Jovens chegam ao time principal, se destacam e empolgam o departamento da base
Fotos: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Com um elenco limitado e várias ausências por lesão ou suspensão, o técnico interino Dyego Coelho recebeu uma tarefa muito complicada ao assumir o comando da equipe após a demissão de Tiago Nunes. Uma semana depois, parece claro que o caminho está de onde Coelho saiu: a base.
Nos últimos dias, o Corinthians chegou à marca de 14 jogadores promovidos para o time principal, pouco mais de uma equipe titular completa. O processo já estava em andamento antes de Coelho assumir o comando da equipe, com jogadores como Léo Santos, Lucas Piton e Gabriel Pereira chegando para treinar com os profissionais e, em alguns casos, entrar nas partidas ou até começar no time titular.
Depois de sua reestreia na equipe principal, perdendo por 2 x 1 para o Fluminense no Rio, Coelho dobrou a aposta na base, promovendo mais quatro atletas – Lucas Pires, Igor Formiga, Gustavo Mantuan e Cauê – e escalando dois jovens volantes como titulares contra o Bahia, Roni e Xavier.
A aposta nos volantes deu muito certo: o Corinthians venceu o Bahia por 3 x 2, com Roni jogando bem e marcando um dos gols da vitória e Xavier mostrando personalidade dentro e até fora de campo, fazendo um grande discurso aos colegas depois da partida.
Dos 14 jogadores, seis vieram ao clube a partir de 2018: naquele ano, chegaram Igor Formiga e Gabriel Pereira; em 2019, vieram Raul Gustavo, Xavier, Ruan Oliveira e Cauê.
Fernando Yamada, ex-goleiro do Corinthians e atual gerente da base, conta que o clube aumentou a média de atletas promovidos da base nos últimos anos e fez comparações com a sua geração, do final dos anos 90:
“Acho que a última vez que isso aconteceu foi na minha geração, comigo, Kleber, Índio, Edu, Ewerton e outros atletas”, diz o gerente, que está muito confiante na formação de talentos na base corinthiana.
“Nossa grande euforia neste momento passa pela construção de dois alicerces principais no departamento: o processo metodológico, onde potencializamos e damos todo o suporte necessário para o jogador que já estava no clube, melhorando ele pouco a pouco, durante toda a trajetória dele nas categorias. O segundo alicerce foi o departamento de Scout que criamos lá em 2017, onde fizemos um estudo profundo para criar o jogador ideal para o Corinthians”, explicou Yamada, que é auxiliado pelo diretor Carlos Nujud e pelo diretor-adjunto Carlos Roberto Auricchio no departamento da base do clube.
Confira os 14 da base que chegam ao time principal do Timão:
Goleiros: Matheus Donelli e Guilherme
Zagueiros: Léo Santos (afastado por lesão), Raul Gustavo e Ronald
Laterais: Lucas Pires, Lucas Piton e Igor Fomiga
Meio-campistas: Xavier, Roni, Gabriel Pereira, Ruan Oliveira (afastado por lesão) e Gustavo Mantuan
Atacante: Cauê
Por Eduardo Quintino/Redação da Central do Timão