O Corinthians voltou a campo na noite deste sábado, 14, para tentar manter a liderança isolada do Brasileirão, pela sexta rodada da competição, em jogo que teve início às 19h (de Brasília), no Beira-Rio. O adversário foi o Internacional, em uma das maiores rivalidades interestaduais do Brasil. O Timão não fez um bom primeiro tempo, mas cresceu na segunda etapa e empatou por 2 x 2, levando mais um ponto para casa. Os gols foram marcados por Raul Gustavo e Jô.
Para este confronto, o técnico português Vítor Pereira não pôde contar com Paulinho (lesão no ligamento do joelho), Fagner (entorse no tornozelo), Luan (incômodo no quadril), João Pedro (desconforto na coxa) e Ruan Oliveira (transição física). Assim, a escalação foi a seguinte: Cássio; Rafael Ramos, Gil, Raul Gustavo e Bruno Melo; Du Queiroz, Maycon e Renato Augusto; Willian, Gustavo Mantuan e Róger Guedes.
Já o técnico do Colorado, Mano Menezes, contou com os desfalques de Bruno Méndez (pertence ao Corinthians), Boschilia (artroscopia), Taison e Rodrigo Moledo (lesão na coxa esquerda), Kaique Rocha (aprimora parte física), Tiago Barbosa (lesão na coxa direita) e Bruno Gomes (fratura no cotovelo esquerdo). Portanto, o time gaúcho foi a campo da seguinte maneira: Daniel; Fabricio Bustos, Gabriel Mercado, Vitão e Renê; Rodrigo Dourado, Edenilson, Alan Patrick e Carlos De Pena; Wanderson e David.
Primeiro tempo
Por jogar em casa, o Internacional naturalmente tentou manter a bola nos primeiros minutos e rodava a posse em sua defesa. O Corinthians, por sua vez, tentou adiantar suas linhas para marcar pressão no ataque. Com um minuto de jogo, o Colorado esboçou um contra-ataque. David recebeu pela direita e disputou com Raul Gustavo, que levou a melhor. A bola tocou no atacante adversário e saiu pela linha de fundo.
A equipe de Vítor Pereira logo tentou começar a ficar com a bola, no estilo do técnico português. Aos três minutos, Du Queiroz tirou dois adversários no campo de defesa e arrancou, mas o Corinthians acabou perdendo a bola. No contragolpe colorado, David ficou cara a cara com Cássio e finalizou na saída do goleiro. O camisa 12 levou a melhor e fez sua primeira boa intervenção no jogo. No lance seguinte, Carlos De Pena cruzou pela esquerda buscando Edenilson na segunda trave, mas a bola passou direto.
Aos seis minutos, Róger Guedes recebeu bola longa pela direita do ataque corinthiano, girou o corpo e bateu. O atacante, porém, chutou fraco e a bola ficou fácil para o goleiro Daniel. O Timão voltou a finalizar dois minutos depois. Raul Gustavo arriscou chute de muito longe, mas isolou.
Segundos depois, Willian recebeu pelo lado esquerdo e tentou o cruzamento para Renato Augusto, que estava próximo à marca de pênalti. O camisa 8, porém, errou o chute. No minuto seguinte, Róger Guedes avançou na direita, tirou de um marcador e tentou o cruzamento para Willian no meio da área, mas o zagueiro Vitão mandou para escanteio.
Neste instante, o treinador colorado Mano Menezes sofreu cartão amarelo no banco de reservas. O jogo começou muito bem disputado, com ambos os times adotando postura ofensiva e tendo boas chances até os dez minutos.
Com 11 minutos, Maycon cobrou cruzamento curto para Willian e recebeu de volta. Na hora de tentar o cruzamento, porém, a bola foi travada pela defesa rival. Logo depois, nova boa chance do Internacional. Bustos tabelou com Edenilson na entrada da área e recebeu limpo, mas errou a finalização e viu a bola sair pela linha de fundo.
Aos 16 minutos, após girar a bola pacientemente no campo de ataque, Carlos De Pena enfiou para Wanderson na esquerda. A defesa do Timão cortou parcialmente e a bola sobrou para David, sozinho, que não dominou e perdeu boa chance para o Colorado.
Aos 19, Willian dominou na esquerda, puxou para o meio e chutou de muito longe, mas pegou mal e isolou. Em seguida, David ganhou de Raul Gustavo e pediu falta após ser puxado. Ele conseguiu tocar para Alan Patrick, que ganhou escanteio. Na cobrança, Mercado cabeceou com muito perigo para o gol de Cássio, mas errou o alvo.
Logo depois, Róger Guedes recebeu no meio-campo e foi parado com falta por Edenilson. Após a cobrança, o Timão seguiu atacando e viu a bola chegar em Willian na esquerda, que fez fila na marcação e tocou para Renato Augusto na meia-lua. O meia tentou ajeitar para bater, mas foi desarmado. Em seguida, Maycon sofreu cartão amarelo.
Primeiro gol do Internacional: aos 24 minutos, Daniel achou ótimo passe para De Pena, que arrancou entre a marcação corinthiana e abriu com Wanderson na esquerda. Ele chegou na linha de fundo e cruzou para David. O atacante deixou passar para Alan Patrick, que, livre, só empurrou para as redes.
Logo após sofrer o gol, o Corinthians tentou finalizar para buscar o empate. Aos 26, Du Queiroz aproveitou sobra na intermediária e chutou de muito longe, mas pegou fraco e Daniel defendeu sem perigo.
A melhor chance corinthiana até então aconteceu aos 28. Renato Augusto tocou para Róger Guedes dentro da área do Internacional. O camisa 9 dominou e deu um leve toque na saída de Daniel, que fez ótima defesa e mandou para escanteio.
Primeiro gol do Corinthians: na cobrança do tiro de canto, Renato Augusto cruzou na primeira trave e viu Róger Guedes aproveitar do lado direito. O atacante cruzou para trás, Gil desviou e Raul Gustavo completou para o fundo das redes. O VAR analisou a posição do zagueiro corinthiano e validou o gol.
Aos 32 minutos, Wanderson aproveitou falha de Rafael Ramos pela esquerda do ataque colorado e avançou, mas Gil chegou rasgando. Em seguida, os jogadores ficaram pedindo pênalti após toque de mão do lateral-direito português dentro da área, mas o comentarista de arbitragem do Premiere, Sandro Meira Ricci, disse que não houve a penalidade. O árbitro Braulio da Silva Machado compartilhou da mesma opinião e não marcou o tiro penal.
Logo depois, Cássio encaixou uma cobrança de falta sofrida por Alan Patrick na entrada da área. Com 37 minutos no relógio, Raul Gustavo interceptou passe na defesa e ligou o contra-ataque com Willian. O camisa 10 arrancou e achou Róger Guedes na esquerda, que dominou e tentou o cruzamento, mas foi travado por Vitão.
Três minutos depois, De Pena recebeu pela esquerda e cruzou na área de Cássio, mas Raul Gustavo rasgou no meio do caminho. Na sobra, o Inter tentou finalizar de longe, mas acertou a defesa alvinegra. No lance seguinte, Mantuan avançou pelo meio e achou Rafael Ramos aberto pela direita do ataque. O português chegou cruzando, e viu Mercado afastar para escanteio. Renato Augusto foi para a cobrança, mas a zaga colorada tirou o perigo.
Aos 42, Alan Patrick chegou à linha de fundo pela direita e tocou para David mais atrás. O atacante cruzou (ou bateu direto?) e a viu a bola raspar o travessão de Cássio, saindo para tiro de meta.
Segundo gol do Internacional: o Colorado voltou à frente do placar aos 43 minutos. Bustos cobrou lateral na área, David dominou e girou em cima de Raul Gustavo e cruzou na segunda trave. Alan Patrick cabeceou, Cássio espalmou e Wanderson completou o rebote.
O árbitro optou por acrescentar quatro minutos neste primeiro tempo. Ainda deu tempo de Du Queiroz tocar para Rafael Ramos na direita. O lateral até tentou dar sequência ao lance, mas foi travado pela defesa. Logo depois, Rodrigo Dourado sofreu cartão amarelo após falta em Mantuan. O jovem alvinegro ficou caído em campo e precisou receber atendimento médico, mas logo levantou. Com o atendimento, Braulio da Silva Machado deu mais um minuto de acréscimo.
Aos 50, Cássio não conseguiu dominar bola recuada por Rafael Ramos e cedeu escanteio ao Internacional. Na cobrança, a zaga afastou e Róger Guedes ensaiou um contra-ataque, mas foi travado.
Estatísticas do Corinthians no primeiro tempo (SofaScore): 51% de posse de bola, dez finalizações (seis no gol, três para fora e uma travada), três escanteios, três faltas cometidas, três faltas sofridas, um cartão amarelo (Maycon), quatro grandes chances, três defesas de Cássio, 218 passes (87% certos), 70% de êxito nas bolas longas, 0% de sucesso nos cruzamentos (oito tentativas), 63% de acerto nos dribles, 50 perdas de posse de bola, 18 disputas de bola vencidas, quatro disputas aéreas vencidas, seis desarmes, cinco interceptações e sete cortes.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, o Corinthians colocou Jô na vaga de Róger Guedes. Já o Internacional voltou sem mudanças. Com menos de um minuto, Rafael Ramos recuou mal para Cássio, mas o goleiro conseguiu evitar a saída pela linha de fundo. Logo depois, Rodrigo Dourado ficou caído após sofrer falta de Maycon.
O Timão conseguiu sua primeira finalização aos dois minutos. Renato Augusto recebeu pela direita e achou bom passe para Mantuan. O jovem não conseguiu dominar, mas Willian aproveitou a sobra. A bola foi cruzada, e Jô subiu para cabecear entre os zagueiros colorados, mas Daniel fez boa defesa.
No minuto seguinte, o Inter conseguiu escanteio. De Pena cobrou curto com Renê, que cruzou na área, mas viu a bola passar por todo mundo e sair em tiro de meta. Com cinco minutos no relógio, Renato Augusto tabelou com Jô no meio-campo e foi parado com falta.
Na cobrança, a bola foi alçada na área pelo camisa 8. O centroavante corinthiano voltou a ganhar pelo alto e cabeceou forte, para outro boa defesa de Daniel. Na sequência, entretanto, o assistente anotou impedimento do camisa 77.
O segundo tempo começou com a mesma intensidade do primeiro. Aos sete, Gil afastou errado na defesa, e David aproveitou a sobra para ganhar escanteio. De Pena cobrou, e a zaga alvinegra afastou. Mantuan puxou contra-ataque em velocidade, cortou para o meio e cruzou na segunda trave para Maycon. O camisa 5 não acreditou que a bola poderia passar por Dourado, o que aconteceu, e perdeu boa chance.
Aos dez, Renato Augusto tocou para Jô, que tentou o pivô para Mantuan, mas foi travado. Segundos depois, Willian arrancou pela esquerda e conseguiu escanteio. Após cobrança curta, Maycon tentou cruzar para Raul Gustavo na segunda trave, mas a bola foi forte demais e saiu pela linha de fundo.
O Timão começou a subir suas linhas e apertar a saída colorada em busca do empate. Aos 11, Willian fez jogada individual e foi derrubado no ataque. Na cobrança, em novo cruzamento na área adversária, Gil cabeceou e mandou para o gol. O zagueiro, entretanto, estava em posição de impedimento e o gol foi anulado.
O Corinthians teve outra boa oportunidade aos 15 minutos. Willian deu linda enfiada de bola para Maycon em projeção pela esquerda. O volante finalizou de primeira, mas acertou a marcação. Na cobrança do escanteio, De Pena afastou de cabeça. Os papéis se inverteram no segundo tempo. O Corinthians era melhor e trabalhava a bola, enquanto o Inter ficava apenas olhando.
Segundo gol do Corinthians: a pressão surtiu efeito aos 18 minutos. Após longa troca de passes no campo ofensivo, Willian achou Mantuan na entrada da área, que girou e alçou Jô por cima da zaga colorada. O camisa 77 dominou, tirou do goleiro Daniel e finalizou, igualando o marcador.
Logo após marcar seu primeiro gol neste Brasileirão, o atacante corinthiano sofreu cartão amarelo após falta em De Pena. Aos 19, o Colorado tirou Alan Patrick e colocou o atacante Pedro Henrique em campo.
No minuto seguinte, Rafael Ramos fez falta em David próximo à área. Edenilson bateu cruzado e viu Renato Augusto afastar o perigo de cabeça. Com cerca de 30 minutos, Renê acusou o lateral-direito de ter chamado o meio-campista Edenilson de “macaco” em um suposto caso de racismo do português. O jogo ficou paralisado por alguns minutos, mas a bola logo voltou a rolar. O caso será averiguado após o duelo.
Aos 35, Maurício e Alemão entraram nas vagas de David e Wanderson no Internacional. Logo após entraram em campo, Maurício arrancou e cruzou na pequena área. Pedro Henrique chegou para finalizar, mas não conseguiu.
A dez minutos do fim, Vítor Pereira tirou Willian, Renato Augusto e Rafael Ramos de campo, para promover as entradas de João Victor, Cantillo e Gustavo Mosquito. Com as alterações, o Timão mudou seu sistema tático e passou a atuar com três zagueiros – Raul Gustavo, Gil e João Victor. Mantuan era o ala pela direita, enquanto Bruno pelo ocupava a função pela esquerda.
Aos 43, Mano Menezes colocou Moisés na vaga de Vitão. Vítor Pereira, por sua vez, deu oportunidade para Giuliano, no lugar de Maycon. O árbitro acrescentou oito minutos neste segundo.
Com pouco menos de 47 no relógio, Mosquito arrancou pelo meio e tentou fazer fila na marcação, mas foi desarmado ao tentar entrar na área colorada. Dois minutos depois, o Timão ensaiou um ataque e Du Queiroz tentou finalizar de fora da área, mas foi desarmado. As equipes diminuíram o ritmo e apenas empataram um bom jogo em Porto Alegre.
Estatísticas do Corinthians no segundo tempo (SofaScore): 54% de posse de bola, cinco finalizações (três no gol, uma para fora, uma travada), três escanteios, três impedimentos, um cartão amarelo (Jô), uma grande chance, 207 passes (86% certos), 61% de êxito nas bolas longas, 17% de sucesso nos cruzamentos, 60% de acerto nos dribles, 55 perdas de posse de bola, 25 disputas de bola vencidas, oito disputas aéreas vencidas, seis desarmes, oito interceptações e dez cortes.
Estatísticas do Corinthians durante os 90 minutos (SofaScore): 52% de posse de bola, 15 finalizações (nove no gol, quatro para fora e duas travadas), seis escanteios, três impedimentos, sete faltas cometidas, oito faltas sofridas, dois cartões amarelos (Maycon e Jô), cinco grandes chances (três perdidas), 425 passes (86% certos), 65% de êxito nas bolas longas, 7% de sucesso nos cruzamentos, 61% de acerto nos dribles, 105 perdas de posse de bola, 43 disputas de bola vencidas, 12 disputas aéreas vencidas, 12 desarmes, 13 interceptações e 17 cortes.
E agora?
Com mais um ponto somado no Brasileirão, o Corinthians chega a 13 e só poderá perder a liderança para Santos ou Avaí no decorrer da rodada, que têm dez pontos e precisam golear na rodada para alcançarem a pontuação do Timão. O próximo compromisso da equipe de Vítor Pereira será na terça-feira, 17, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores, contra o Boca Juniors, em La Bombonera.
Veja mais:
Corinthians é derrotado pelo Barcelona e cai na semifinal da Copa Mundo do Futsal Sub-21
Retrospecto: Corinthians tem boa vantagem histórica e acumula conquistas contra o Internacional
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados