Como chega e quem é o Argentinos Juniors, adversário do Corinthians na Libertadores?

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

Corinthians e Argentinos Juniors, da Argentina, se reencontram após 43 anos nesta quarta-feira, 19, às 21h30 (horário de Brasília), pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, na Neo Química Arena. Mas quem é e como chega o adversário alvinegro para o duelo que vale a liderança do Grupo E? A Central do Timão responde.

Quem é o Argentinos Juniors?

Fundado em 15 de agosto de 1904, o Argentinos Juniors é um clube tradicional na Argentina, embora não seja tão famoso quando River Plate e Boca Juniors, por exemplo, no Brasil. O clube sediado no bairro de La Paternal, em Buenos Aires, foi responsável pela formação de um dos maiores jogadores da história do futebol: Diego Maradona.

Argentinos Juniors estreou com vitória na Libertadores. Foto: Juan Mabromata/AFP via Getty Images.

O ídolo argentino atuou nas categorias de base do Argentinos Juniors de 1969 a 1976, quando estreou como profissional. Pelo time principal, foram 116 gols marcados em 166 jogos antes da transferência ao Boca Juniors, em 1981. Quatro anos após a saída de Maradona, em 1985, o clube disputou a Libertadores pela primeira vez e logo foi campeão, derrotando o América de Cali, da Colômbia, nos pênaltis.

Além de Maradona, a base do Argentinos Juniors foi responsável pela formação de Fausto Vera, volante adquirido pelo Corinthians para o segundo semestre do ano passado junto ao clube argentino. O jogador, aliás, deve ser titular no confronto desta quarta-feira. Ele atuou com a camisa do Bicho Colorado entre 2018 e 2022, com 75 jogos disputados e nove gols marcados.

O Argentinos Juniors marca presença na Libertadores pela quinta vez em sua história em 2023. Além do ano do título, em 1985, o clube esteve na principal competição do continente em 1986 (eliminado na semifinal), em 2011 (caiu na fase de grupos como lanterna do Grupo C) e em 2021 (desclassificado pelo River Plate nas oitavas de final).

Já no futebol local, o Argentinos Juniors acumula três títulos na elite: o Metropolitano de 1984, o Nacional de 1985 e o Clausura de 2010. O clube ainda conquistou quatro troféus da segunda divisão argentina, em 1940, 1955, 1997 e 2016/17.

E como o Argentinos Juniors chega para encarar o Corinthians?

Os comandados de Gabriel Milito vêm de boa campanha na atual edição da Liga Argentina, com 18 pontos em 12 rodadas. Embora esteja 12 pontos atrás do líder River Plate, o Argentinos Juniors ocupa a oitava colocação em um campeonato que conta com 28 clubes. O time conta com o atual vice-artilheiro da competição nacional, o centroavante paraguaio Gabriel Ávalos, com sete gols.

Nos últimos dez jogos, o Argentinos Juniors soma duas derrotas (Central Córdoba e Sarmiento), três empates (Arsenal de Sarandí, Lanús e Huracán) e cinco vitórias (Tigre, Deportivo Armenio, Godoy Cruz, Independiente del Valle e Unión Santa Fe). O último compromisso antes do duelo contra o Corinthians foi um empate sem gols com o Huracán.

Desses confrontos, apenas o jogo contra o Independiente del Valle, do Equador, foi válido pela Libertadores. O clube não disputou as fases preliminares da competição e estreou na fase de grupos com vitória por 1 x 0 sobre os equatorianos, no Estádio Diego Armando Maradona, no dia 4 de abril. O gol foi marcado por Javier Cabrera, no primeiro minuto do segundo tempo.

Veja mais:

Cruzeiro formaliza representação na CBF contra arbitragem de jogo contra o Corinthians

Volante titular do sub-17 assina primeiro contrato profissional com o Corinthians

Ex-Corinthians brilha, Del Valle vence Liverpool sem dificuldades e ‘embola’ Grupo E da Libertadores

Notícias do Corinthians

Rolar para cima