- Por Maria Beatriz de Teves / Redação da Central do Timão
Cancelada por conta da pandemia do novo coronavírus, a edição da Copinha 2021 teria sua final realizada na manhã desta segunda (25), quando a cidade de São Paulo completa 467 anos. Aproveitando a data, cabe relembrarmos os destaques do Corinthians nos últimos cinco títulos conquistados pelo Clube.
2017 (Décimo título)
Em 2017, a base alvinegra conquistou o décimo título da Copinha. Com um punhado de destaques durante a competição, a equipe voltou a apresentar bons desempenhos e se manter no topo. Neste ano, a equipe tinha em seu elenco o zagueiro Vinícius Del’Amore, os laterais Gabriel Romão e Mantuan, o meio-campistas Fabrício Oya e Pedrinho, e o atacante Carlinhos.
1 – Carlinhos
O atacante Carlinhos, na época com 19 anos, foi o grande destaque do Corinthians e artilheiro da edição de 2017, com 11 gols.
O atleta teve poucas chances no profissional do Corinthians e acabou sendo emprestado para times como Marcilio Dias e Atibaia. Jovem esperava uma nova chance no Clube, mas não teve seu contrato renovado, e atualmente segue sem time.
2 – Pedrinho
O meia-atacante bastante conhecido pela Fiel torcida, foi outra peça fundamental da equipe que levantou a décima taça da Copinha. O jogador recebeu o prêmio de melhor atleta da competição de 2017. Foram cinco gols e seis assistências, muitos deles em momentos de dificuldade do Corinthians, como, por exemplo, contra o Flamengo, nas quartas de final.
Promovido ao time profissional logo depois do término da Copinha, Pedrinho disputou 141 jogos, 12 gols e quatro títulos, sendo eles: Paulistão (17/18/19) e Brasileirão (17). Hoje, o atleta pertence ao Benfica, de Portugal.
2015 (Nono título)
Em 2015, a equipe conquistou o nono título da Copinha. Neste ano, o Corinthians foi um verdadeiro fenômeno. Nele, a equipe contava com muitos nomes conhecidos pela Fiel torcida, e que receberam chances no profissional. Dentre eles, o goleiro Caíque França, o zagueiro Pedro Henrique, os laterais Léo Príncipe e Guilherme Arana, os volante Marciel e Maycon, o meia Matheus Cassini e o atacante Gabriel Vasconcelos.
1 – Marciel
Considerado o melhor jogador da edição de 2015, Marciel, na época com 20 anos, foi fundamental para o Corinthians em vários momentos. O volante mostrou bastante qualidade nos passes verticais e chutes de fora da área.
Em fevereiro de 2015, após a competição, o jogador foi promovido pelo treinador Tite. Atuou em 21 jogos e marcou um gol pelo Corinthians, mas sem espaço no elenco, foi emprestado para Cruzeiro, Oeste, Ponte Preta e Vitória. O atleta que estava no Juventude até o fim de seu vínculo com o Timão, no final de dezembro, segue sem clube.
2 – Matheus Cassini
Uma das joias da época e um dos destaques do Timãozinho na competição, o meia-atacante Matheus Cassini deixou o Clube antes mesmo de estrear pela equipe profissional. Quando tinha acabado de ser promovido, foi vendido ao Palermo, da Itália. De lá, foi emprestado para o Zapresic, da Croácia, e para o Siracusa, da Itália. Hoje, o jogador atua pelo Fluminense.
2012 (Oitavo título)
Neste ano, o time tinha muitas semelhanças com a equipe profissional comanda por Tite. Tinha como arma principal o conceito posicional acreditando que a marcação deve ser por zona, seguindo a posição da bola. Os jogadores se adaptavam de acordo com o posicionamento, pressionando o adversário. Neste ano, o Timão contou com nomes conhecidos, como o goleiro Matheus Vidotto, os zagueiros Marquinhos e Antônio Carlos, e os meias Matheuzinho e Giovanni.
1 – Marquinhos
O zagueiro destaque da Seleção Brasileira e do Paris Saint Germain, já havia integrado o elenco profissional do Corinthians no Campeonato Brasileiro de 2011 e na Conmebol Libertadores de 2012, mas foi preterido novamente ao Sub-20, em 2015, para disputar a Copinha.
Sendo destaque da competição, Marquinhos foi negociado com a Roma e posteriormente foi contratado pelo PSG, onde atua hoje. Pelo Timão, o atleta disputou 44 jogos, marcou um gol e venceu dois títulos – Brasileiro (11) e Libertadores (12).
2 – Matheuzinho
Considerado grande promessa da base alvinegra, o meia-atacante Matheuzinho foi emprestado ao Bragantino logo após o término da Copinha. Em 2013, chegou a treinar por um tempo com os profissionais do Corinthians, mas não teve grandes chances.
Além do Corinthians, o profissional o profissional acumula passagens pelo Audax, Estoril Praia, Juárez e Atlético-GO. Hoje, Matheuzinho pertence ao Juventude.
2009 (Sétimo título)
Em 2009, a conquista teve uma verdadeira definição: raça. No ano, o Corinthians tinha em seu elenco nomes como o lateral-esquerdo Bruno Bertucci, o volante Lucas Sasha, o meia Boquita e os atacantes Fernando Henrique e Marcelinho.
1 – Marcelinho
Na edição de 2009, o atacante Marcelinho foi o grande destaque da equipe na Copa São Paulo de Futebol Junior, sendo o artilheiro da competição, com nove gols. A boa campanha na competição fez, inclusive, o jovem ser promovido ao time principal.
Sempre no banco, o jogador não chegou a se firmar com a camisa alvinegra. Nos anos seguintes, foi cedido ao Monte Azul, e posteriormente a Ponte Preta e Mirassol. Na sequência, não teve seu contrato renovado, e acabou deixando o Clube do Parque São Jorge. Ao todo disputou 13 partidas e não fez nenhum gol. Atualmente, o atacante atua no Taubaté.
2 – Boquita
Outro destaque da Copinha de 2009, Rafael, mais conhecido como ‘Boquita’, foi integrado ao time profissional de Mano Menezes, após o título. Por lá, o meio-campista fez 60 jogos, três gols e sagrou-se campeão de dois títulos – Paulista e Copa do Brasil, ambos em 2009.
Com 30 anos, o atleta se encontra sem clube. O último que atuou foi pelo Taubaté, até outubro de 2020.
2005 (Sexto título)
Em 2005, o Corinthians conquistou seu sexto título da Copinha. Naquele ano, muitos atletas da base foram aproveitados na equipe principal. O elenco contava com jogadores conhecidos pela Fiel torcida, como: o goleiro Júlio César, o zagueiro Fábio Ferreira, o lateral-esquerdo Ronny, os volantes Bruno Octávio e Carlão, os meio-campistas Élton e Dinélson, e os atacantes Wilson, Abuda e Bobô.
1 – Bobô
Artilheiro do Corinthians com sete gols, o atacante Bobô foi destaque na edição de 2005. O jogador foi responsável pelo gol de virada contra o Nacional, que culminou no sexto título da competição.
Bobô defendeu a equipe profissional do Corinthians entre 2003 e 2005. Neste período, entrou em campo em 62 jogos, mas fez apenas cinco gols. Com o Alvinegro, foi campeão Brasileiro, em 2005. Mais tarde, foi negociado com o Besiktas, da Turquia. Atualmente, o jogador de 36 anos atua pelo Oeste.
2 – Elton
O baixinho habilidoso, Elton, virou xodó da Fiel torcida nesta edição da Copinha. Entre 2004 e 2007, o meio-campista recebeu chances na equipe profissional, onde acabou conquistando o Brasileiro de 2005.
Em 2007, o atleta foi cedido ao São Caetano e depois negociado com o Steaua Bucarest, da Romênia. O meia fez sua carreira entre Arábia Saudita e Emirados Árabe, com passagem por seis equipes na região, com grande destaque pelo Al Nassr e Al-Fateh. No Brasil, além do Corinthians, também atuou pelo Fortaleza, Sport e CRB. Em seguida, defendeu as cores do Al-Wehda, da Arábia Saudita. Atualmente, com 34 anos, o atleta pertence ao Al Hamriyah, dos Emirados Árabes.
Matéria relacionada:
+ Há 52 anos, o Corinthians conquistava sua primeira Copinha – “La Décima” completa quatro anos