- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Em 26 de julho de 1953, o Corinthians conquistava seu primeiro título internacional, ao se sagrar campeão do Torneio Internacional de Caracas, a ‘Pequena Taça do Mundo’, ou Copa Presidente Marco Pérez Gimenez. O Timão venceu os dois jogos contra o Barcelona no estádio Olímpico de Caracas, na Venezuela, o primeiro por 3×2 e o segundo por 1×0.
Os jogos foram disputados na capital venezuelana, e contou com quatro equipes: o Barcelona, que era o então campeão espanhol, um combinado local, a Roma, que entrou no lugar do Milan, e o Corinthians, campeão Paulista e do Rio-São Paulo. O Timão substituiu o Vasco, que não aceitou o convite para disputar a competição.
Pelo regulamento, as quatro equipes se enfrentaram em turno e returno, com jogos entre julho e agosto de 1953. O Corinthians venceu todas as suas partidas, somando, assim, mais pontos e se sagrando campeão.
Comandado pelo técnico Rato, o Corinthians entrou em campo para a partida decisiva, com Cabeção; Idário, Homero, Olavo e Goiano; Roberto, Cláudio, Vermelho e Luizinho; Carbone e Mário. O gol da vitória foi marcado por Goiano, aos 17 minutos do segundo tempo.
Após brilhante campanha na competição, o Corinthians foi campeão com duas rodadas de antecedência. Além disso, o Alvinegro também teve um dos artilheiros do certame: Luizinho, que fez cinco gols, empatado com Kubala, do Barcelona.
O Timão retornou para São Paulo em 4 de agosto e a Fiel torcida proporcionou um episódio inédito na cidade. Mais de cem mil pessoas foram às ruas comemorar a conquista desde o aeroporto até o Anhangabaú. ]
O jornal “Folha da Manhã’ descreveu a invasão da Fiel Torcida ao Aeroporto de Congonhas para esperar a equipe:
“Aguardados para as 18h30, os craques do Alvinegro somente puderam desembarcar às 21 horas, em virtude da invasão das dependências do aeroporto por populares. Depois de desimpedidos da alfândega, puderam seguir em cortejo até o Vale do Anhangabaú, onde as festividades atingiram o máximo. A Taça Presidente Gimenez foi colocada em lugar de destaque, em cima de um caminhão, e exposta ao público. Este não se cansou de ovacionar os craques, premiando assim, seus esforços.”
A matéria ainda diz que “ladeando a taça, apareciam vários outros troféus conquistados na Venezuela”.
Fato curioso é que o Alvinegro foi campeão invicto da competição, assim como foi nas conquistas do Mundial De Clubes FIFA 2000 e 2012, Libertadores 2012 e Recopa Sul-Americana 2013.