Em celebração à conquista daquele que é considerado o maior Campeonato Paulista da história do futebol, o Corinthians planeja uma série de homenagens aos familiares do elenco, comissão e diretoria vencedora do IV Centenário. O torneio completa 70 anos nesta temporada de 2024.
Em 1954, o Paulistão foi organizado em comemoração aos 400 anos da cidade de São Paulo. Como era comum naquela época, a final ocorreu somente em 1955. No entanto, o Corinthians optou por realizar a celebração em 6 de fevereiro, data da conquista, no ano que marca o septuagésimo aniversário do início da competição.
As homenagens serão realizadas no Memorial Corinthians, espaço dedicado à história e conquistas do Timão, situado no Parque São Jorge, sede social do clube. O horário estabelecido pela instituição é às 19h10 (de Brasília) e a entrada será gratuita para todos os interessados.
O título, considerado histórico, foi conquistado após o empate por 1 x 1 no clássico contra o Palmeiras. Com a vantagem de jogar pela igualdade devido à melhor campanha na competição, o Timão sagrou-se campeão, uma vitória que ficará marcada por décadas.
A equipe que entrou em campo naquele jogo era formada por Gilmar; Homero, Alan, Idário e Goiano; Roberto, Cláudio, Luizinho; Baltazar, Rafael e Simão, que eram comandados pelo lendário treinador Oswaldo Brandão.
O IV Centenário consagrou a memorável geração do Corinthians, que conquistou seis títulos nos cinco primeiros anos da década de 1950. Após esse torneio, entretanto, o clube enfrentou um período de quase 23 anos sem conquistar o Campeonato Paulista, retomando o troféu ao Parque São Jorge somente em 1977.
Veja mais:
Vitor Meer revela ‘confiança enorme’ do Corinthians e elogia Fiel na final da Copinha
Kayke revela estratégia em gol do título e comenta expectativa de subir ao profissional
Corinthians detalha venda de ingressos para Majestoso pelo Campeonato Paulista
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados