Uma semana após a demissão de António Oliveira, oficializada no dia 2 de julho, o Corinthians acertou a contratação de um novo treinador. Na tarde desta quarta-feira, 10, o clube anunciou a chegada do técnico argentino Ramón Díaz, de 64 anos. O contrato assinado é válido até dezembro de 2025.
“Nesta quarta-feira (10), o Corinthians acertou a contratação do técnico argentino Ramón Díaz para o comando da equipe principal masculina de futebol. Seu contrato é válido até 31 de dezembro de 2025. Os auxiliares Emiliano Díaz e Juan Romanazzi, o preparador físico Diego Pereira e o analista de desempenho Damian Paz também chegam para compor a comissão técnica do clube”, escreveu o clube.
Ramón Díaz terá sua segunda experiência no futebol brasileiro. O treinador argentino assumiu o Vasco na metade da última temporada, em situação bem parecida com a vivida pelo Corinthians neste ano. Na época, o clube carioca se encontrava na 19ª colocação do Brasileirão, à beira do rebaixamento.
Em 2023, Ramón Díaz obteve sucesso na missão de salvar o Vasco do rebaixamento. O Cruzmaltino encerrou o Brasileirão na 15ª colocação, com 45 pontos. O argentino, porém, deixou o clube em abril de 2024, após uma goleada sofrida para o Criciúma. Ele esteve à frente da equipe em 41 jogos, com com 17 vitórias, 11 empates e 13 derrotas.
Agora, Ramón Díaz chega ao Corinthians para comandar uma recuperação no campeonato. O elenco alvinegro obteve apenas duas vitórias em 15 jogos na competição, uma sob o comando de António Oliveira e outra com o interino Raphael Laruccia. O Timão está na 17ª posição, com 12 pontos conquistados. A situação do português tornou-se insustentável após a derrota para o Palmeiras, em 1º de julho.
O novo treinador do Timão, inclusive, estará presente na tribuna do estádio São Januário, onde o Alvinegro Paulista enfrentará o Vasco nesta quarta-feira. O argentino irá comandar a equipe no jogo seguinte do Campeonato Brasileiro, diante do Criciúma, no dia 16, na Neo Química Arena.
Quem é Ramón Díaz?
Ramón Ángel Díaz nasceu em La Rioja, na Argentina, em 29 de agosto de 1959. Ex-atacante, se formou nas categorias de base do River Plate nos anos 1970 e se tornou ídolo por lá. Depois de conquistar campeonatos nacionais em seu país, somou passagens por vários clubes da Itália, como Napoli, Avellino, Fiorentina e Internazionale. Também passou pelo Mônaco, da França, antes de retornar ao River Plate no início dos anos 1990. Encerrou a carreira no Japão, pelo Yokohama Marinos.
Já como treinador, teve a primeira experiência justamente à frente do River Plate, entre 1995 e 2002. No período, ergueu a taça da Libertadores de 1996 e diversos títulos nacionais. Ramón também dirigiu outros tradicionais clubes argentinos, como San Lorenzo e Independiente.
O treinador ainda soma passagens de destaque pelo mundo árabe, onde treinou Al-Hilal e Al-Ittihad, dois dos três maiores clubes da Arábia Saudita, e Al-Nasr, dos Emirados Árabes Unidos. Em solo saudita, conquistou títulos como a liga nacional em duas oportunidades, além de duas edições da copa e uma Supercopa.
Em 2020, Ramón chegou a ser anunciado como técnico do Botafogo. Entretanto, o argentino não comandou o clube oficialmente e foi demitido antes da estreia.
O técnico também acumula experiência no futebol de seleções, sendo treinador do Paraguai entre os anos de 2014 e 2016. No período, disputou duas edições da Copa América, em 2015 e em 2016.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Um treinador experiente e vitorioso, foi uma boa contratação do Corinthians, Ramón Diaz tem tudo para acertar de vez o time que tem condições de voltar a ser Timão, Deus abençoe o novo técnico e que a equipe tenha aquela garra argentina e talento para jogar que sempre marcou no futebol Ramón Diaz, no Vasco não foi feliz, será agora.