- Por Jailson Menezes / Redação da Central do Timão
Nesta terça-feira, 26, o Conselho de Orientação do Corinthians (Cori) divulgou um comunicado justificando sua decisão unânime de recomendar o afastamento do presidente Augusto Melo por gestão temerária. A medida foi tomada após a reprovação das contas do primeiro semestre da gestão, durante reunião realizada na noite da última segunda-feira.
Segundo a decisão, o pedido de afastamento imediato foi motivado por quatro irregularidades atribuídas à gestão: celebração de contratos sem licitação, ausência de documentação, falta de apresentação dos balancetes aos conselheiros e ausência de auditoria nos balancetes.
O Cori fundamentou sua deliberação no Estatuto do Corinthians e na Lei Geral do Esporte. A decisão foi unânime, com 13 votos a favor e uma única abstenção, justificada pela participação de um dos conselheiros convocados na Comissão de Ética.
A recomendação do Conselho de Orientação ocorre três dias antes da votação do impeachment de Augusto Melo no Conselho Deliberativo (CD), marcada para esta quinta-feira, 28, mas não está relacionada ao pedido de destituição em pauta. Os conselheiros não precisam seguir a decisão do Cori, sendo livres para votar a favor ou contra o dirigente alvinegro. No entanto, ela pode gerar um novo pedido de afastamento caso a gestão não apresente os documentos exigidos pelos órgãos fiscalizadores do clube.
A decisão do Conselho de Orientação foi encaminhada ao presidente do CD Romeu Tuma Júnior, que deverá submetê-la à Comissão de Ética e Disciplina para investigação. Conforme previsto no estatuto corinthiano, o presidente do clube e os demais responsáveis terão a oportunidade de apresentar sua defesa ao órgão, sendo a decisão final de responsabilidade do plenário do Conselho Deliberativo.
Confira na íntegra o comunicado do Conselho de Orientação do Corinthians:
Veja mais:
Destaque do Corinthians, Garro atinge melhor temporada de estreia de um meia pelo clube neste século
De Miami para Itaquera: torcedor americano planeja viver perto do Corinthians
Apoio da comissão e recepção da torcida: Talles Magno conta sobre sua realidade no Corinthians