-campista quase encerrou o primeiro tempo com duas assistências ao cruzar da esquerda para Wesley, que cabeceou para o chão e exigiu boa defesa de João Ricardo.
Esse foi o último lance de perigo do primeiro tempo. Logo após a cabeçada de Wesley, Esteban Ostojich encerrou a etapa inicial com empate de 1 x 1.
Segundo tempo
Corinthians e Fortaleza voltaram sem alterações para o segundo tempo. A primeira chegada foi do adversário, com Marinho: o atacante chegou pela direita e cruzou rasteiro, mas nenhum jogador tricolor apareceu para finalizar dentro da área. Aos quatro, Guilherme cobrou escanteio pela direita e Gil afastou.
O Corinthians chegou com perigo pela primeira vez aos seis minutos. Depois de boa trama com Renato Augusto pelo meio, Fábio Santos avançou com liberdade pelo meio e ligou com Yuri Alberto, que fez bem o facão e recebeu pela esquerda. Na hora do chute do atacante, no entanto, a zaga tricolor travou. Na sequência, Renato Augusto cobrou escanteio e João Ricardo tirou de soco.
Aos oito, Vojvoda fez a primeira alteração do jogo no Fortaleza. Marinho, que minutos antes precisou receber atendimento médico após sofrer pancada, não aguentou seguir em campo e precisou ser substituído pelo meia-atacante Yago Pikachu. Logo em seu primeiro lance, Pikachu recebeu dentro da área após cobrança de lateral e chutou de primeira, forte, mas errou o alvo.
Luxemburgo, então, decidiu responder à alteração de Vojvoda e não demorou para mexer. Logo após a chance de Pikachu, o técnico do Corinthians trocou Wesley pelo atacante Romero.
Aos 11, Brítez deu entrada dura em Renato Augusto no meio-campo e sofreu o primeiro cartão amarelo do Fortaleza, sendo o segundo do jogo.
O Fortaleza começou a se organizar no ataque, depois de um certo domínio do Corinthians, e teve falta para cobrar aos 15 minutos. Depois de bola cruzada na área, a bola sobrou para Tinga, que arriscou uma finalização de bicicleta dentro da área e até acertou o alvo, só que Cássio defendeu sem rebote.
O goleiro, inclusive, ligou rapidamente na reposição com Yuri Alberto, que partiu quase sem marcação e com o campo de ataque aberto. O centroavante carregou até a entrada da área e finalizou buscando o canto de João Ricardo, mas pegou mal e errou o alvo. Logo na sequência, Yago Pikachu bateu de longe e exigiu boa defesa de Cássio, que não deu rebote.
Já aos 17 minutos, Gabriel Moscardo cometeu falta no meio-campo e sofreu cartão amarelo. Esse foi o último lance do volante em campo, já que logo foi substituído pelo atacante Gustavo Mosquito. O camisa 19 entrou bem e, em seu primeiro lance, partiu pela direita em velocidade e cruzou com veneno na primeira trave. Mas Yuri Alberto não alcançou para cabecear.
Aos 21, Guilherme deu solada em Fábio Santos e sofreu mais um cartão amarelo. Pouco depois, o Fortaleza arriscou de fora da área com Guilherme, e Cássio encaixou mais uma vez. O jogo, porém, naturalmente teve uma queda de intensidade no segundo tempo, com os dois clubes pouco produzindo ofensivamente.
Aos 25, Vojvoda colocou o atacante Machuca e o meio-campista Calebe nas vagas de Guilherme e Pochettino, respectivamente.
No minuto seguinte, Renato Augusto tentou chute de fora da área, sem tanta força. Por isso, João Ricardo pegou com tranquilidade. Logo depois, Giuliano cruzou para Yuri Alberto, mas a bola saiu forte e o centroavante não conseguiu a finalização. No momento, o Corinthians registrava cerca de 70% de posse de bola, só que seguia sem conseguir criar grandes chances de gol.
Aos 32, Pedro Augusto e Lucas Sasha entraram nos lugares de Caio Alexandre e Zé Welison no Fortaleza.
Sabendo da necessidade da vitória do Corinthians, a Fiel cantava alto e fazia sua parte nas arquibancadas da Neo Química Arena. Mas o Fortaleza armava duas linhas de quatro jogadores na marcação e dificultava bastante os ataques alvinegros. Aos 42, Bruno Pacheco deu carrinho em Gustavo Mosquito e sofreu cartão amarelo.
Já aos 44, Fábio Santos cobrou lateral na área, Gil desviou antes do primeiro pau e Yuri Alberto aproveitou em disputa pelo alto, conseguindo cabecear para o gol em sequência. O centroavante, entretanto, finalizou em cima de João Ricardo, que defendeu sem rebote.
A arbitragem deu cinco minutos de acréscimos. Já no tempo extra, Pikachu recebeu na entrada da área, dominou bem e emendou um chute forte de perna direita, mas Cássio caiu bem para defender sem rebote.
O Corinthians tentava uma pressão final e avançava suas linhas em busca da virada. NO entanto, o time não conseguiu criar nenhum lance de perigo. Deu tempo, ainda, de Renato Augusto sofrer cartão amarelo após cometer falta em Lucas Sasha. Logo em seguida, Esteban Ostojich encerrou o jogo com empate por 1 x 1.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Corinthians divulga escalação para enfrentar o Fortaleza
Corinthians nunca foi derrotado para o Fortaleza em mata-matas
Ganhe prêmios oficiais do Timão com a ALE Combustíveis: participe e mostre sua paixão!