No jogo que marcou o início do returno do Campeonato Brasileiro, o Corinthians entrou em campo pela 50ª vez na temporada, enfrentando o Bahia na Neo Química Arena na noite deste sábado, 16, sendo derrotado por 2 x 1. Além de representar mais um tropeço do time em Itaquera, o resultado também reforçou uma queda de desempenho que se iniciou após a conquista do título paulista, em março.
Mais do que isso: a queda de rendimento se acentuou ainda mais após a pausa de junho/julho, quando o calendário do futebol brasileiro foi interrompido para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA. É o que revela levantamento feito pela Central do Timão, reuniu os resultados do Alvinegro em 2025 e os separou nestes três intervalos temporais. Confira a seguir:

Entre 16 de janeiro e 27 de março
O Corinthians fez 20 jogos até a conquista do título do Campeonato Paulista diante do Palmeiras, sendo 16 pelo torneio estadual e outros quatro pelas fases preliminares da Copa Libertadores, na qual o time decepcionou as expectativas da torcida e não atingiu a fase de grupos, após ser eliminado pelo Barcelona-EQU na última disputa da chave.
Apesar disso, o desempenho no geral foi positivo, com o time vencendo 13 jogos, empatando cinco e perdendo apenas dois, marcando ao todo 31 gols e sofrendo outros 20. Ou seja, o aproveitamento no período foi de 73,3% dos pontos. Chama atenção também a média de gols marcados de 1,55 por partida.
Entre 30 de março e 12 de junho
Após o título paulista, porém, o Corinthians entrou em uma trajetória descendente, com mais tropeços, o que acabou culminando na demissão de Ramón Díaz, em meados de abril, e na posterior contratação de Dorival Júnior. Os 20 jogos realizados no período ocorreram pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana – cuja campanha irregular culminou na eliminação da equipe.
No recorte, o time obteve oito vitórias, seis empates e seis derrotas, marcando 20 gols e sofrendo outros 20 gols. Embora o desempenho defensivo tenha se mantido, no ataque a média de gols despencou para apenas um por jogo – o time marcou mais de um gol apenas em três partida. Além disso, o aproveitamento de pontos caiu para 50%.
Após 13 de julho
Desde o retorno do calendário do futebol brasileiro, em julho, o Alvinegro fez mais dez jogos, sendo oito pelo Campeonato Brasileiro e outros dois pela Copa do Brasil. E o desempenho geral voltou a cair, chamando atenção ainda a discrepância entre as partida da liga e da copa – afinal de contas, o time venceu os dois Derbys disputados no torneio eliminatório, enquanto sustentou aproveitamento de rebaixado no Brasileirão.
No total, o Corinthians acumulou no período três vitórias, três empates e quatro derrotas, marcando nove gols e sofrendo dez. O desempenho na defesa seguiu idêntico, com média de um gol por jogo. Já no ataque, nova queda: somente 0,9 gol por jogo de média. O aproveitamento também voltou a cair, com o time obtendo apenas 40% dos pontos disputados.
Total e próximos jogos
No total, portanto, o Corinthians acumula 50 jogos na temporada, com 24 vitórias, 14 empates e 12 derrotas. Foram marcados 110 gols no período, sendo 60 a favor e 50 contra. Já o aproveitamento geral é de 57,3% dos pontos. Chama atenção que quase metade das vitórias, além de mais da metade dos gols marcados, aconteceram até o título paulista, portanto, 27 de março.
O cenário para uma possível reação, porém, é desafiador. Os próximos dez jogos do Corinthians são, na sequência, contra Vasco (Brasileiro – fora), Athletico-PR (Copa do Brasil – fora), Palmeiras (Brasileiro – casa), Athletico-PR (Copa do Brasil – casa), Fluminense (Brasileiro – fora), Sport (Brasileiro – fora), Flamengo (Brasileiro – casa), Internacional (Brasileiro – fora), Mirassol (Brasileiro – casa) e Santos (Brasileiro – fora). Esta sequência pode mudar caso o time avance na Copa do Brasil.
Veja mais:
Corinthians recebe Jaraguá em busca de recuperar boa fase na LNF
Corinthians Feminino x Bahia: onde assistir, escalação e arbitragem
Corinthians Feminino conquista duas vitórias seguidas em clássicos na modalidade após quase um ano

2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados