Corinthians e Palmeiras se enfrentam na tarde deste domingo, 3, na Neo Química Arena, pela 22ª rodada do Brasileirão, em um duelo chave para o retrospecto geral do clássico dentro estádio alvinegro, inaugurado em 2014. Isso porque o Timão pode abrir uma vantagem maior no histórico, ou ver o arquirrival igualar os números.
Esse será o 19º jogo entre Corinthians e Palmeiras dentro da Neo Química Arena. Os donos da casa têm vantagem mínima nos 18 clássicos disputados até agora: sete vitórias, contra seis do adversário, além de cinco empates. Foram, ainda, 19 gols alvinegros e 20 gols alviverdes.
Portanto, se ganhar o jogo deste domingo, o Corinthians vai voltar a abrir uma vantagem de duas vitórias. Por outro lado, em caso de derrota alvinegra, o Palmeiras vai igualar o retrospecto do clássico na Neo Química Arena, mas terá a vantagem de ter marcado mais gols.
Para abrir vantagem de duas vitórias contra o Palmeiras na Neo Química Arena, o Corinthians terá de superar um retrospecto recente ruim. Isso porque o clube alvinegro não ganha do arquirrival há quase dois anos, desde o final de setembro de 2021, quando venceu por 2 x 1, com dois gols do atacante Róger Guedes. Sylvinho era o treinador corinthiano.
Corinthians e Palmeiras se enfrentaram pela primeira vez na Neo Química Arena no final de julho de 2014, dias após o término da Copa do Mundo realizada no Brasil. Os então comandados de Mano Menezes ganharam por 2 x 0, com gols do centroavante Paolo Guerrero e do volante Petros.
Já o último Derby em Itaquera foi válido pela primeira fase do Paulistão de 2023. O duelo terminou com empate por 2 x 2, com os gols do Corinthians sendo marcados pelo atacante Róger Guedes e pelo zagueiro Gil. O técnico alvinegro na época era Fernando Lázaro, agora auxiliar de Vanderlei Luxemburgo.
No geral, entre todos os estádios e competições, Corinthians e Palmeiras já se enfrentaram em 376 jogos. O retrospecto é equilibrado, apesar de ser vantajoso para o lado alviverde: foram 129 vitórias alvinegras, 113 empates e 134 derrotas, além de 492 gols corinthianos, contra 540 palmeirenses.
Diante do Palmeiras, o Corinthians busca, além de manter a vantagem no retrospecto em Itaquera, melhorar sua colocação no Brasileirão de 2023. Os comandados de Vanderlei Luxemburgo estão na segunda parte da tabela desde o começo do campeonato e ocupam, atualmente, a 14ª posição, ainda próximos da zona de rebaixamento.
Veja números do Derby na Neo Química Arena:
Jogos: 18;
Vitórias do Corinthians: 7;
Vitórias do Palmeiras: 6;
Empates: 5;
Gols marcados pelo Corinthians: 19;
Média de gols marcados pelo Corinthians: 1,05 por jogo;
Gols marcados pelo Palmeiras: 20;
Média de gols marcados pelo Palmeiras: 1,11 por jogo;
Primeiro jogo: Corinthians 2 x 0 Palmeiras – Brasileirão 2014;
Último jogo: Corinthians 2 x 2 Palmeiras – Paulistão 2023.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Daniel exalta torcida do Corinthians em festa dos 113 anos do clube e relembra morte de ídolos
Edilson Capetinha projeta Derby e fala como era preparação na época em que atuava pelo Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados