Categoria que sempre teve tradição no Parque São Jorge, o futebol feminino ficou sete anos parado no clube. De três anos para cá, o Timão vem investindo forte na modalidade, acumulando títulos e vê a equipe se classificar para a final do Brasileirão pela 3ª vez consecutiva.
Após um período de inatividade da categoria, no ano de 2016, o Corinthians fechou uma parceria com o Osasco Audax, e reativou o futebol feminino alvinegro. A parceria foi um sucesso, tanto que logo na primeira temporada, o Corinthians/Audax foi campeão da extinta Copa do Brasil pela primeira vez e garantiu vaga para disputar a Libertadores do ano seguinte.
Classificado para a competição mais importante do continente, a diretoria corintiana percebeu que as meninas mereciam um investimento maior. Após um ano, o Timão encerrou a parceria com o Audax, e trouxe o time exclusivamente de volta ao Parque São Jorge.
Diretora do futebol feminino desde o começo da parceria, Cris Gambaré comentou ao site “Dibradoras”, como convenceu a diretoria corintiana que valia a pena investir na modalidade.
“Foi uma trajetória que nós fizemos importante, começando com a parceria com o Audax, até o crescimento da modalidade. Trabalhando juntos por 12 meses lá e isso foi importante para que tudo desse certo. Nós fizemos a lição de casa na casa dos outros, aprendemos, erramos, acertamos, e optamos por estar no clube em gestão própria. Isso sempre compartilhado com apoio da presidência, da diretoria”, explicou Cris em entrevista ao site Dibradoras.
“Conseguimos trazer a modalidade e fazer esse trabalho aqui dentro. Foi quando a gente começou a entender o que é o futebol feminino, as deficiências de campeonatos, as necessidades das meninas, entendemos internamente e conseguimos buscar os melhores caminhos. Lógico que um time de camisa facilita, mas se você não tiver um bom direcionamento, um bom trabalho, você não chega a lugar nenhum”, finalizou a diretora.
O Corinthians oferece uma grande estrutura para as meninas, que tem as mesmas condições de treino, alimentação, departamento médico, aparelhos, que a molecada da base. O futebol feminino ganhou também fortes ações de marketing, contando com redes sociais exclusivas e até uma embaixadora do futebol feminino (que é a Milene Domingues, rainha das embaixadinhas). Com essa estrutura de excelência, infelizmente, rara em outros clubes, o Corinthians venceu a Libertadores de 2017 e o Brasileirão de 2018. O Santos, que era o clube com maior investimento até então, viu o Timão superá-lo nas competições.
O time de futebol feminino do Corinthians, alcançou a incrível marca de 33 vitórias consecutivas no último domingo, após bater o Flamengo por 2 a 0, no Parque São Jorge, pela semifinal do Campeonato Brasileiro 2019. A última derrota das meninas, foi no dia 21 de março, para o Santos. De lá para cá, as esquipes se enfrentaram novamente e o Corinthians saiu vitorioso.
Além do ótimo desempenho dentro do campo, é possível dizer que a categoria também tem conquistas fora das quatro linhas. As redes sociais exclusivas são um sucesso entre a Fiel Torcida, onde há um engajamento dos torcedores, sempre comentando os posts, torcendo, cobrando, assim como acontece na equipe profissional do Timão. As meninas tem produtos exclusivos, como a camisa da campanha “Respeita As Mina” e até o seu próprio ônibus para se deslocarem para os jogos. Jogos também são transmitidos pela TV Corinthians e vídeos mostrando os bastidores das partidas, treinamentos também são produzidos pelo canal
Agora, em 2019, a equipe está classificada para a semifinal do Campeonato Paulista, final do Brasileirão e embarcará em outubro para disputar a Libertadores da América. Com essa estrutura e com os resultados obtidos, o Timão chega forte, com reais chances de conquistar os 3 importantes títulos.
Por Renan Sanchez
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