Os rivais Corinthians e São Paulo voltaram a se enfrentar após quase dois meses na tarde deste domingo, 22. O Majestoso teve início às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, e foi válido pela sétima rodada do Brasileirão, valendo a liderança da competição. O Timão não fez um bom primeiro tempo, mas cresceu com alterações no segundo tempo e arrancou um empate por 1 x 1, com gol de Adson, mantendo a ponta da tabela e o tabu de nunca ter perdido para o rival em Itaquera.
Para este clássico, o técnico alvinegro Vítor Pereira não pôde contar com quatro jogadores: os laterais-direitos Fagner (entorse no tornozelo) e João Pedro (transição após desconforto na coxa) e os meio-campistas Luan (transição após incômodo no quadril) e Paulinho (recuperação de cirurgia de reconstrução do ligamento do joelho). Assim, o treinador escalou a equipe com três zagueiros: Cássio; João Victor, Gil e Raul Gustavo; Gustavo Mantuan, Du Queiroz, Maycon, Renato Augusto e Fábio Santos; Willian e Jô.
Já o Tricolor, comandado por Rogério Ceni, contou com apenas dois desfalques: os meio-campistas Andrés Colorado e Gabriel Sara (ambos lesionados). Portanto, a equipe do Morumbi foi a campo com a seguinte formação: Jandrei; Diego Costa, Arboleda e Léo; Igor Vinícius, Igor Gomes, Rodrigo Nestor e Reinaldo; Luciano, Alisson e Calleri.
Primeiro tempo
O Corinthians iniciou dando a saída de bola. Renato Augusto recebeu passe no campo de defesa nos primeiros segundo e tentou lançamento para o ataque, mas a defesa tricolor ficou com a redonda.
Aos dois minutos, Willian recebeu pelo lado esquerdo, cortou para o meio e bateu cruzado rasteiro, mas a bola carimbou na defesa adversária. Na sobra, o próprio camisa 10 aproveitou e tentou cruzamento, que João Victor aproveitou pelo lado direito. O zagueiro chegou batendo forte, mas pegou com muita força e proporcionou tiro de meta para o Tricolor.
Com quatro minutos, Igor Vinícius tentou buscar a jogada na direita do ataque do São Paulo e foi parado com falta por Fábio Santos. Na cobrança alçada na área, Renato Augusto afastou. Dois minutos depois, Fábio Santos achou belo lançamento para Willian na esquerda. O camisa 10 tocou para Jô na intermediária, que dominou e foi parado com falta de frente para o gol. Willian cobrou, e exigiu boa defesa de Jandrei, que mandou para escanteio.
Logo em seguida, Fábio Santos tentou tabelar com Renato Augusto quase em cima da linha da área de Jandrei. A defesa tricolor, porém, levou a melhor. Com cerca de dez minutos, o São Paulo tentava pressionar o Corinthians em seu campo de ataque, a fim de forçar um eventual erro na saída de bola corinthiana.
Aos 13, o adversário chegou pelo lado esquerdo e cruzou na área, mas a bola não chegou em nenhum atacante. Em seguida, Luciano arriscou de longe, mas não levou perigo para Cássio. Três minutos depois, Igor Gomes cruzou para Calleri, mas, antes de a bola chegar para o argentino, o goleiro corinthiano fez a defesa.
O Tricolor teve a melhor oportunidade até então aos 18 minutos. Calleri achou Alisson infiltrando na área, que, de primeira, finalizou com endereço. Cássio saltou para fazer ótima defesa e mandar para escanteio. Logo depois, os atletas do São Paulo ficaram reclamando de pênalti após toque nas mãos de Jô e de Renato Augusto, mas o árbitro mandou seguir após conversa com o VAR.
O Corinthians respondeu aos 22 minutos. Após pressão no campo ofensivo, Jô tocou para Renato Augusto, que chutou de fora da área e viu Jandrei encaixar.
Após identificar problemas em sua linha defensiva, o técnico corinthiano Vítor Pereira inverteu as posições dos zagueiros João Victor e Gil. O primeiro passou a atuar como líbero, enquanto o veterano foi para o lado direito auxiliar Mantuan na marcação.
Aos 25, Reinaldo tentou o cruzamento na área e conseguiu escanteio. Na cobrança, não houve perigo. O São Paulo era mais disposto em campo e tinha as melhores chances. Aos 27, Calleri recebeu cruzamento de Rodrigo Nestor nas costas de João Victor e cabeceou forte. Cássio voou de novo para espalmar e salvar o Timão.
Aos 30, Reinaldo cobrou escanteio, a bola foi afastada e o próprio lateral ficou com a sobra. Ele cruzou de novo, e viu Gil, deitado na pequena área, dar um leve toque e enganar Arboleda, que chegou cabeceando por cima do gol.
Aos 35, quando o Timão tentava equilibrar o jogo, que até então era dominado pelo adversário, Willian carregou pelo meio e sofreu falta no meio-campo. O Corinthians passou a ficar mais com a posse.
Com 38 minutos, Renato Augusto recebeu belo lançamento pelo lado esquerdo do ataque e cruzou para Jô, que estava próximo à marca do pênalti. O centroavante conseguiu empurrar para dentro e incendiar a Neo Química Arena, mas o árbitro de vídeo anulou o gol por impedimento do camisa 8.
Dois minutos depois, Gustavo Mantuan foi pressionado próximo à linha de fundo por Reinaldo, tentou chutar em cima do lateral-esquerdo, mas a bola acabou batendo nele antes de sair. O São Paulo bateu escanteio, mas a zaga corinthiana afastou.
Tentando pressionar o adversário e abrir o placar, o Corinthians cresceu levemente de produção nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 43, Fábio Santos, na esquerda, tocou rápido para Du Queiroz no meio, que girou e inverteu para Maycon na direita. O camisa 5 cruzou na área, mas a bola foi afastada.
O árbitro Wilton Pereira Sampaio acrescentou quatro minutos nesta primeira etapa. Deu tempo de Mantuan se desentender com Reinaldo na linha lateral direita aos 46. A confusão continuou logo em seguida, quando Calleri caiu na área de Cássio depois de um lance com Raul Gustavo. Com isso, João Victor e Diego Costa começaram a bater boca. Por isso, Du Queiroz, João Victor e Diego Costa sofreram cartões amarelos.
Primeiro gol do São Paulo: com 50 minutos, Reinaldo cobrou falta pela esquerda e alçou bola na área do Corinthians. Jô cortou parcialmente, Diego Costa ficou com a sobra e ajeitou para Alisson, que infiltrava pelo lado esquerdo do ataque. O meia cruzou para o meio da área e viu Calleri ajeitar e bater cruzado para abrir o placar em Itaquera.
Logo após o gol, o São Paulo conseguiu escanteio. Na cobrança, após bate-rebate, Cássio fez três defesas seguidas: na primeira, o goleiro dividiu na pequena área. Na sequência, a bola sobrou na entrada da área para Rodrigo Nestor, que chutou forte e viu o camisa 12 espalmar e dar rebote. A sobra foi aproveitada por Calleri, que girou e finalizou, mas o arqueiro, rente à trave, evitou o segundo gol tricolor. Wilton Pereira Sampaio encerrou o primeiro tempo após este lance.
Estatísticas do Corinthians no primeiro tempo (SofaScore): 51% de posse de bola, três finalizações (duas no gol, uma para fora) dois escanteios, dois impedimentos, cinco faltas cometidas, seis faltas sofridas, dois cartões amarelos (João Victor e Du Queiroz), cinco defesas de Cássio, 219 passes (79% certos), 46% de êxito nas bolas longas, 0% de sucesso nos cruzamentos (cinco tentativas), 60% de acerto nos dribles, 70 perdas de posse de bola, 28 disputas de bola vencidas, 13 disputas aéreas vencidas, sete desarmes, quatro interceptações e 14 cortes.
Segundo tempo
Para o segundo tempo, o técnico português Vítor Pereira colocou Adson na vaga de Gil no Corinthians. Já o treinador tricolor, Rogério Ceni, tirou Luciano, Igor Vinícius e Reinaldo para colocar Éder, Rafinha e Patrick. Com as alterações, as duas equipes desmontaram as formações com três zagueiros e passaram a atuar com linha de quatro defensores.
Com um minuto, Maycon fez falta em Patrick no meio-campo. Logo depois, foi a vez de Alisson ser parado com infração de Du Queiroz. O Timão teve ótimo lance aos quatro minutos. Maycon recebeu dentro da área e deu excelente drible em Diego Costa. O camisa 8 levou para a linha de fundo e ficou em grandes condições de cruzamento. No passe para o meio da área, a defesa tricolor interceptou e quase mandou contra o gol de Jandrei.
Aos cinco minutos, Cássio deu chutão para frente e Jô tentou dominar no pivô, mas foi puxado e sofreu falta. O Corinthians ficava mais com a bola e buscava encontrar espaços na defesa do São Paulo.
A equipe de Vítor Pereira armou um bom ataque aos oito minutos. Após cruzamento pela esquerda, Jô subiu para cabecear, mas não encontrou. Na sobra, Mantuan ficou sozinho para chegar batendo na entrada da área, porém acabou furando o chute.
Apesar de manter a posse de bola, o Corinthians não conseguia criar lances de perigo. Aos 13 minutos, Willian venceu disputa com Alisson no campo defensivo e iniciou uma arrancada em contra-ataque, mas foi segurado e sofreu falta. Nesta parada, o São Paulo colocou Gabriel Neves na vaga de Rodrigo Nestor.
O Timão conseguiu armar um contra-ataque com 15 minutos. Jô recebeu em projeção pela esquerda da área e cruzou para trás, mas ninguém chegou na finalização. Dois minutos depois, Eder recebeu sozinho dentro da área corinthiana, driblou Cássio e empurrou para o gol. O atacante, porém, estava impedido e o gol foi anulado.
No minuto seguinte, Jô recebeu passe em profundidade, mas a bola foi muito forte e ficou com Jandrei. Logo em seguida, em um lance confuso na agora tricolor, o goleiro adversário ficou no meio do caminho e deixou o centroavante do Timão finalizar. A bola foi desviada e saiu em escanteio.
No lance seguinte, Mantuan cruzou, Diego Costa desviou para trás e Jandrei deu um leve toque para mandar para novo tiro de canto. Após a defesa, o arqueiro do time do Morumbi ficou caído, mas logo levantou. Vendo o bom momento da equipe no jogo, a Fiel Torcida começou a incendiar ainda mais a Neo Química Arena, empurrando o Corinthians para frente.
O São Paulo começou a recuar demasiadamente após o Timão subir o importo na metade do segundo tempo. Mesmo assim, os donos da casa ainda não conseguiam criar lances de perigo. Aos 26 minutos, a torcida passou a pedir para o atacante Róger Guedes entrar em campo. Apesar das solicitações da Fiel, Vitor Pereira chamou Lucas Piton e Júnior Moraes no banco de reservas.
Com 29 minutos no relógio, o Corinthians armou contra-ataque com Adson, que foi parado com falta no meio-campo. Logo após a infração, Vítor Pereira colocou Giuliano, Lucas Piton e Júnior Moraes nas vagas de Willian, Fábio Santos e Maycon. Sangue novo no Timão em busca do empate!
O jogo passou a ficar mais travado, sem tantas grandes oportunidades. Cássio fez reposição de bola aos 33 e abola chegou em Jô no pivô, que sofreu falta na intermediária. Renato Augusto alçou bola na área, mas a zaga tricolor afastou.
Primeiro gol do Corinthians: aos 35 minutos, Júnior Moraes achou excelente passe em profundidade para Lucas Piton. O lateral-esquerdo chegou até a linha de fundo e cruzou para Adson, que cabeceou sem chances para Jandrei, empatando o Majestoso em Itaquera.
Logo após igualar o marcador, o Corinthians sentiu o melhor momento e seguiu pressionando. Aos 39, Giuliano cabeceou na entrada da área para defesa sem sustos de Jandrei. Um minuto depois, Renato Augusto ajeitou na intermediária e finalizou de canhota, de muito longe. A bola tirou tinta da trave tricolor.
Com 42 minutos, Adson recebeu pelo meio, carregou e tocou para Du Queiroz antes da meia-lua. O volante dominou e bateu, mas pegou mal e não levou perigo para Jandrei. Logo em seguida, Rogério Ceni colocou Rigoni na vaga de Alisson.
Aos 44, o Timão recuperou bola no campo de defesa e Renato Augusto ia projetando um passe no ataque, mas sofreu falta e ficou caído. O camisa 8, porém, logo levantou. O árbitro Wilton Pereira Sampaio optou por dar mais seis minutos neste segundo tempo. Já nos acréscimos, Adson recebeu próximo à meia-lua e tentou finalizar, mas chutou por cima do gol.
Aos 47 minutos, João Victor fez o movimento de proteção na saída de bola e quase se complicou. Cássio chegou afastando. No lance seguinte, Léo cruzou pela linha de fundo e deixou Igor Gomes em condições de finalizar. Ele cabeceou embaixo para outra boa defesa do camisa 12 do Timão. Após a intervenção, o goleiro ficou caído no gramado sentindo dores no ombro, e precisou receber atendimento.
Por conta deste lance, o ídolo alvinegro acabou sendo substituído. Ele deixou o campo muito aplaudido para dar lugar a Matheus Donelli. O Corinthians ainda tentou pressionar e virar o placar, mas ficou com um ponto na conta.
Estatísticas do Corinthians no segundo tempo (SofaScore): 59% de posse de bola, dez finalizações (três no gol, sete para fora), seis escanteios, uma grande chance (uma perdida), uma defesa de Cássio, 296 passes (83% certos), 45% de êxito nas bolas longas, 27% de sucesso nos cruzamentos, 67% de acerto nos dribles, 82 perdas de posse de bola, 30 disputas de bola vencidas, seis disputas aéreas vencidas, 12 desarmes, cinco interceptações e dois cortes.
Estatísticas do Corinthians durante os 90 minutos + acréscimos (SofaScore): 55% de posse de bola, 13 finalizações (cinco no gol, oito para fora), oito escanteios, dois impedimentos, 11 faltas cometidas, 12 faltas sofridas, dois cartões amarelos (Du Queiroz e João Victor), uma grande chance (uma perdida), seis defesas de Cássio, 515 passes (81% certos), 45% de êxito nas bolas longas, 20% de sucesso nos cruzamentos, 64% de acerto nos dribles, 152 perdas de posse de bola, 58 disputas de bola vencidas, 19 desarmes, nove interceptações e 16 cortes.
E agora?
Com o empate, o Corinthians manteve a liderança do Brasileirão, agora com 14 pontos em sete jogos, além de seguir sem perder para o São Paulo na Neo Química Arena. Agora, o Timão voltará a campo na próxima quinta-feira, às 21h, contra o Always Ready, também em Itaquera, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.
Veja mais:
Corinthians pode perder dupla de meio-campistas para jogo contra o América-MG
Cássio ultrapassa Ronaldo Giovanelli em número de clássicos pelo Corinthians
Saiba o que Bruno Méndez precisa fazer para poder atuar pelo Corinthians após empréstimo
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Vitor Pereira e muito burro não escala time porque não colocou Rafael Ramos Roger