- Por Maria Beatriz de Teves / Redação da Central do Timão
Na noite do próximo sábado (28), às 21h (Brasília), Grêmio e Corinthians se enfrentam em Porto Alegre, em duelo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em clima de jogo, relembre quem dos elencos atuais chegaram a atuar pelas duas equipes.
Corinthians
No elenco do Corinthians há quatro atletas com passagem na equipe do Grêmio. São eles: o goleiro Cássio, o lateral-esquerdo Fábio Santos e os meio-campistas Giuliano e Luan.
Um dos maiores ídolos da história do Timão, o Gigante Cássio foi revelado pela equipe gaúcha. Em 2005, após um período na base, foi alçado aos profissionais do Grêmio. Estreou pelo clube, de fato, em 2006. Em um jogo contra o Fluminense, destacou-se após dar uma assistência a partir da sua própria área.
No dia 02 de fevereiro de 2012, Cássio foi apresentado no Corinthians. Sem muito alarde, o goleiro chegava como terceira opção do time, atrás do titular Júlio César e do reserva imediato, Danilo Fernandes. O atleta, no entanto, se destacou, foi protagonista em títulos e se tornou um dos principais ídolos do Mosqueteiro.
Titular absoluto do Corinthians sob o comando de Sylvinho, o lateral-esquerdo Fábio Santos atuou na equipe gremista entre 2009 e 2011. Neste período, o atleta oscilou em boas e más atuações, mas sagrou-se campeão do Campeonato Gaúcho e da Taça Fronteira da Paz, ambos em 2010.
Em 2011, Fábio se transferiu ao Parque São Jorge, onde iniciou uma trajetória vitoriosa. Foram duas passagens pelo clube, 261 jogos, até então, 20 gols e seis títulos, incluindo Libertadores e Mundial de Clubes.
Revelado pelo Paraná, o meio-campista Giuliano, recém-contratado pelo Timão, atuou nas categorias de base do Tricolor entre 2002 e 2006. No ano seguinte, com 17 anos, estreou profissionalmente pelo clube e logo foi eleito o jogador revelação da Copa Libertadores da América daquele ano, ajudando sua equipe a chegar às oitavas de final.
Agora, o jogador voltou ao Brasil, mas desta vez para defender as cores do Timão. Até então, o profissional disputou três jogos, onde foi titular em todas as ocasiões, e concedeu uma assistência, justamente para o gol de Renato Augusto.
Assim como Cássio, o meia-atacante Luan também foi revelado pelo Grêmio. No clube gaúcho, tornou-se ídolo da torcida tricolor ao ser o principal jogador da conquista do tricampeonato da Libertadores da América de 2017. Na ocasião, foi considerado, inclusive, o ”Rei da América”.
Em 2020, o atleta chegou ao Timão, seu time de coração, muito festejado e teve sua camisa 7 entregue pelo ídolo Marcelinho Carioca. Desde sua chegada, Luan disputou 67 jogos com a camisa alvinegro e marcou 11 gols.
Grêmio
No time do Grêmio, por outro lado, apenas o atacante Léo Pereira acumula passagem pelo Corinthians.
Formado pelo Ituano, o jovem jogador chegou a jogar nas categorias de base do Corinthians, onde apresentou boas atuações. O Timão, no entanto, não conseguiu fazer o investimento de R$ 400 mil para ficar com o atacante.
Em seguida, Léo Pereira foi repassado ao Grêmio. Até então, o atacante acumula 31 jogos, cinco gols e duas assistências pelo profissional do time de Porto Alegre. Atualmente, o jogador faz parte dos suplentes da equipe comandada por Felipão.
Veja mais:
Em seu Instagram, Roger Guedes diz que o Corinthians é um de seus “maiores sonhos”
Saiba onde assistir ao confronto entre Grêmio e Corinthians
Dupla ex-Corinthians é convocada por Tite para a Seleção Brasileira